Connect with us

Baixo Alentejo

Rapariga de 17 anos apresenta queixa por abusos sexuais no Meo Sudoeste

A Polícia Judiciária encontra-se a investigar “uma eventual situação de violação de uma jovem” nas imediações do Festival Sudoeste, que decorre no concelho de Odemira, distrito de Beja, segundo o avançado à agência Lusa.

Na madrugada de quarta-feira, às 2:30, uma jovem de 17 anos apresentou uma queixa por um crime de abusos sexuais, relatou fonte do Comando-Geral da GNR, à Lusa.

No festival está instalado um posto de comando da guarda, foi lá que foi feita a denúncia, uma vez que esta diz respeito “a factos ocorridos na zona do acampamento”.

Um grupo de jovens denunciou a situação e pediu ajuda à GNR”, que contactou a alegada vítima, de seguida foi acionada “a assistência médica”.

De acordo com a GNR, um suspeito foi referenciado e a PJ contactada, tendo-se deslocado ao recinto, uma vez que, se trata de um crime da sua competência.

Segundo o avançado pelo JN, no que diz respeito à denúncia da jovem de 17 anos, a agressão ocorreu ” quando a jovem estava sozinha na tenda”.

A menor “foi assistida no hospital de campanha montado no recinto e depois levada pelo INEM para o hospital para realizar exames médicos que vão servir como provas para o inquérito-crime”.

O festival de música começou na quarta-feira na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar (Odemira) e decorre até sábado.

Continue Reading

Portugal

Prepare-se para o calor. Temperaturas voltam a subir

A partir de sexta-feira, as temperaturas voltam a subir, prevendo-se dias quentes. Segundo a meteorologista, Cristina Simões, as máximas poderão alcançar os 37 graus.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, antecipam-se temperaturas elevadas, especialmente, na zona do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.

Continue Reading

Portugal

Beja : Dois detidos por posse de armas proibidas

No dia 13 de agosto, o Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Beja, deteve dois homens de 25 e 34 anos, por posse de armas proibidas e por crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas, no concelho de Beja.

Na sequência de uma investigação, os militares da Guarda abordaram um veículo suspeito, tendo os seus ocupantes demonstrado um comportamento nervoso. No decurso das diligências policiais, os militares da Guarda efetuaram uma busca ao veículo e uma revista de segurança aos suspeitos, resultando na apreensão do seguinte material:

  • Uma carabina, equipada com mira telescópica de visão térmica e silenciador;
  • Quatro carregadores de diversos calibres,
  • 170 munições de diversos calibres;
  • 48 cápsulas deflagradas, de calibre 243;
  • 26 selos de caça;
  • Sete facas;
  • Um punhal;
  • Um dispositivo explosivo, vulgo petardo;
  • Um silenciador para carabina;
  • Um monóculo, com visão térmica;
  • Uma serra elétrica;
  • Uma câmara de filmar, de caça;
  • Um rádio portátil;
  • Uma lanterna;
  • Um chamariz de aves;
  • Dois javalis;
  • Um veado.
  • Um veículo automóvel.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Beja.

Esta ação policial contou com a presença do serviço veterinário municipal de Beja.

Continue Reading

Portugal

Morreu Carlos Caçador Durão, primeiro autarca de Barrancos em Democracia

Hoje morreu Carlos Caçador Durão, com 89 anos, o primeiro presidente da Câmara de Barrancos eleito em democracia, segundo o avançado pelo presidente do município Leonel Rodrigues à agência Lusa.

A Câmara de Barrancos decretou três dias de luto nacional, desde hoje até sábado, encontrando-se a bandeira do município a meia haste.

Leonel Rodrigues recorda o antigo autarca como “aquele que iniciou os caminhos da democracia em Barrancos e a ele se devem as primeiras obras em democracia”, pelo que são “importantíssimas estas honras e respeito por alguém que foi presidente de câmara”.

O funeral do antigo autarca irá realizar-se na sexta-feira, às 10:00 no cemitério da vila.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Serpa : III Festival Território Hospitalário

O Festival Território Hospitalário regressa a Serpa nos dias 20 e 21 de agosto para nos transportar até à época das Cruzadas e da Reconquista Cristã. O Castelo de Serpa irá acolher diversas atividades de recriação histórica, demonstrações de combate e de tratamento de feridos, jogos e teatralizações.
O Festival resulta de uma candidatura no âmbito do fomento da cooperação transfronteiriça na Euroregião Andaluzia – Alentejo – Algarve, aprovada pela Junta da Andaluzia, que junta como parceiros os municípios de Aracena, Aroche e Serpa, e pretende promover uma agenda cultural comum ligada à história medieval deste território, com o intuito de consolidar a cooperação institucional e divulgar o património da região.
As atividades do Festival têm início em Aracena, com a Muestra de Música Antigua Castillo de Aracena, de 10 a 14 de agosto, seguindo-se em Aroche a Noche de las Velas de Aroche, a 13 de agosto, e terminando nos dias 20 e 21, em Serpa, com a iniciativa “Hospitalários: das Cruzadas à Reconquista Cristã”.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS