Connect with us

Alentejo

XVII Ciclo de Concertos “Música no Inverno”

A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em Dezembro, o XVII Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, no Convento dos Remédios , em Évora. O ciclo prossegue no dia 5 de dezembro, às 18h00  com um Concerto pelo Quinteto de Cordas constituído por: Susana Nogueira e Luís Rufo (violinos), Bruno Correia (viola d’arco), Samuel Santos (violoncelo) e Hugo Monteiro (contrabaixo).

Programa: Alexander Glazunov (1865-1936) – Tema e variações Op.97 ; Jean Sibelius (1865-1957)-Impromptu Op.5 nº5 ; Vasily Kalinnikov (1864-1901)-Serenata para cordas ¸Benjamin Britten (1913-1976)- Simple Symphony Op.4  Boisterous Bourreé, Playful Pizzicato, Sentimental Sarabande, Frolicsome Finale.

Luis Rufo – É Licenciado em Violino pela Escola Superior de Música de Lisboa com Gareguine Arouthounian. Estudou no Mestrado em Violino na Universidade de Évora, na Classe de Valentim Stefanov.  Frequentou Masterclasses com Ifrah Neaman, Stephen Bull, Massimo Mazzeo, Bertrand Bordeaux e Robert Houlihan. Tem colaborado com várias orquestras portuguesas, tendo trabalhado com os maestros Lawrence Foster, Michael Zlim, James Tuggle, Vasco de Azevedo, Miguel Ivo-Cruz, Nikolay Lalov, Horst Zell, Christhoper Bochmann, Miguel Graça Moura, Rodolf Barshai, Muhai Tang, entre tantos outros. Foi Concertino da Orquestra da EPMEV, em Portugal e Espanha, Moçambique e nos Pirinéus, e Alemanha. Participou na gravação do CD de obras de Christhoper Bochmann. Tem-se apresentado em recitais na formação de Violino e Piano, violino e Guitarra, e em agrupamentos de câmara em Portugal, Itália e Bulgária. Foi Júri do Prémio “José Augusto Alegria”.

Susana Nogueira – É licenciada em violino na Escola Superior de Música de Lisboa com Khatchatour Amirkhanian. Estudou no Mestrado em Violino na Universidade de Évora, na Classe de Valentim Stefanov. Frequentou  Masterclasses com Gerardo Ribeiro,  Lavard Skou-Larsen, Stephen Bull, Ifrah Neaman, Jaap Schroeder, Massimo Mazzeo, Christopher Bochmann,  Georges Hadjinikos, Jean-Sébastian Beraut, Robert Houlihan e Bertrand Bordeaux , e Direcção Orquestral com Roberto Peréz. Foi concertino da Orquestra Sinfónica Juvenil e estagiou na Orquestra Erasmus em França, e na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Apresenta-se regularmente em agrupamentos de câmara, particularmente quarteto e quinteto de cordas, desde 1994, e colabora com várias orquestras em vários países Gravou o suporte musical do evento diurno da Expo’98 “Peregrinação”. Na sua discografia consta a participação em várias gravações, como “O Fim – Ópera Intima”, de Carlos Marecos.

Bruno Correia- Concluiu a licenciatura em viola d’arco na Escola de Artes da Universidade de Évora onde estudou com Valentin Stefanov, Chao Bin e João Lucena e Vale.É mestre em ensino de música, área de especialização viola d’arco e música de conjunto. Frequentou masterclasses com Max Rabinovitsj, Paul Wakabayashi, Ryszard Woycicki, Chao Bin, Massimo Mazzeo e Paulo Gaio Lima. Tocou sob a direção de Ernst Schelle, Max Rabinovitjs, Roberto Perez, Carlos Riazuelo, Christopher Bochmann, Nuno Dario, Pedro Neves, José Eduardo Gomes, entre outros. Integrou diversas orquestras, onde trabalhou com intérpretes prestigiados tais como, Mischa Maisky, Boris Beresovsky, Bruno Pasquier, Atar Arad, Bruno Giuranna, Helen Callus e Roger Myers. Apresenta-se regularmente em agrupamentos de câmara.

Samuel Santos –Completou a licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco; em seguida, frequentou o Mestrado na Universidade de Évora com o violoncelista Paulo Gaio Lima.Foi distinguido com o Prémio Jovens Músicos 2003, em Música de Câmara, no Nível Superior. Frequentou masterclasses de aperfeiçoamento com Márcio Carneiro, Paulo Gaio Lima, Jian Wang, António Menezes, Xavier Gagnepain e Anner Bylsma, entre outros. Colaborou regularmente com diversas orquestras portuguesas. Integra algumas formações de câmara e participa regularmente em recitais de violoncelo e piano, em concertos por todo o País e no estrangeiro. No ano de 2018, com o apoio da DGARTES, gravou o CD “Canções sem palavras”, no qual interpreta música para violoncelo e piano do compositor Eurico Carrapatoso, juntamente com o pianista Eduardo Jordão. 

Hugo Monteiro – Concluiu a Licenciatura em Música – Ramo de Ensino, na Universidade de Évora, onde estudou com o professor Iouri Axenov. Frequentou Masterclasses com Rinat Imbraguimov e Rainer Zepperitz, entre outros.Frequentou Masterclasses com Rinat Imbraguimov e Rainer Zepperitz, entre outros. Ao longo dos anos teve a oportunidade de integrar várias orquestras, como por exemplo, International Orchestra of Luxembourg (1999 a 2001), ERASMUS String Orchestra (2004), entre outras, e apresentou-se também como reforço na Orquestra do Algarve e Orquestra Filarmonia das Beiras. Tocou sob a direção de vários Maestros. Acompanhou solistas como António Rosado, Alex Klein, Stefan Dohr, Nina Schumann, Bruno Pasquier, Reinhold Friedrich e Jacques Mauger.

O ciclo terminará no  dia 12 , pelas 18h00 , com Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo Maestro Emanuel Vieira.

 É obrigatória a reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.comÉ obrigatório o uso de máscara e apresentação do certificado digital de vacinação Covid-19.

Continue Reading

Alto Alentejo

Câmara de Portalegre assinala Dia Internacional da Juventude com entradas nas piscinas e museus

A 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude.

Para assinalar esta data a Câmara Municipal de Portalegre proporciona entradas livres nas piscinas municipais e espaços museológicos, para jovens até aos 29 anos de idade.

O tema definido pelas Nações Unidas para 2022 é «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades». Mais uma vez, a comemoração desta data pretende evidenciar o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resultado de recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.

Empenhada em auscultar os jovens, entender as suas necessidades, expectativas e tendências, apelando a uma maior participação cívica e tornando-os parceiros da política municipal, a Câmara Municipal de Portalegre está a reativar o Conselho Municipal de Juventude, que tem reunião marcada já para o dia 1 de setembro.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Município de Reguengos de Monsaraz disponibiliza transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz está a disponibilizar transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz nos sábados e domingos do mês de agosto. Com esta medida, a autarquia pretende possibilitar aos munícipes que não tenham meios de transporte poderem usufruir da praia de Monsaraz.

O circuito do autocarro inicia-se às 9h30 na estação rodoviária da cidade, terá uma paragem às 9h35 em São Pedro do Corval na Estrada Municipal 514 e chegada à praia pelas 10h. O percurso inverso tem início às 17h no estacionamento da praia fluvial de Monsaraz, paragem em São Pedro do Corval pelas 17h25 e chegada a Reguengos de Monsaraz às 17h30.

A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a Bandeira Azul. Em 2019 foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.

Assim, a praia de Monsaraz tem este ano hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2022, a Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Os veraneantes podem ainda usufruir de dois bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Câmara Municipal de Castro Verde organiza torneio Biosfera

A Câmara Municipal de Castro Verde organiza nos próximos dias 30 de agosto e 1 de setembro, o 2º Torneio Biosfera – Futebol de 11, que será disputado pelas equipas do concelho: Futebol Clube Castrense, Futebol Clube São Marcos, Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense e Grupo Desportivo e Cultural da Sete.

A competição decorre no Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde, e pretende reunir as quatro equipas de futebol de 11 do concelho, que este ano vão disputar os Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Beja.

Depois de sorteio realizado no dia 8 de agosto, ficou definido que no dia 30 as equipas do FC São Marcos e do GDC da Sete se defrontam pelas 20h00 no Campo Sintético do Estádio Municipal, seguindo-se a partida entre o FC Castrense e da SRD Entradense, a partir das 21h30, no mesmo local.

Já no dia 1, o jogo para apurar o 3º e 4º classificados acontece pelas 20h00 no Campo Sintético. A final do Torneio Biosfera está marcada para as 21h30 no Campo Relvado do Estádio Municipal.

Durante este torneio quadrangular serão ainda distinguidos o Melhor Marcador, Guarda-Redes Menos Batido e a Equipa Fair-Play.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Vidigueira : Semana Gastronómica do Gaspacho e da Tomatada

A Câmara Municipal de Vidigueira vai organizar a Semana Gastronómica do Gaspacho e da Tomatada, de 15 a 21 de agosto, em vários restaurantes locais.

Venha degustar saberes e sabores da tradição gastronómica do concelho Vidigueira.

Aconselha-se a reserva antecipada e encomenda de pratos aderentes da iniciativa.

Consulte as ementas dos restaurantes aderentes em https://bit.ly/3SvsIrY

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS