

Saúde
Ordem dos Médicos quer testes rápidos a cidadãos que estarão nas mesas de votos
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu hoje que os 140 mil cidadãos que vão estar nas mesas de voto nas eleições presidenciais, no domingo, deviam fazer testes rápidos à covid-19 para garantir uma proteção adicional.
“Em termos de eleições presidenciais vamos ter uma situação complexa porque se cada candidato a presidente tiver o seu representante, e tem direito a isso, no dia de eleições quer dizer que vamos ter quase 140 mil cidadãos nas mesas, para além das pessoas que vão votar um milhão, dois milhões”, disse Miguel Guimarães no parlamento.
Por outro lado, adiantou, existe o problema de “grandes aglomerados de pessoas” que neste momento constituem de facto um foco de preocupação, disse o bastonário dos médicos na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia onde está a ser ouvido juntamente com a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco por videoconferência.
“Mesmo que as pessoas estejam protegidas, ou aparentemente protegidas, porque infelizmente muita gente continua a não usar a máscara de forma adequada e isso é de facto um problema, portanto nós achamos, que seria interessante fazer testes rápidos aos 140 mil cidadãos que vão estar nas mesas para de alguma forma garantir que as pessoas não estejam infetadas e possa haver uma proteção adicional para quem vai trabalhar o dia inteiro”, defendeu.
Miguel Guimarães defendeu ainda ser fundamental aumentar a capacidade de testagem: “neste momento (…) temos uma positividade nos testes de 17,7%, ou seja, somos um país a nível mundial com mais positividade nos testes”.
Esta situação significa que é preciso “testar mais para identificar mais rapidamente as pessoas infetadas, isolá-las” para quebrar as cadeias de transmissão.
Nesse sentido, reiterou, “é fundamental” utilizar em massa os testes rápidos e que podem ser usados também em situações específicas de risco como é o caso das escolas, dos lares e em muitas outras situações.
Lusa
- Sociedade1 dia ago
Lisboa, Setúbal e Leiria sob aviso amarelo na quinta-feira devido à chuva
- Política1 dia ago
Lista de 101 candidatos a presidentes de câmara homologada pelo PSD
- Desporto14 horas ago
Benfica favorito para chegar à 38.ª final da Taça de Portugal, Estoril tenta segunda
- Saúde1 dia ago
Vacinação seria “passo decisivo” para o regresso às escolas
- Saúde1 dia ago
Ministra da Saúde admite professores e não docentes como prioritários para vacinação
- Cultura1 dia ago
Cançonetista Maria José Valério morre aos 87 anos
- Sociedade1 dia ago
Vários polícias apedrejados na noite de terça-feira em bairro de Oeiras
- Economia1 dia ago
João Leão regista “com agrado” suspensão de regras orçamentais em 2022
- Saúde1 dia ago
Surto na Casa do Artista com 11 infetados dos quais um está internado
- Saúde1 dia ago
Portugal com 41 mortes e 979 casos de infeção nas últimas 24 horas
- Política1 dia ago
Ferro quer saber se é constitucional projeto do Chega sobre lei da nacionalidade
- Sociedade1 dia ago
Apenas um em cada quatro hotéis tem reservas para o verão