

Economia
Preços da gasolina e gasóleo aumentaram em dezembro – ERSE
Os preços médios do gasóleo e da gasolina simples 95 aumentaram em dezembro, face a novembro, 3,6% e 1,8% respetivamente, mas ainda com valores abaixo dos de fevereiro, informou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
No gasóleo simples, o preço de venda ao público (PVP) médio, que em outubro atingiu o valor mais baixo dos últimos quatro meses, diminuindo 0,6% face a setembro, aumentou em novembro 0,2% face a outubro, e em dezembro aumentou 3,6% face ao mês anterior, lê-se no boletim mensal do mercado de combustíveis da ERSE.
“O PVP do gasóleo simples aumentou (+3,6%), em dezembro, face a novembro. Embora seja o quarto aumento em 2020, o PVP médio nacional permanece 8,3% mais barato do que em fevereiro”, destaca o regulador.
Já a gasolina simples 95, que em outubro manteve o preço médio, face a setembro, e em novembro diminuiu 1,1%, face a outubro, aumentou em dezembro 1,8%, face ao mês anterior.
“Embora seja o quarto aumento sucedido em 2020, o PVP permanece 6,7% mais barato face ao valor registado em fevereiro”, destaca a ERSE, adiantando que a componente do PVP de maior expressão corresponde a impostos, que representou em dezembro aproximadamente 65% do total da fatura da gasolina.
Na gasolina, a cotação internacional e o respetivo frete passaram a representar 18,7% e nos gasóleos, diz o regulador, a maior fatia do PVP paga pelo consumidor corresponde à componente de impostos, seguida do valor da cotação internacional e frete, sendo que esta aumentou face ao mês anterior, acompanhando o comportamento sucedido em novembro.
Quanto ao preço médio de venda ao público do GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) Auto, diminuiu em dezembro 0,1% face a novembro: “Ainda assim, o PVP médio nacional permaneceu 6,0% mais barato do que em fevereiro”, diz a ERSE.
Em contrapartida, a cotação e o frete aumentaram 2,4% na composição do PVP, representando os impostos e a margem de comercialização cerca de 3/4 do preço suportado pelo consumidor, tendo a margem sofrido uma redução face a novembro.
Segundo o regulador, os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost’.
Braga e Santarém registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos, enquanto Bragança e Beja foram os distritos os mais caros.
Viana do Castelo e Vila Real registaram, para Portugal continental, a garrafa de GPL (butano e propano) com o menor custo, já Setúbal, Beja e Faro apresentam os preços mais elevados.
Lusa
- Portugal2 dias ago
Portugal com 34 mortes e 394 casos de infeção nas últimas 24 horas
- Portugal2 dias ago
ALTER DO CHÃO: A Fonte Luminosa volta a ganhar luz
- Portugal2 dias ago
Autarca recusa ser vacinado enquanto não o forem todos os bombeiros do concelho
- Sociedade2 dias ago
Grupo armado assalta loja de área de serviço na A7
- Alentejo1 dia ago
Antigo vereador concorre pelo Nós, Cidadãos! à Câmara de Estremoz
- Alentejo2 dias ago
Agência de Desenvolvimento do Alentejo quer Escola de Saúde no plano
- Sociedade2 dias ago
PSP impede ajuntamento em restaurante no Bairro Alto
- Desporto1 dia ago
Ricardinho substituído por Pauleta na seleção portuguesa de futsal
- Desporto2 dias ago
Jorge Jesus admite que equipa do Benfica está “num momento difícil”
- Alentejo2 dias ago
ASAE encerra ginásio em Portalegre
- Sociedade2 dias ago
Mais 420 pessoas detidas pela GNR na última semana em todo o país
- Portugal2 dias ago
GNR Detenção ilícita de espécies cinegéticas em cativeiro