Connect with us

Portugal

Programa regional Alentejo 2020 atingiu 60,1% de execução no final do ano

A taxa de execução do programa operacional regional Alentejo 2020 aumentou cerca de 20 pontos percentuais, num ano, atingindo os 60,1%, no final de 2021, revelou hoje o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

“Houve um aumento muito significativo”, o qual permite ao Alentejo “estar ao nível de outras regiões de convergência e ter capacidade de exigência e reivindicativa” para que “não perca verbas nos próximos quadros”, afirmou à agência Lusa o presidente da CCDR do Alentejo, António Ceia da Silva.

O responsável indicou que, quando foi eleito presidente da CCDR, nas eleições realizadas em outubro de 2020, a taxa de execução do programa Alentejo 2020 encontrava-se em “34,2%” e, no final desse ano, atingiu “os 40%”.

“Esta taxa foi de 60,1%, no final de 2021”, congratulou-se, sublinhando que a subida da execução do Alentejo 2020 foi na ordem dos 20 pontos percentuais, num ano.

Segundo o presidente da CCDR do Alentejo, desde 2014, altura em que arrancou o atual quadro comunitário, já “foram injetados na economia da região, em termos globais, cerca de 667 milhões de euros de pagamentos”.

“Só em 2021, foram 204 milhões de euros”, realçou Ceia Silva, que considerou que o Alentejo 2020 teve “uma execução notável” no ano passado e destacou a contribuição dos técnicos e equipa de gestão, bem como dos promotores dos investimentos.

Em relação aos outros programas operacionais regionais do país, “ultrapassámos o Algarve e estamos ao nível do Centro e do Norte, com pequenas diferenças percentuais”, vincou.

Em comunicado, a CCDR referiu que o programa Alentejo 2020, ao atingir uma taxa de execução de 60,1%, no final do ano, ultrapassou “os compromissos e metas contratualizados com a tutela”.

Este resultado, frisou, “foi conseguido num contexto extremamente difícil”, devido a constrangimentos provocados pela pandemia de covid-19 e pelo aumento significativo dos preços dos materiais e matérias-primas.

O programa comunitário Alentejo 2020 tem uma dotação global de cerca de 1.082 milhões de euros.

Lusa

Continue Reading

Portugal

Covid-19 : Dose de reforço disponível em “casa aberta” para mais de 80 anos

A partir de hoje, as pessoas com 80 anos ou mais podem receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 na modalidade de “casa aberta”, segundo o anunciado pelo Direcção-Geral da Saúde.

“A modalidade casa aberta passou hoje a estar disponível para os cidadãos com 80 ou mais anos que cumpram os critérios de elegibilidade para receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19”, segundo o comunicado da DGS.

De acordo com o comunicado, até ao momento, cerca de 380 mil pessoas com mais de 80 anos já receberam a segunda dose de reforço, tal como os utentes elegíveis residentes em lares.

Continue Reading

Portugal

Pias : “Quem faz um Jordão guarda a tradição”

Decorrem, de 23 a 29 de junho, o Jordão em Pias.

O Jordão é feito numa casa com cerca de vinte metros quadrados aproximadamente. A casa é forrada de folhas de faias e o chão forrado a tábua.

O altar é revestido a alecrim e erva-cidreira, obrigatoriamente com murta e uma lata verde, é mole à frente e tem um lago de S. João Baptista onde as crianças e os adultos improvisam um batismo, molhando a testa.

A montagem do Jordão obedecia a uma fé, sendo uma forma de pagamento de promessas. Há mais de cem anos que em Pias se cumpre esta tradição.

Continue Reading

Sociedade

30ª edição da feira da PIMEL teve início fulguroso 

Teve ontem (23 de junho de 2022) início a 30.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, certame que não podia ter começado da melhor forma com muita animação nas atividades desenvolvidas, nas tasquinhas e, no final da noite, com a presença de David Carreira no Palco Principal da feira. 

O “pontapé de saída” da PIMEL foi dado ao fim da tarde no Pavilhão Gracieta Baião, com a presença do inevitável Toy, que surpreendeu os presentes com a apresentação do Hino de Alcácer, da autoria do próprio. À mesma hora, no picadeiro, dava-se um conjunto de batismos a cavalo com a Escola de Equitação “Entre Amigos – Atividades Equestres”, da Herdade de Montalvo. Depois, no recinto, deu-se a abertura do Espaço Infantil. Seguidamente, começaram as atuações: primeiro, uma aula de zumba com o projeto Sempre em Forma (CCBSJOQ) no palco secundário da feira e, depois, no mesmo local, a atuação do Grupo Coral do Torrão e do Grupo Coral Alma Alentejana, ambos da Sociedade 1º Janeiro Torranense. Voltando ao picadeiro, realizou-se uma demonstração de domesticação, massagem e relaxamento de cavalos com Horse Whisperer José Godinho & Horse Repsol. O dia fechou com o aguardado concerto de David Carreira, que encheu o palco principal do certame, e com o Tributo a Bon Jovi, no palco secundário. Para os mais persistentes, esteve guardada a atuação da renomada DJ Rita Mendes, que animou as hostes pela noite fora no palco principal. 

A PIMEL 2022 decorre durante os dias 23, 24, 25 e 26 de junho no novo Parque Urbano de Alcácer do Sal. O foco deste certame incide nas atividades desempenhadas por entidades, associações, empresas e artesãos, relacionadas com os produtos endógenos, como o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite e o vinho, assim como a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local, havendo também lugar a exposições de gado e máquinas agrícolas, animação, Espaço Criança, tasquinhas, comboio turístico, wine bar, atividades equestres e à PIMEL Kid’s Cup. 

“Parabéns, PIMEL – 30 edições” é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, com cofinanciamento pelo Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo, e tem por foco a comemoração das 30 edições do certame. O evento conta com a transmissão radiofónica por parte da TDS. 

Continue Reading

Portugal

 Évora : Jovem de 22 anos detido por tráfico de droga

O Comando Territorial de Évora, através do Destacamento de Trânsito de Évora, no dia 23 de junho, deteve um homem de 22 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Évora.

No âmbito de uma ação de patrulhamento rodoviário, os militares da Guarda abordaram o condutor de um motociclo, sendo que o mesmo tentou encetar uma fuga. No decorrer da ação policial o sujeito foi detido, tendo sido apreendidas 69 doses de MDMA, bem como 100 euros em numerário.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Évora.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS