Connect with us

Alentejo

Santiago do Cacém: Câmara Municipal assina contrato-programa com atletas individuais

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém assinou, no dia 20 de dezembro, contratos-programa com sete atletas individuais do Concelho, pelas provas que deram e pelo destaque que tiveram nas suas participações em competições desportivas nacionais e internacionais.

O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, que atualmente tem o pelouro do desporto, começou por expressar aos atletas que “do ponto de vista da Câmara Municipal é sempre com enorme satisfação que vamos acompanhando os vossos resultados durante a época desportiva nas várias modalidades” e considera que “nos últimos anos se tem dado um salto muito qualitativo em termos de desporto”.

Os contratos-programa têm este ano um valor de aproximadamente 5400 euros, repartidos pelos sete atletas, tendo “a Câmara Municipal procurado apoiar os que se notabilizaram nacional e internacionalmente”, acrescenta Álvaro Beijinha.

O Autarca atenta na importância “das pessoas saberem que no nosso Concelho temos gente com alto mérito desportivo”. É por esta valorização que a Câmara Municipal entendeu atribuir este apoio aos atletas para participação em provas desportivas. “É efetivamente na perspetiva de compensar as despesas dos atletas, não tanto premiá-los pelos resultados obtidos, mas sim pelo facto de terem despesas e não deixarem de ir por dificuldades financeiras”, complementa o Presidente da Câmara Municipal.

Os contratos-programa foram assinados com os atletas: Flávio Pacheco (ciclismo), Roberto Baião (trail), Bruno Rosa (BTT), Ana Filipa Santos (ténis), Marco Ferreira (ralis), Pedro Fragoso (motociclismo) e Henrique Morais (motociclismo).

Podem candidatar-se à obtenção dos apoios municipais os atletas de modalidades individuais com residência legal no Município de Santiago do Cacém, cuja atividade desportiva, pela sua expressão e representatividade, possa constituir um estímulo para a prática do desporto, e que se enquadrem nos seguintes grupos: atleta com ou sem qualquer vínculo a um clube devido às características intrínsecas à modalidade desportiva praticada, atleta que participe em provas/campeonatos com caráter nacional e/ou internacional.

Para beneficiar do apoio previsto no Regulamento para Apoios Financeiros a Atletas Individuais do Município de Santiago do Cacém, os atletas interessados devem apresentar por escrito a candidatura, acompanhada dos respetivos documentos previstos no Regulamento, durante o mês de janeiro de 2022 e também entregar, nos prazos definidos, os comprovativos das respetivas despesas que realizam nas participações das provas.

Continue Reading

Portugal

A VIII Feira Agroflorestal de Ponte de Sor Está de Regresso! 

·       Após 2 anos de interregno, a 8ª edição da Feira Agroflorestal de Ponte de Sor está de volta nos dias 8, 9 e 10 Julho 2022 com organização da AFLOSOR.

·       Dia 8, pelas 15h00, no Teatro Cinema de Ponte de Sor realizar-se-á o Colóquio – A Agricultura no Alentejo e a Interioridade – Asfixia ou Imensidão? que antecederá à Inauguração do certame.

·       3 pilares estruturantes e impulsionadores do certame – ruralidade, aproximação à comunidade, comunicação eficaz.

A AFLOSOR – Associação de Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sor, após 2 anos de interrupção, está de regresso com a organização da 8ª edição da Feira Agroflorestal, nos próximos dias 8, 9 e 10 de Julho na Zona Ribeirinha de Ponte de Sor em paralelo com as Festas da Cidade.

Antecedendo à abertura oficial do certame, e integrado no mesmo, irá realizar-se no dia 8 Julho, o Colóquio | A Agricultura no Alentejo e a Interioridade – Asfixia ou Imensidão? onde serão debatidas por um painel de oradores de enorme acuidade, as complexas questões inerentes à interioridade, com particular foco no Alentejo, nas pessoas e em especial nos que desenvolvem nesta região as suas atividades agrícola e agroflorestal.

A participação no Colóquio requer inscrição, tendo a organização dispensado um link para o efeito: https://coloquioaagriculturanoalentejoeainterioridade.eventbrite.pt

Para esta edição da Feira Agroflorestal, a organização apostou em 3 pilares estruturantes e impulsionadores do certame – ruralidade, aproximação à comunidade e comunicação eficaz. Parte do resultado está à vista perante o completo e louvável grupo de Patrocínios, Apoios, Apoios Institucionais, Parceiros, Parceiros de F&B, Parceiros Tecnológicos e claro, os Media Partners que incansavelmente tem suportado estas iniciativas; a outra parte do resultado, e não menos importante, virá com a concretização com excelência de ambos os eventos, para os quais a AFLOSOR dirige desde já o seu convite a todos os que queiram contribuir para recriar o nosso mundo rural.

O programa da feira contará com a atuação de alguns artistas e grupos musicais, tais como:

·        08/07 – Francisco Rebello de Andrade & SCRAP

·        09/07 – Alentejo Vadio com Victor Noruegas

·        10/07 – Figo Maduro

Continue Reading

Portugal

Politécnico de Portalegre preparado para atribuir grau de doutor

Mais um passo para Universidades Politécnicas serem uma realidade

Politécnico de Portalegre preparado para atribuir grau de doutor

Foi aprovada no Parlamento a possibilidade de os Politécnicos outorgarem o grau de doutor e de ser alterada a designação dos mesmos para Universidades Politécnicas. Tal deve-se à aprovação da iniciativa legislativa de cidadãos “Valorização do Ensino Politécnico nacional e internacionalmente” e de dois projetos de lei apresentados pelo BE e PCP.

Para o presidente do Politécnico de Portalegre, Prof. Luís Loures, a mudança pontual do enquadramento legal vigente tem como grande objetivo “a valorização do sistema nacional de Ensino Superior, como um todo”.

“Com orgulho e sentido de responsabilidade”, é desta forma que o dirigente vê esta aprovação, a qual representa “o reconhecimento, por unanimidade, da Assembleia da República, do trabalho que tem sido desenvolvido pelos Politécnicos, nos últimos 40 anos, não só como motores fundamentais do desenvolvimento regional, mas também como motores de coesão territorial e de desenvolvimento do país (nacional e internacionalmente)”.

O dirigente entende que deverá ser dada continuidade ao sistema binário, fazendo jus à missão das instituições de ensino superior. Com maior capacidade para melhorar as qualificações dos cidadãos, o compromisso será ministrar “doutoramentos que se pretendem mais aplicados, de interface, efetuados em associação com a indústria, muito baseados no que é a missão dos Politécnicos (o saber-fazer; a melhoria técnica e científica da capacidade instalada)”.

Antevendo a alteração do enquadramento legal, o presidente do Politécnico de Portalegre anuncia que a instituição a que preside tem vindo a trabalhar, quer no estabelecimento de protocolos para doutoramentos internacionais, nomeadamente com Brasil e Cabo Verde, quer na elaboração de propostas de doutoramento em parceria com a Universidade de Évora já aprovadas, no âmbito do PRR.

No que respeita à alteração da designação para Universidades Politécnicas, o Prof. Luís Loures considera ser um passo fundamental para o reforço do sistema de ensino superior nacional, contribuindo para fortalecer a sua projeção nacional e internacionalmente.

Continue Reading

Portugal

Évora : Um morto entre colisão de veículo ligeiro e motociclo

Esta quarta-feira, na Estrada Nacional 254 (EN254), em Évora, ocorreu um acidente entre um veículo ligeiro e um motociclo, segundo o avançado à Lusa por fontes dos bombeiros e da GNR.

O acidente ocorreu na freguesia de São Miguel de Machede, no concelho de Évora, o alerta para o acidente foi dado às 16:48, segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

De acordo com a mesma fonte, a vítima mortal era o condutor do motociclo.

Para o local foram mobilizados 11 operacionais apoiados por quatro viaturas.

Continue Reading

Portugal

Moura :“Máquinas do tempo” na Galeria do Espírito Santo

“Máquinas do tempo” é o nome da exposição que abre ao público no dia 5 de julho, na
Galeria do Espírito Santo, em Moura.
A Câmara Municipal de Moura promove esta mostra de parte do espólio legado à autarquia
pelo Sr. Justino Freiras Ganchinho. A exposição conta com algum do seu equipamento
fotográfico colecionado e usado durante o seu percurso profissional como fotógrafo –
máquinas fotográficas, rolos, fotómetros, flashes, entre outro material.
Paralelamente, o público pode ainda apreciar algumas das fotografias realizadas durante a
“Escapadinha Fotográfica”, que decorreu no dia 27 de março, no âmbito da iniciativa
Domingos no Museu, atividade da responsabilidade do Setor Museus e Património
Histórico, da Câmara Municipal de Moura.
A exposição “Máquinas do Tempo” pode ser visitada até 15 de agosto, na Galeria do
Espírito Santo, de terça a domingo, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS