Connect with us

Internacional

OMS pede doação de doses da vacina contra a Covid-19 para países ricos

Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), pediu, na última sexta-feira (14), para que os países ricos se sensibilizem com a situação do resto do mundo e doem doses da vacina conta a Covid-19 para a Covax Facility (iniciativa da OMS que distribui imunizantes de maneira igualitária).

Adhanom sugeriu que os países ricos adiem a vacinação em crianças: “Entendo porque alguns países querem vacinar suas crianças e adolescentes, mas agora eu os exorto a reconsiderar e, em vez disso, doar vacinas para a Covax”, afirmou.

Vale ressaltar que os Estados Unidos já havia autorizado o início da vacinação de crianças a partir de 12 anos em todo território nacional com o imunizante da Pfizer. Os jovens acima de 16 anos estavam sendo vacinados no país.

Os países ricos que adquiriram a maioria das doses produzidos pelas farmacêutica já estão vacinando grupos de menor risco: “Mas para países de renda baixa e média-baixa, o suprimento de vacinas não tem sido suficiente nem mesmo para imunizar os profissionais de saúde, e os hospitais estão sendo inundados com pessoas que precisam urgentemente de cuidados que salvam vidas”, disse Tedros.

A OMS destacou a preocupação com países de baixa renda que possuem pouco acesso as vacinas, como Índia, Nepal, Sri Lanka, Camboja, Vietnã, Egito e Tailância. “A vacinação lenta não é uma estratégia eficaz para combater um vírus respiratório mortal”, frisou Tedros.

(Por: Beatriz Bergamin)

Advertisement

Siga-nos no Facebook

Arquivo

+ popular