Siga-nos nas redes sociais

Alentejo Central

Reguengos de Monsaraz chama os artistas para participarem no concurso Archi’Nature

O Município de Reguengos de Monsaraz está a chamar os artistas para participarem no concurso Archi’Nature 2022 (www.festival-archinature.com), que tem como tema “Perto da Minha Árvore – Diálogos entre espaços humanos e biodiversidade”. O projeto vencedor receberá um prémio monetário de 1.500 euros para cobrir custos associados à participação e realização da obra, que será colocada no concelho de Reguengos de Monsaraz, num local que promova a melhor relação espaço-instalação artística.

O concurso visa valorizar o território e os seus recursos naturais e paisagísticos através da arte, promover a utilização de materiais ecológicos na criação de obras de arte e reconhecer e premiar a criatividade. A chamada é dirigida a estudantes de arquitetura, belas artes, design, artes aplicadas, desenho urbano e paisagismo, arquitetos, arquitetos paisagistas, artistas, profissionais das artes e associações artísticas. No caso de participações em equipa, pelo menos um dos membros da equipa, o delegado, deve cumprir estes critérios.

O período de submissão de projetos para o concurso Archi’Nature 2022 decorre até ao dia 31 de outubro, a análise dos projetos realiza-se de 1 a 8 de novembro e a divulgação do vencedor acontecerá no dia 9 de novembro. Os candidatos devem inscrever-se no site da autarquia (www.cm-reguengos-monsaraz.pt) e, entre outros documentos, juntarem uma apresentação com o nome do projeto, a maquete, uma nota concetual, o princípio de integração no local, os materiais a utilizar, os métodos de instalação previstos, os detalhes significativos para a instalação e a indicação do número de pessoas envolvidas na execução do projeto.

O júri composto pelos parceiros do Festival Archi’Nature, por um representante da autarquia e outro de uma associação ou entidade local tem como critérios de seleção o enquadramento do projeto no local, os materiais utilizados e a estética do projeto. A construção da instalação artística no local decorre de 10 de novembro a 31 de janeiro de 2023 e a inauguração acontecerá numa data a definir no período de 1 a 15 de fevereiro de 2023.

O concurso Archi’Nature 2022 é cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

Portugal

Évora : Detido na posse de quase 200 doses de droga

No passado dia 30 de setembro, a GNR deteve um homem de 25 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Évora.

No âmbito de uma ação de fiscalização, os militares da Guarda abordaram o condutor de um veículo por suspeita de matrículas falsas. No decorrer das diligências policiais, foi possível verificar que o suspeito tinha na sua posse estupefaciente, culminando na sua detenção e na apreensão de 165 doses haxixe, 32 doses cocaína, um veículo, um telemóvel e 800 euros em numerário.
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Évora.

Continuar a ler

Portugal

Feira de S. Francisco regressa a Redondo

Nos dias 3,4 e 5 de outubro a vila de Redondo volta a receber a tradicional Feira de S. Francisco.

O evento irá decorrer no Parque de Feiras e Exposições, com um leque variado de atividades relacionadas com o deporto, a agricultura e a tauromaquia, sem esquecer as mostras artesanais e os momentos musicais.

Continuar a ler

Portugal

Festa do Teatro em todo o concelho de Montemor-o-Novo – programação e sinopses

A ‘Festa do Teatro’, a decorrer nos meses de outubro e novembro, é uma coprodução do movimento associativo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, e proporciona a apresentação, em diferentes espaços, de 14 espetáculos para os mais diversos públicos num total de 24 apresentações, 8 delas nas freguesias rurais.
Na edição de 2022, assumem um especial destaque as 5 estreias das várias estruturas ligadas ao teatro, que desenvolvem trabalho em Montemor-o-Novo – Algures, Alma d’Arame, Grupo de Artes de Palco da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, Projecto Ruínas e Trimagisto – assim como, no âmbito do ‘Festival Manobras’, a apresentação de dois espetáculos internacionais e da estreia da coprodução “Bom Anfitrião”, com participação de artistas locais de vários municípios que integram a Artemrede. A Artemrede é uma estrutura de programação e colaboração em rede, que o Município de Montemor-o-Novo integra desde 2018.
Com a realização desta iniciativa, o Município apoia as Associações locais participantes bem como as suas estruturas parceiras, acolhidas no concelho ao longo destes dois meses de Festa do Teatro.

Bilhetes no Posto de Turismo e em https://municipiomontemoronovo.bol.pt/

Continuar a ler

Portugal

Homens roubam ouro e dinheiro a idosa e colocam-se em fuga em Reguengos de Monsaraz

Esta terça-feira, dois homens roubaram dinheiro e ouro a uma idosa em Carrapatelo, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e colocaram-se em fuga, segundo o avançado à agência Lusa por fonte da GNR.

Após terem tomado conhecimento do roubo, as autoridades deram início a uma operação com o propósito de localizar os dois suspeitos, que chegaram a ser avistados por outros militares da Guarda.

Ao aperceber-se de que estava a ser seguida pela GNR, a dupla abandonou o veículo e fugiu a pé, encontrando-se a monte, de momento, avançou fonte da força de segurança à Lusa.

No que diz respeito ao assalto, segundo fonte da GNR, foram roubados em ouro e dinheiro um total de 300 euros.

A GNR encontra-se a realizar buscas de forma a localizar os suspeitos.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

ÚLTIMAS 48 HORAS