Connect with us

Portugal

“Um bombeiro recebe nove vezes menos que um militar da GNR”, diz a LBP

No dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, estão envolvidos 1.140 militares da UEPS e 20.000 bombeiros. Para os bombeiros está previsto um investimento de cerca de seis milhões, contra três milhões direcionados para a UEPS/GNR.

Esta quinta-feira, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), lamentou “a falta de equidade da parte do Governo no tratamento dos bombeiros”, afirmando que estes foram “uma vez mais discriminados” comparativamente aos investimentos em equipamentos de proteção individual, como mostra a reportagem da CNN Portugal.

Na passada terça-feira foram publicadas em Diário da República as portarias da Secretaria de Estado da Proteção Civil, relativas aos valores de investimentos previstos para equipamentos de proteção individuais florestais para os bombeiros e para a Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS), da Guarda Nacional Republicana.

“Feitas as contas aos investimentos em equipamento de proteção individual ali previstos, um bombeiro recebe nove vezes menos que um militar da UEPS da GNR”, afirma em comunicado a LBP.

António Nunes, presidente da LBP, avançou à agência Lusa que, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no que diz respeito ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), estão envolvidos 1.140 militares da UEPS e 20.000 bombeiros.

“Face a esta situação e dividindo os seis milhões por 20 mil bombeiros e dividindo os três milhões por 1.140 militares da GNR , facilmente se chega à conclusão que, enquanto para um bombeiros são cerca de 297 euros, para um militar da GNR são cerca 2.800 euros”, reforçou António Nunes.

Continue Reading

Portugal

Morreu o General Almeida Bruno, que a PIDE tentou matar antes de abril de 74

© Regimento de Comandos da Amadora

Hoje morreu um dos militares de Abril, o general do Exército João de Almeida Bruno, aos 87 anos ,no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, segundo o anunciado pelo Ministério da Defesa Nacional.

Almeida Bruno nasce a 30 de Julho de 1935, na freguesia de Santa Isabel, no concelho de Lisboa. Na escola do exército foi colega de curso de Ramalho Eanes, Melo Antunes, Loureiro dos Santos e Jaime Neves.

No exercício da sua carreira militar foi distinguido com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, com as medalhas de Valor Militar e da Cruz de Guerra, e com a Ordem Militar de Avis, entre outras condecorações.

Almeida Bruno foi comandante do Batalhão de Comandos da Guiné e inspetor-geral do Exército, membro da delegação portuguesa às negociações com o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC,), em Londres, em 1974, e do Conselho de Estado.

Em dezembro de 1980 foi nomeado comandante-geral da Segurança-Pública.

Um mês antes da revolução de Abril, durante a revolta das Caldas da Rainha, em março, foi alvo de um tentativa de assassinato por parte da PIDE.

Continue Reading

Portugal

Jovem de 19 anos morre em acidente de mota que tinha comprado no dia anterior

Esta madrugada, um jovem de 19 anos morreu num despiste de moto na A1 zona do Fontão em Albergaria-a-Velha, segundo o avançado pelo CM.

De acordo com o mesmo jornal, o sinistro ocorreu por volta da 1h00 no sentido Norte/Sul. O jovem tinha comprado a mota na tarde de terça-feira na zona Porto e dirigia-se a casa em Lisboa.

Tudo indica que terá perdido o controlo da moto, tendo sido projetado para o interior do separador onde foi encontrado já sem vida pelos Bombeiros de Albergaria-a-Velha e equipa da da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Aveiro.

O óbito foi declarado no local e o corpo transportado para Gabinete de Medicina Legal de Aveiro, onde será realizada a autópsia.

Continue Reading

Alto Alentejo

Câmara de Portalegre assinala Dia Internacional da Juventude com entradas nas piscinas e museus

A 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude.

Para assinalar esta data a Câmara Municipal de Portalegre proporciona entradas livres nas piscinas municipais e espaços museológicos, para jovens até aos 29 anos de idade.

O tema definido pelas Nações Unidas para 2022 é «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades». Mais uma vez, a comemoração desta data pretende evidenciar o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resultado de recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.

Empenhada em auscultar os jovens, entender as suas necessidades, expectativas e tendências, apelando a uma maior participação cívica e tornando-os parceiros da política municipal, a Câmara Municipal de Portalegre está a reativar o Conselho Municipal de Juventude, que tem reunião marcada já para o dia 1 de setembro.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Município de Reguengos de Monsaraz disponibiliza transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz está a disponibilizar transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz nos sábados e domingos do mês de agosto. Com esta medida, a autarquia pretende possibilitar aos munícipes que não tenham meios de transporte poderem usufruir da praia de Monsaraz.

O circuito do autocarro inicia-se às 9h30 na estação rodoviária da cidade, terá uma paragem às 9h35 em São Pedro do Corval na Estrada Municipal 514 e chegada à praia pelas 10h. O percurso inverso tem início às 17h no estacionamento da praia fluvial de Monsaraz, paragem em São Pedro do Corval pelas 17h25 e chegada a Reguengos de Monsaraz às 17h30.

A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a Bandeira Azul. Em 2019 foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.

Assim, a praia de Monsaraz tem este ano hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2022, a Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Os veraneantes podem ainda usufruir de dois bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS