Connect with us

Alentejo

Vacinação com 3.546 doses arranca em quase todo o distrito de Beja

A vacinação contra a covid-19 arrancou hoje em 11 sedes de concelho do distrito de Beja, estando disponíveis, para já, um total de 3.546 doses de vacinas, revelou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

“O processo de vacinação iniciou-se hoje em todas as sedes de concelho” da área de influência da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), “exceto em Alvito, que se inicia na quinta-feira”, e em Aljustrel, onde “já tinha arrancado na semana passada”, disse à agência Lusa Conceição Margalha.

A presidente do conselho de administração da ULSBA – entidade a que não pertence o concelho de Odemira, integrado na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano – avançou que, para já, chegaram 495 frascos de vacinas.

“Para toda a área de abrangência da ULSBA, recebemos 379 frascos da Pfizer-BioNtech e 116 frascos da AstraZeneca, o que totaliza 3.546 doses. O que está programado é que vacinemos estas pessoas esta semana e, depois, vamos aguardar a chegada de novas vacinas, na próxima semana”, indicou.

Conceição Margalha frisou que a informação de que dispõe é a de que as vacinas vão chegar “regularmente para se proceder à vacinação”.

Nesta fase do plano nacional de vacinação estão a ser vacinados contra a covid-19 todos os idosos com mais de 80 anos e também pessoas entre os 50 e os 79 anos com comorbilidades associadas e doenças crónicas.

No distrito de Beja, a vacinação em algumas das sedes de concelho é realizada “no próprio Centro de Saúde”, mas, noutras, “em colaboração com as câmaras e juntas de freguesia, criaram-se estruturas fora dos Centros de Saúde” para a existência de “condições para vacinar as pessoas”, explicou a responsável.

“Isso foi o que aconteceu em Beja”, onde o processo de vacinação decorre “num espaço cedido pela câmara”, o Pavilhão João Serra Magalhães, exemplificou.

De acordo com a ULSBA, a capacidade diária de vacinação em Beja será de 425 utentes, em Moura de 300 utentes, Serpa de 200 utentes e, com 150 utentes/dia, os concelhos de Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola e Ourique.

Seguem-se Cuba (100) e Barrancos e Vidigueira (ambos com 75), sendo também de 75 a capacidade diária no concelho de Alvito, a partir de quinta-feira.

Já o Centro de Saúde de Aljustrel, onde a vacinação arrancou no passado dia 17, “administrou um total de 444 vacinas aos seus utentes pertencentes ao grupo prioritário definido pela Direção-Geral da Saúde”, acrescentou a ULSBA.

Lusa

Continue Reading
Advertisement

Siga-nos no Facebook

Arquivo

+ popular

%d bloggers like this: