Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Vídeo : Portugal passa à final do Festival da Eurovisão 

Portugal está na final da Eurovisão. Maro, a compositora e cantora que conquistou os europeus com o seu tema “Saudade,Saudade”. Ontem foram escolhidos os primeiros 10 finalistas do festival. Este ano o país anfitrião é a Itália que já tem passagem direta para a final.

MARO é o nome artístico da compositora e cantora de 26 anos, Mariana Fonseca. A artista ganhou o Festival RTP da Canção 2022 e é detentora da voz que irá representar Portugal no Festival da Canção.

Até à data Portugal já participou 52 vezes no Festival Eurovisão da Canção, tendo sido a primeira em 1964.

Em 2017, foi a primeira vez que Portugal se consagrou como vencedor no Festival Eurovisão da Canção, realizado em Kiev, Ucrânia com a canção “Amar pelos Dois”interpretada por Salvador Sobral.

Portugal

Feira de Castro regressa no terceiro fim-de-semana de outubros dias 14, 15 e 16

A tradição volta a cumprir-se no terceiro fim-de-semana de outubro!

Após dois anos de interregno devido à pandemia Covid-19, a Feira de Castro, a maior e mais emblemática feira tradicional do sul do país e ponto de encontro e de convívio entre familiares e amigos, comerciantes e fregueses, está de regresso nos dias 14, 15 e 16 de outubro.

Neste fim-de-semana e, paralelamente à animação da própria Feira, a Câmara Municipal de Castro Verde dinamiza um programa cultural que arranca logo sexta-feira, dia 14, pelas 18h00, com a Abertura da Feira de Produtos Locais, na Rua Fialho de Almeida, e animação de rua com o grupo Next Combo, às 18h00 e às 21h00, na Praça da República e ruas da Feira.
À noite, a Praça da República é palco para diferentes concertos. Após o espetáculo com o popular “José Malhoa” (22h00), sobe ao palco o músico “Mizzy Miles” (23h30), para um concerto que promete muita animação.
No sábado, 15 de outubro, o dia começa com animação de rua com o grupo PorBatuka, às 11h00 e às 15h00. Neste dia, destaque para o 3º Encontro de Castrenses na Diáspora que se realiza pelas 12h30, na EB2,3 Dr. António Francisco Colaço, e que tem como objetivo reunir num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho.
Pelas 18h30 será inaugurada no Fórum Municipal a exposição coletiva “Este silêncio que se ouve e se escreve”, do movimento IP2N4 Art, que reúne um conjunto de trabalhos em pintura e escultura de sete artistas alentejanos.
O sábado traz ainda à Praça da República o grupo “Sangre Ibérico” (22h00) e o projeto “Route N2” (23h30). A partir das 01h00, cabe ao DJ Pedro Simões (RFM / FridayBoyz) animar o público presente.

No domingo, 16 de outubro, Castro Verde recebe a partir das 14h00, junto à Igreja dos Remédios, o Programa de Televisão “Somos Portugal” da TVI.
Paralelamente e, ao longo dos três dias, há outras iniciativas a decorrer no âmbito do programa cultural da Feira de Castro, como o já habitual Desfile de Corais, que este ano conta com a participação de cinco grupos, o Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, Cante ao Despique e Baldão, que assinala a sua 30ª edição, Folclore Algarvio com o Rancho Folclórico do Algoz, e Feira de Aves, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde.

Continuar a ler

Portugal

Aluno de 18 anos esfaqueia colega de 14

Esta segunda-feira, um aluno de 18 anos, foi esfaqueado por um colega de 14, na Escola Básica e Secundária de Águas Santas, na Maia.

A agressão ocorreu no interior da escola, por volta das 11h35, segundo o avançado à Lusa por fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

Nas operações de socorro estiveram envolvidos seis operacionais, apoiados por três viaturas.

A PSP também este no local.

Continuar a ler

Portugal

Espanha trava transferências de águas do rio Douro para Portugal

Ao contrário do assumido anteriormente pelo governo espanhol as transferências de água para Portugal foram interrompidas.

Esta segunda-feira o Ministério da Transição Ecológica de Espanha ordenou à entidade espanhola Confederação Hidrográfica do Douro, que interrompesse a transferência de água do rio Douro para Portugal. Transferência essa acordada nos termos da Convenção de Albufeira, segundo o avançado pelo  El Periódico de España, citado pelo Jornal Público.

Segundo o jornal espanhol, “a medida ameniza o desconforto e preocupação das comunidades regantes e dos municípios ribeirinhos que ameaçavam com mobilizações imediatas caso a transferência de água para Portugal não fosse interrompida.

Esta decisão do governo espanhol ocorre após os autarcas espanhóis terem enviado uma missiva ao ministério onde expressam o “total desacordo com a política destrutiva que a Confederação Hidrográfica do Douro tem realizado com os reservatórios da província e, especialmente, com Ricobayo”.

Esta nova decisão que visa a interrupção na transferência de água para Portugal vai contra a posição assumida anteriormente pelo ministério, que tinha assegurado que as decisões relativas à redução do caudal não são tomadas “de forma discricionária ou de acordo com considerações caprichosas”, mas sim tendo em conta o regime de caudal estipulado na Convecção de Albufeira há mais de 20 anos.

Em declarações ao El Periódico de España, o governo espanhol relatou que em algumas bacias hidrográficas será “complicado cumprir integralmente o Acordo de Albufeira”.

Portugal e Espanha chegaram a acordo de que seria imperativo atender aos usos prioritários nos dois lados da fronteira e preservar o bom estado ecológico dos caudais dos rios, sobre o compromisso mútuo de gerir as bacias hidrográficas partilhadas “com lealdade e de forma solidária na atual situação de seca”.

Continuar a ler

Portugal

Vendas Novas organiza semana dedicada à aeronáutica

Entre 1 a 5 de outubro, Vendas Novas recebe a Semana Aeronáutica, com eventos que se dividem entre a Biblioteca Municipal e o Aeródromo do Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), numa coorganização do Clube de Aeromodelismo e do Município de Vendas Novas.

No primeiro dia deste evento, a 1 de outubro, será projetado pelas 17h00, na Biblioteca Municipal, o Documentário “Atlântico Sul – As Viagens Aéreas dos Portugueses”, assinalando os 100 anos da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, momento este seguido de debate (coorganizado pela Lusitânia 100).

No dia seguinte, domingo, 2 de outubro, as atenções irão virar-se para o Aeródromo do RA5, das 9h00 às 18h00, com a realização do 19.º Encontro de Aeromodelismo, que contará com aterragem de paramotores, exposição estática e voo de aeromodelos, bem como realização de demonstrações.

No dia 5 de outubro, também no mesmo local, decorrerá a 3ª edição do Festival Aéreo “Fly In– A Primeira Viagem Aérea em Portugal”, que inclui a aterragem de aeronaves, exposição estática e voo de aeronaves, paraquedismo e batismos de voo (coorganização APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve).

Convidamos à participação neste evento para poder viver experiências diferentes das habituais, sendo que o Município dinamiza mesmo um sorteio de três batismos de voo para quem tenha espírito de aventura e seja destemido.    

A Semana Aeronáutica de Vendas Novas tem como patrocinadores a Herdade do Monte Branco, Seaside e conta com o apoio do Regimento de Artilharia N.º 5.

Programa disponível em https://www.cm-vendasnovas.pt/eventos/semana-aeronautica-de-vendas-novas/

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

ÚLTIMAS 48 HORAS