Connect with us

Alentejo Litoral

São esperados 600 atletas participantes na Ultra Maratona Atlântica

Já falta pouco tempo para a 17ª edição da Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia – a maior corrida de aventura e única em Portugal e na Europa – acontecer nas praias do concelho de Grândola.

No dia 31 de julho, centenas de atletas percorrerão 43 km pela 3.ª maior extensão de areia contínua do mundo. E para os atletas que não se atrevem a competir na distância maior, podem sempre inscrever-se para a Corrida Atlântica (15 km). As inscrições estão abertas até ao dia 18 de julho em www.ultramelidestroia.pt.

Até ao momento temos atletas inscritos de vários países como é o caso de Portugal, Espanha, França, Países Baixos, Luxemburgo, Suíça, USA, Canadá, Vietnam e China.

Este ano e nesta fase de inscrições evidenciamos um aumento na percentagem de mulheres inscritas quando comparado com a participação em 2021, em cerca de 40 % na Corrida Atlântica e de 15 % na Ultra Maratona Atlântica.

A edição 2022 conta com o patrocínio, por mais um ano consecutivo do Grupo Pestana, que se associa como Patrocínio da Praia do Pego; A Costa Terra assume nesta parceria com a Ultra Maratona Atlântica, o Patrocínio da Praia da Aberta Nova; e a prova conta ainda com o patrocínio do Sublime Comporta, Crédito Agrícola e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, naquela que é a corrida de aventura promovida anualmente pela Câmara Municipal de Grândola. Esta prova conta ainda com o apoio da Delta Cafés e da Atlantic Ferries, e como parceiro media oficial a Pro Runners.

Para além de uma forte componente desportiva e competitiva, a Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, divulga a todos os que nos visitam, atletas, acompanhantes e comunicação social, a beleza da paisagem e as potencialidades turísticas que o Concelho de Grândola apresenta, com a presença constante do Oceano Atlântico, da Serra da Arrábida e das dunas de cor avermelhada.

A convite do Município de Grândola, os atletas Chantal Xhervelle e Edgar Matias são os embaixadores da 17ª edição da UMA, pelo reconhecimento da qualidade dos seus percursos desportivos e pela sua forma de estar no desporto e neste evento em particular.

Conheça mais da Ultra Maratona Atlântica:

Continue Reading

Sociedade

30ª edição da feira da PIMEL teve início fulguroso 

Teve ontem (23 de junho de 2022) início a 30.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, certame que não podia ter começado da melhor forma com muita animação nas atividades desenvolvidas, nas tasquinhas e, no final da noite, com a presença de David Carreira no Palco Principal da feira. 

O “pontapé de saída” da PIMEL foi dado ao fim da tarde no Pavilhão Gracieta Baião, com a presença do inevitável Toy, que surpreendeu os presentes com a apresentação do Hino de Alcácer, da autoria do próprio. À mesma hora, no picadeiro, dava-se um conjunto de batismos a cavalo com a Escola de Equitação “Entre Amigos – Atividades Equestres”, da Herdade de Montalvo. Depois, no recinto, deu-se a abertura do Espaço Infantil. Seguidamente, começaram as atuações: primeiro, uma aula de zumba com o projeto Sempre em Forma (CCBSJOQ) no palco secundário da feira e, depois, no mesmo local, a atuação do Grupo Coral do Torrão e do Grupo Coral Alma Alentejana, ambos da Sociedade 1º Janeiro Torranense. Voltando ao picadeiro, realizou-se uma demonstração de domesticação, massagem e relaxamento de cavalos com Horse Whisperer José Godinho & Horse Repsol. O dia fechou com o aguardado concerto de David Carreira, que encheu o palco principal do certame, e com o Tributo a Bon Jovi, no palco secundário. Para os mais persistentes, esteve guardada a atuação da renomada DJ Rita Mendes, que animou as hostes pela noite fora no palco principal. 

A PIMEL 2022 decorre durante os dias 23, 24, 25 e 26 de junho no novo Parque Urbano de Alcácer do Sal. O foco deste certame incide nas atividades desempenhadas por entidades, associações, empresas e artesãos, relacionadas com os produtos endógenos, como o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite e o vinho, assim como a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local, havendo também lugar a exposições de gado e máquinas agrícolas, animação, Espaço Criança, tasquinhas, comboio turístico, wine bar, atividades equestres e à PIMEL Kid’s Cup. 

“Parabéns, PIMEL – 30 edições” é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, com cofinanciamento pelo Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo, e tem por foco a comemoração das 30 edições do certame. O evento conta com a transmissão radiofónica por parte da TDS. 

Continue Reading

Portugal

Velório marcado por violência e momentos de tensão

O velório de Jéssica, a menina que morreu em Setúbal, decorreu ontem à tarde, na Capela da Anunciada em Setúbal, tendo sido marcado por momentos de tensão e violência entre a família.

Uma das cenas de violência foi preconizada pela avó paterna que, ao ver o corpo da menina no caixão, segundo o divulgado pela Jornal de Notícias, chamou “assassina” à mãe de Jéssica, tendo sido retirada aos gritos da capelo pelo filho (pai da criança).

Por sua vez, segundo a CNN Portugal, a mãe de Jéssica e a avó materna desmaiaram no início do velório, sendo necessário chamar os bombeiros para socorrer ambas.

Esta quinta-feira a PJ confirmou as detenções de um homem de 58 anos a respetiva mulher (52 anos) e filha (27 anos), ” por sobre eles recaírem fortes indícios da prática dos crimes de homicídio qualificado, ofensas à integridade física grave, rapto e extorsão”, uma vez que são acusados de ter raptado e maltratado a criança, acabando por provocar a morte desta.

Continue Reading

Portugal

Caso Jéssica : ” A mãe parece que não gostava da filha”, mandou-a aos abutres

Esta quinta-feira, em declarações à CNN Portugal, o pai da Jéssica, a menina de três anos que morreu vítima de maus-tratos, no que diz respeito aos maus-tratos infligidos à filha, Alexandre afirmou que Jéssica ” estava muito mal tratada”, situação que já durava há algum tempo.

Avança ainda que sente culpa e remorsos por não ter conseguido ajudar, “sinto que poderia ter salvado a minha filha desta situação, tal como a mãe”, acusando-a de “ter mandado a filha aso abutres”.

Continue Reading

Portugal

Bandeira Azul e Bandeira Dourada hasteadas nas praias de Odemira

A cerimónia oficial de hastear da Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e de Praia Acessível nas praias do concelho de Odemira decorreu no dia 23 de junho, na praia do Almograve. Para a época balnear de 2022, Odemira conta com doze praias de Bandeira Azul, oito praias de Qualidade de Ouro e cinco praias acessíveis.

A iniciativa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, da Presidente da Junta de Freguesia de Longueira/Almograve, Maria Glória Pacheco, e de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Autoridade de Saúde do Litoral Alentejano, Autoridade Marítima Local, Associação de Nadadores Salvadores de Grândola – Seagull Rescue e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Em 2022, o concelho de Odemira conta com doze praias com Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. De norte para sul, a Bandeira Azul volta a ser hasteada nas praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos, Carvalhal e na praia fluvial de Santa Clara.

Em 2022, a Bandeira Qualidade de Ouro foi atribuída pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza a oito praias do concelho de Odemira: Malhão (Norte e Sul), Farol, Franquia, Furnas, Almograve (Norte e Sul), Alteirinhos, Carvalhal e na praia fluvial de Santa Clara. Em relação a 2021, há a registar este ano a designação da Praia do Malhão (Norte e Sul) como Qualidade de Ouro.

O concelho conta com cinco praias acessíveis – Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal,  onde além de rampas e/ou tapetes de acesso aos areais, são disponibilizados equipamentos de apoio ao banho para utentes com mobilidade reduzida. Além de cadeiras anfíbias para adultos, são também disponibilizadas cinco cadeiras para crianças e jovens, permitindo a concretização plena do conceito de praia acessível, sendo as cadeiras de fácil mobilidade em areia seca ou molhada. Esta iniciativa decorre do protocolo entre o Município de Odemira e a Associação More Moving Moments (MMM).

Tal como em 2021, a associação ambientalista Zero distinguiu os Alteirinhos como praia Zero Poluição. São praias Zero Poluição aquelas que, ao longo das três últimas épocas balneares (2019, 2020 e 2021), tiveram sempre classificação “Excelente” e apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação, de acordo com os dados da Agência Portuguesa do Ambiente.

Na oferta balnear, o concelho de Odemira conta também com duas praias naturistas (no Malhão Norte e Alteirinhos Sul) e uma praia de uso canino (onde é possível levar os amigos de quatro patas).

A época balnear de 2022 iniciou no concelho de Odemira no dia 10 de junho e prolonga-se até 18 de setembro. 

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS