Connect with us

Portugal

Vídeo: Cancelado o Colete Encarnado 2021

Em conferência de imprensa realizada a 17 de junho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, informou publicamente que o Colete Encarnado em Vila Franca de Xira não irá realizar-se em 2021sendo cancelado, tal como em 2020, em consequência da pandemia de Covid-19. Alberto Mesquita referiu que “lamentamos profundamente não poder realizar este grande evento pelo segundo ano consecutivo, mas tal como sempre temos afirmado, em primeiro lugar tem que estar a saúde das nossas populações.”

possibilidade de realização das Festas do Colete Encarnado foi analisada pela Autarquia desde o início do ano, mas o agravamento da pandemia nas últimas semanas, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa, bem como a decisão do Governo, anunciada no início de junho, de proibição de realização de festas populares nos meses de julho e agostoconduziram à decisão do seu cancelamento.

Presidente da Câmara Municipal sublinhou ainda que “o Colete Encarnado é uma festividade que acontece por toda a cidade, tornando impossível o cumprimento das normas estabelecidas pela DGS para a realização de eventos, nomeadamente no que respeita ao controle das lotações, ou do cumprimento das regras sanitárias de higiene e distanciamento físico. A essência do Colete Encarnado está na homenagem ao Campino, nas esperas e largadas de toiros, nos concertos ao ar livre e no convívio que se faz nas ruas, sendo que todas estas atividades conduzem à aglomeração de centenas de milhares de pessoas.”

Colete Encarnado será assinalado simbolicamente pela Câmara Municipal com a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Campino na manhã de Sábado, 3 de julho. Está também prevista para essa manhã a inauguração da Escultura de Homenagem ao Maestro José Falcão, que ficará situada junto ao Ateneu Artístico Vilafranquense.

A Autarquia irá ainda fazer a decoração e a iluminação das fachadas de alguns edifícios no Largo da Câmara Municipal e no Posto de Turismo, bem como a sonorização das ruas de Vila Franca de Xira durante esse fim-de-semana. Alberto Mesquita deixou ainda o convite a toda a população e ao comércio local da cidade para que enfeitem as suas varandas e as suas montras, associando-se assim a esta celebração simbólica da maior e mais emblemática festa do Ribatejo.

Continue Reading

ÚLTIMAS 24 HORAS