Connect with us

Sociedade

Presidente finlandês liga a Putin e recebe um “aviso”

O presidente finlandês ligou a Putin, a propósito da adesão do seu país à NATO, com o propósito de evitar mais tensões, como mostra a reportagem da CNN Portugal.

Sauli Niinistö relatou que o que transmitiu ao homónimo ucraniano foi o desejo de reforçar a segurança e que isso seria possível com a adesão do país que preside à NATO, segurança essa que ficou comprometida com a invasão russa à Ucrânia.

Avança ainda que a Finlândia irá assumir todas as responsabilidades e que não deve nenhuma explicação à Rússia.

Em resposta ao presidente ucraniano, Vladimir Putin declarou que trocar a neutralidade pela adesão à Nato é um erro.

Sauli Niinistö

Continue Reading

Portugal

Morte de recém-nascido investigada pela PJ

Este domingo, por volta das 23h30, um recém nascido foi encontrado no lixo em Belas, Sintra.

Segundo o avançado por fonte da Proteção Civil ao CM, no que diz respeito à mãe da criança, trata-se de uma jovem de 22 anos, que deu entrada no Hospital Amadora-Sintra em estado grave, com hemorragias. Apresentava sinais de ter dado à luz em fim de tempo, contudo sem sinal da criança.

Momentos depois do bebé ter sido encontrado, o pai da jovem , começou por relatar que tinha ido ao lixo para se desfazer de umas toalhas e só depois confessou ter sido ele quem deitou o bebé ao lixo.

Quando os bombeiros chegaram ao local a criança ainda tinha sinais vitais, contudo acabou por não resistir, acabando por morrer no local.

De acordo com o CM a PSP já esteve no local a recolher indícios, de forma a compreender o sucedido e a PJ também já está a par do caso.



Continue Reading

Portugal

Festival TassJazz oferece noites de jazz em Odemira 

Entre os dias 27 de junho e 2 de julho, o melhor do jazz regressa à vila de Odemira, com a 17ª edição do Festival TassJazz, para várias noites de jazz, com entradas livres, entre o Quintal da Música e o Cerro do Peguinho, numa iniciativa promovida pelo Município de Odemira. Após dois anos de interregno, grandes nomes do jazz nacional sobem ao palco do Cerro do Peguinho: os grupos Noa Trio e Alma Nuestra (projeto com Salvador Sobral), a banda Loosense e a trompetista Jéssica Pina no sábado.

O TassJazz inicia-se com workshops de cordas e percussão, no Quintal da Música, dinamizados pelos músicos Vasco Agostinho (cordas) e Michael Lauren (percussão), nos dias 27 e 28 de junho.

No dia 30 de junho, o Quintal da Música recebe um concerto pela Associação Jazz e Não Só.

Na noite de sexta-feira, dia 1 de julho, o ambiente jazz muda-se para o Cerro do Peguinho, com espetáculos pelos Noa Trio e Alma Nuestra (um projeto com Salvador Sobral). No sábado, as atenções vão para a banda Loosense e a trompetista Jéssica Pina (artista convidada por Madonna para integrar a Madame X worldtour).

FESTIVAL TASS JAZZ 2022

Quintal da Música

30 junho (quinta-feira, 21h30) – Combo da Associação Jazz e Não Só

Cerro do Peguinho

1 julho (sexta-feira, 21h30)

NOA TRIO

Soa a sexteto, desdobra-se facilmente numa orquestra. O teclado trabalha às ordens do piano e do inexistente baixista, a bateria acumula funções com a percussão e a guitarra multiplica-se e viaja por todo o espectro auditivo.

Nuno Costa – guitarras | Óscar Graça – piano e teclados | André Sousa Machado – bateria e percussão

ALMA NUESTRA

O grupo surgiu no momento em que dois nomes já bem conhecidos do panorama musical português, Salvador Sobral e Victor Zamora, resolvem juntar a bagagem e embarcar numa nova viagem musical e quando a América do jazz e da improvisação abraça a América dos boleros e do calor. Mostram como é possível criar novos trilhos musicais, surgindo interpretações muito singulares de canções já bem conhecidas.

Salvador Sobral – voz, Victor Zamora – piano, Nelson Cascais – contrabaixo, André Sousa Machado – bateria

2 julho (sábado, 21h30)

LOOSENSE

Com dois discos editados, “Doze” (2018) e “Saloon” (2019), a banda mistura vários estilos musicais nas composições, do funk ao jazz, passando pelo hip-hop, gospel e soul.

Pedro Nobre – bateria, Iuri Oliveira – percussão, João Completo – baixo, Diogo Marrafa – guitarra, Rafael Gil – guitarra, Diogo Costa – teclas, Gonçalo Mahú – teclas, Ivo Rodrigues – trompete, Rúben Silva – saxofone alto, José Zambujo – saxofone tenor

JÉSSICA PINA

Jéssica Pina está desde tenra idade nos caminhos do seu instrumento de eleição: o trompete. O trilho percorrido até aqui, com formação jazzística, levou-a ser convidada por Madonna para integrar a digressão MADAME X worldtour. Regressa a Portugal e investe na edição do EP “Vento Novo”.

Jéssica Pina – trompete e voz, Eron Gabriel – bateria, Giovanni Barbieri – teclado 

Continue Reading

Portugal

Caso Jéssica : “Uma denúncia pode evitar uma morte”, diz Marques Mendes

Luís Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, abordou um dos acontecimentos mais falados do momento, um caso que chocou o país, a morte de Jéssica, a menina de três anos que morreu vítima de maus-tratos, em Setúbal.

Avança ainda que, apesar de considerar que é à Polícia Judiciária e à justiça “que compete investigar, acusar e depois punir”, há que refletir acerca de quem são os culpados, “porque é que são responsáveis e “como é que chegamos aqui”.

Trata-se de ” uma responsabilidade da comunidade”, uma vez que os maus tratos a que a criança era sujeita são conhecidas por todos, Jéssica “era mal tratada na frente de toda a gente pela mãe e aparecia muitas vezes com fome”.

No que diz respeito ao facto de ninguém ter feito uma denúncia, o comentador afirma que “ninguém chamou as autoridades” e que “a comunidade tem que perceber que muitas vezes tem de ajudar as autoridades”. “Uma denúncia pode evitar uma morte” reforçou.

Continue Reading

Sociedade

Espanha lidera projeto para retirar 8.000 toneladas de cereais da Ucrânia

Segundo as estimativas feitas pelas Nações Unidas, cerca de 180 milhões de pessoas residentes em 41 países podem vir ser severamente prejudicados com a crise alimentar intensificada pela guerra.

De forma a lutar contra o cenário atual, o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez considera urgente a saída das culturas de cereais ucranianas, travadas pela Rússia, culturas essas que atingem mais de 20 milhões de toneladas.

Segundo o anunciado pelo chefe do Estado espanhol, a Espanha encabeça um projeto público-privado que irá possibilitar a retirada de 8.000 toneladas de cereais nos próximos três meses, os quais, serão posteriormente armazenados em vários asilos nos portos mediterrânicos de Espanha.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS