Desporto

Seleção de râguebi assume que precisa de melhorar jogo de avançados

Portugal precisa de melhorar o jogo de avançados para manter-se na corrida da qualificação ao Mundial de râguebi França2023, assumiram hoje o treinador e o capitão da seleção, após a derrota por 28-27 com a Roménia.

Tal como há uma semana, frente à Geórgia, os ‘lobos’ não conseguiram travar o ‘maul’ do adversário e deixaram escapar 13 pontos de vantagem, ao sofrer dois ensaios nos últimos cinco minutos da partida.

“Não conseguimos ser competitivos nos alinhamentos, no ‘scrum’, nem travar o ‘maul’ do adversário. Sabemos que o jogo começa sempre nos avançados e temos de conquistar a bola. Temos de melhorar muito o jogo nos avançados. Pensei que seria melhor do que há uma semana, mas não foi”, lamentou o selecionador, Patrice Lagisquet.

Por sua vez, Tomás Appleton não escondeu que perder por um ponto na bola de jogo “é frustrante”, mas admitiu que os ‘lobos’ não foram “suficientemente maduros” para controlar o jogo no final da segunda parte.

“É claramente uma zona do jogo que temos de corrigir [a disputa dos avançados]. Agora temos duas semanas para preparar o jogo contra a Espanha, mas é fundamental corrigir esse setor”, apontou.

O capitão, no entanto, destacou que nada está decidido nas contas do apuramento para o Mundial, apesar de a equipa “saber bem da importância deste jogo”, onde Portugal acabou por conquistar apenas um ponto de bónus defensivo.

“Este foi apenas o segundo jogo num ciclo de 10 e não é isto que vai ditar que estamos fora do Mundial”, defendeu Appleton.

Discurso semelhante teve Patrice Lagisquet, ao lembrar que “ainda há oito jogos para disputar”, mas sem conseguir esconder o estado de alma por “uma derrota em casa” num jogo em que Portugal esteve “muito perto de ganhar”.

“Faltou maturidade. O nosso grupo é muito jovem, mas normalmente não se pode perder um jogo destes, quando até se dispõe de dois alinhamentos dentro da área de 22 metros do adversário nos últimos minutos”, desabafou o técnico francês.

A seleção portuguesa volta a entrar em ação em 27 de março, ao receber a Espanha em partida da terceira jornada do Europe Championship, prova que serve também de qualificação europeia para o Mundial de 2023.

Lusa

+ popular

Exit mobile version