Connect with us

Baixo Alentejo

Voluntários do Just a Change reabilitam habitações no concelho de Odemira

Cerca de 20 voluntários da Just a Change, uma associação sem fins lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas em Portugal, estão a intervir em duas casas na freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, promovendo reparações, pinturas e adaptação a situações de mobilidade condicionada. 

Os voluntários do projeto Camp In, que acontece nos meses de verão de 2022, chegaram à Freguesia de São Teotónio no dia 1 de agosto e dividem-se em duas equipas de trabalho que, ao longo de duas semanas, recuperarão as duas casas, semeando alegria e esperança segundo o lema “Reabilitamos Casas, Reconstruimos Vidas!”.

As duas habitações que estão a ser alvo de intervenção encontravam-se inscritas no Programa de Melhorias Habitacionais do Município de Odemira, que visa a melhoria das condições básicas de habitabilidade de agregados familiares em situações económicas desfavorecidas, reunindo os critérios necessários à sua selecção para o projeto Camp In, por apresentarem necessidade de beneficiação ou de adaptação a novas situações de mobilidade por parte dos residentes.

A ação resulta de um protocolo entre o Município de Odemira e a Associação Just a Change e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de São Teotónio, do Agrupamento de Escolas de São Teotónio e do Clube Desportivo Renascente.

Desde 2010, a Just a Change já promoveu mais de 340 intervenções, em cerca de 280 casas de família e 75 instituições sociais, em 22 municípios, gerando impacto em mais de 4600 beneficiários e envolvendo mais de 5400 voluntários. Durante os meses de verão, os campos da Just a Change espalham-se pelo país e geram impacto social nas comunidades locais.

Continue Reading

Portugal

Prepare-se para o calor. Temperaturas voltam a subir

A partir de sexta-feira, as temperaturas voltam a subir, prevendo-se dias quentes. Segundo a meteorologista, Cristina Simões, as máximas poderão alcançar os 37 graus.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, antecipam-se temperaturas elevadas, especialmente, na zona do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.

Continue Reading

Portugal

Beja : Dois detidos por posse de armas proibidas

No dia 13 de agosto, o Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Beja, deteve dois homens de 25 e 34 anos, por posse de armas proibidas e por crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas, no concelho de Beja.

Na sequência de uma investigação, os militares da Guarda abordaram um veículo suspeito, tendo os seus ocupantes demonstrado um comportamento nervoso. No decurso das diligências policiais, os militares da Guarda efetuaram uma busca ao veículo e uma revista de segurança aos suspeitos, resultando na apreensão do seguinte material:

  • Uma carabina, equipada com mira telescópica de visão térmica e silenciador;
  • Quatro carregadores de diversos calibres,
  • 170 munições de diversos calibres;
  • 48 cápsulas deflagradas, de calibre 243;
  • 26 selos de caça;
  • Sete facas;
  • Um punhal;
  • Um dispositivo explosivo, vulgo petardo;
  • Um silenciador para carabina;
  • Um monóculo, com visão térmica;
  • Uma serra elétrica;
  • Uma câmara de filmar, de caça;
  • Um rádio portátil;
  • Uma lanterna;
  • Um chamariz de aves;
  • Dois javalis;
  • Um veado.
  • Um veículo automóvel.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Beja.

Esta ação policial contou com a presença do serviço veterinário municipal de Beja.

Continue Reading

Portugal

Morreu Carlos Caçador Durão, primeiro autarca de Barrancos em Democracia

Hoje morreu Carlos Caçador Durão, com 89 anos, o primeiro presidente da Câmara de Barrancos eleito em democracia, segundo o avançado pelo presidente do município Leonel Rodrigues à agência Lusa.

A Câmara de Barrancos decretou três dias de luto nacional, desde hoje até sábado, encontrando-se a bandeira do município a meia haste.

Leonel Rodrigues recorda o antigo autarca como “aquele que iniciou os caminhos da democracia em Barrancos e a ele se devem as primeiras obras em democracia”, pelo que são “importantíssimas estas honras e respeito por alguém que foi presidente de câmara”.

O funeral do antigo autarca irá realizar-se na sexta-feira, às 10:00 no cemitério da vila.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Serpa : III Festival Território Hospitalário

O Festival Território Hospitalário regressa a Serpa nos dias 20 e 21 de agosto para nos transportar até à época das Cruzadas e da Reconquista Cristã. O Castelo de Serpa irá acolher diversas atividades de recriação histórica, demonstrações de combate e de tratamento de feridos, jogos e teatralizações.
O Festival resulta de uma candidatura no âmbito do fomento da cooperação transfronteiriça na Euroregião Andaluzia – Alentejo – Algarve, aprovada pela Junta da Andaluzia, que junta como parceiros os municípios de Aracena, Aroche e Serpa, e pretende promover uma agenda cultural comum ligada à história medieval deste território, com o intuito de consolidar a cooperação institucional e divulgar o património da região.
As atividades do Festival têm início em Aracena, com a Muestra de Música Antigua Castillo de Aracena, de 10 a 14 de agosto, seguindo-se em Aroche a Noche de las Velas de Aroche, a 13 de agosto, e terminando nos dias 20 e 21, em Serpa, com a iniciativa “Hospitalários: das Cruzadas à Reconquista Cristã”.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS