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Educação

VIANA DO ALENTEJO APRESENTA “PROJETO 5 ESTRELAS + SUCESSO ESCOLAR

No passado dia 10 de outubro teve lugar, no Polivalente da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo, a apresentação do “Projeto 5 estrelas, + sucesso escolar”, aos pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas.

A apresentação do projeto que visa o combate ao insucesso escolar precoce, contou com a presença da Diretora do Agrupamento, Maria Manuel Aleixo, do Presidente da Câmara Municipal, Bengalinha Pinto, e da turma do 4.º ano da Escola Básica de Viana do Alentejo.

Durante esta apresentação os pais e encarregados de educação ficaram a conhecer a equipa multidisciplinar, bem como a plataforma de aprendizagem, colaboração e partilha e todas as potencialidades que esta possuí, que irão traduzir-se em muita descoberta e aquisição de conhecimentos, nomeadamente ao nível da educação para a cidadania, do currículo local e dos conteúdos curriculares.

Nesta plataforma também existirão concursos e desafios que vão apelar à curiosidade, à imaginação, à vontade de conhecer e descobrir, que serão excelentes motivadores à aprendizagem e à descoberta.

Houve ainda a oportunidade de conhecer a mascote “Edu” que vai caminhar com as crianças no seu processo de ensino e aprendizagem.

No final da ação, foram entregues as credenciais de acesso à plataforma, para que encarregados de educação, professores e alunos possam explorar e usufruir desta ferramenta que é colocada à disposição de todos. Aliar a tecnologia à aprendizagem irá, certamente, traduzir-se em mais e melhor conhecimento, em mais motivação e diversão e, seguramente, em mais sucesso escolar.

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Educação

Próximo ano letivo sem medidas anticovid nas escolas

As medidas anticovid em vigor nas escolas não irão integrar o próximo ano letivo. Segundo o avançado ao  jornal Público pelo Ministério.

“No contexto atual, a abordagem aos casos de suspeita ou confirmação de infeção por SARS-CoV-2 é implementado através das medidas e ações constantes na Norma 004/2020, cuja última atualização data de 06/07/2022. Deste modo, não existem medidas específicas para as escolas, e de acordo com as orientações da DGS, compete a cada um o cumprimento de medidas não farmacológicas de prevenção da infeção, na perspetiva de saúde pública”, pode ler-se em resposta escrita do Ministério ao diário.

De acordo com o mesmo jornal, Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), considera que os diretores das escolas deveriam receber uma comunicação da tutela ou da DGS, alfo que ainda não foi feito.

O diretor avança ainda, ter esperanças de que o próximo ano letivo marque “o regresso à normalidade das escolas antes da pandemia”. “É isso que esperamos, um ano letivo sem quaisquer medidas nas escolas”.

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Educação

Mais de 80% dos docentes queixam-se de trabalho burocrático inútil

Mais de 80% dos professores afirmam que as tarefas burocráticas que realizam nas escolas são na sua grande maioria inúteis, uma vez que se perde tempo que poderia ser dedicado aos alunos, de acordo com um inquérito feito pela Federação Nacional de Educação (FNE).

“Verificámos que mais de 80% dos respondentes dizem que as tarefas administrativas a que são obrigados nas escolas são geralmente inúteis ou, na maior parte das vezes, são inúteis”, divulgou esta sexta-feira, o secretário-geral da FNE, tendo como base as respostas de 2.668 docentes a uma consulta nacional realizado no início do mês de julho.

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Portugal

Candidatura ao Ensino Superior começa esta segunda-feira

Esta segunda-feira começa a candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, que decorre até 8 de agosto.

Um total de 54.361 vagas, representando assim um aumento de 2,6% face ao ano anterior. Este ano 53.640 destinadas ao concurso nacional e 721 vagas destinadas aos concursos locais, feitos diretamente nas instituições de ensino superior para ingresso em cursos de música, teatro, cinema e dança.

O curso de Educação Básica também estão a contribuir para este aumento de vagas, que no próximo ano vão pode acolher mais “caloiros”, um total de 855 vagas, mais 56 em comparação ao ano anterior e um aumento de 7%.

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Portugal

Acesso ao ensino superior com 53.640 vagas

Na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, inicia-se a candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público.

Segundo o anunciado pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior o concurso de 2022 disponibilizará 53.640 vagas para o concurso nacional e 721 vagas para os concursos locais, um total de 54.3621 vagas, registando-se assim um aumento de 2,6% relativamente ao número de vagas disponíveis no início do ano anterior, com 52.963.





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