Connect with us

Portugal

Ordem acusa tutela de querer retirar enfermeiros para vacinação através de mobilidade

A Ordem dos Enfermeiros (OE) acusou hoje o Governo de querer retirar enfermeiros de instituições de saúde para participarem no plano de vacinação contra a covid-19, através do regime de mobilidade, escusando-se assim de pagar horas extraordinárias.

Em comunicado, a OE afirma que “teve conhecimento de que vários enfermeiros estão a ser notificados a participar no plano de vacinação contra a Covid-19, através do regime de mobilidade a tempo inteiro ou a parcial”.

Desde modo, adianta, os enfermeiros que pretendam participar no plano, terão de abandonar o seu local de trabalho, deslocando-se para os centros de vacinação, dentro do horário laboral, ao invés de irem em horário pós-laboral.

“Numa altura em que se confirma que estão em falta 11,5 milhões de consultas em centros de saúde, 26 milhões de atos de diagnóstico, 126 mil cirurgias e 400 mil rastreios oncológicos (dados do Portal da Transparência), o Governo quer retirar enfermeiros de hospitais e outras instituições de saúde, onde são essenciais para a saúde dos portugueses”, salienta.

Ao mesmo tempo, critica a OE, o Governo “encontrou uma forma de não pagar horas extraordinárias”.

Para a Ordem dos Enfermeiros, trata-se de uma “medida abusiva” que “contraria completamente o que foi pedido a estes profissionais de Saúde e à OE, que contribuiu com uma lista de quase 9.000 enfermeiros que declararam estar disponíveis para participar na campanha de vacinação contra a Covid-19, fora do respetivo horário laboral ou que se encontrem desempregados”.

A OE divulga ainda e-mails que diz estarem a ser enviados pela ARSLVT aos enfermeiros em que pode ler-se: “Na sequência da disponibilidade demonstrada por V. Exa. para colaborar com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P através da integração nas equipas afetas aos Centros de Vacinação para a Covid-19, e considerado o vínculo de emprego que detém com outra entidade do Serviço Nacional de Saúde (…) a mesma apenas poderá ocorrer, reunidos os requisitos para tal, através da constituição de mobilidades a tempo inteiro ou a tempo parcial(..) .

O regime de mobilidade não altera as condições de trabalho, quer em termos de período normal de trabalho semanal, remuneração auferida, nem vínculo de emprego detido.

Dados das autoridades de saúde indicam que já foram vacinadas 3.324.285 pessoas em Portugal, dos quais 872.679 já com as duas doses.

Lusa

Continue Reading

Portugal

Avô deixa mensagem a netos que não vê há mais de cinco anos

© Pedro Luís Silva / O MINHO

“Afonso / Miguel / Abraço / Avô Manel” . É esta a frase espalhada ao longo das paredes e da Estrada Nacional 103, que faz ligação de Barcelos e Viana do Castelo, mensagem que não passa despercebida aos olhares atentos de quem lá passa, segundo o avançado pelo O MINHO.

A frase foi deixada por um avô, residente em Barcelos, que não vê os netos há mais de cinco anos, uma vez que estes vivem na Suíça e há um desentendimento com o filho, o pai das crianças.

Segundo o mesmo jornal o avô Manuel sabia que as crianças estavam de férias na zona e decidiu deixar uma mensagem, para os netos saberem que não estão esquecidos e se lembrarem do avô.

Continue Reading

Portugal

Morreu o General Almeida Bruno, que a PIDE tentou matar antes de abril de 74

© Regimento de Comandos da Amadora

Hoje morreu um dos militares de Abril, o general do Exército João de Almeida Bruno, aos 87 anos ,no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, segundo o anunciado pelo Ministério da Defesa Nacional.

Almeida Bruno nasce a 30 de Julho de 1935, na freguesia de Santa Isabel, no concelho de Lisboa. Na escola do exército foi colega de curso de Ramalho Eanes, Melo Antunes, Loureiro dos Santos e Jaime Neves.

No exercício da sua carreira militar foi distinguido com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, com as medalhas de Valor Militar e da Cruz de Guerra, e com a Ordem Militar de Avis, entre outras condecorações.

Almeida Bruno foi comandante do Batalhão de Comandos da Guiné e inspetor-geral do Exército, membro da delegação portuguesa às negociações com o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC,), em Londres, em 1974, e do Conselho de Estado.

Em dezembro de 1980 foi nomeado comandante-geral da Segurança-Pública.

Um mês antes da revolução de Abril, durante a revolta das Caldas da Rainha, em março, foi alvo de um tentativa de assassinato por parte da PIDE.

Continue Reading

Portugal

Jovem de 19 anos morre em acidente de mota que tinha comprado no dia anterior

Esta madrugada, um jovem de 19 anos morreu num despiste de moto na A1 zona do Fontão em Albergaria-a-Velha, segundo o avançado pelo CM.

De acordo com o mesmo jornal, o sinistro ocorreu por volta da 1h00 no sentido Norte/Sul. O jovem tinha comprado a mota na tarde de terça-feira na zona Porto e dirigia-se a casa em Lisboa.

Tudo indica que terá perdido o controlo da moto, tendo sido projetado para o interior do separador onde foi encontrado já sem vida pelos Bombeiros de Albergaria-a-Velha e equipa da da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Aveiro.

O óbito foi declarado no local e o corpo transportado para Gabinete de Medicina Legal de Aveiro, onde será realizada a autópsia.

Continue Reading

Alto Alentejo

Câmara de Portalegre assinala Dia Internacional da Juventude com entradas nas piscinas e museus

A 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude.

Para assinalar esta data a Câmara Municipal de Portalegre proporciona entradas livres nas piscinas municipais e espaços museológicos, para jovens até aos 29 anos de idade.

O tema definido pelas Nações Unidas para 2022 é «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades». Mais uma vez, a comemoração desta data pretende evidenciar o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resultado de recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.

Empenhada em auscultar os jovens, entender as suas necessidades, expectativas e tendências, apelando a uma maior participação cívica e tornando-os parceiros da política municipal, a Câmara Municipal de Portalegre está a reativar o Conselho Municipal de Juventude, que tem reunião marcada já para o dia 1 de setembro.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS