Connect with us

Alentejo

Oliveiras Dialogantes em Castelo de Vide

No passado dia 15 de junho, foi inaugurado o Centro de Experiência Viva – Museu de Tifologia em Castelo de Vide, uma iniciativa da Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE) Este museu contém uma particularidade, um jardim sensorial onde é possível interagir com a natureza, neste caso com 37 oliveiras, dotadas de um identidade própria, personalidade, fisionomia e nome distinto.

O principal propósito do projeto tecnológico, “Pôr as árvores a falar” , é que as árvores interajam com crianças invisuais ou com pouca visão.

No que concerne ao funcionamento técnico, através do auxílio de aparelhos tecnológicos e através da plataforma Bluetooth, torna-se possível realizar-se um diálogo.

Numa fase posterior, os diálogos serão gravados, para que a criança possa voltar e continuar a conversa exatamente no mesmo ponto em que esta tinha ficado.

Manuel da Costa Leite, coordenador do projeto, afirmou que o principal objetivo , “seria que uma criança cega viesse aqui ao jardim e dialogasse com uma oliveira. E sentisse que o diálogo era suficientemente afável, cordial, bem construído, para ela voltar”.

Declarou ainda que, ” A criança não vai julgar que está a falar com uma árvore, mas vai ter uma confiança maior do que se calhar teria com uma pessoa. Porque a árvore também não vê, têm uma relação com o mundo pelas raízes”.

De alguma forma a criança cega irá sentir um sentimento de proximidade e de alguma forma de equidade e de respeito pelas várias formas de relacionamento com a natureza que temos. A natureza é o que é importante, as pessoas é que são importantes não é a tecnologia, afirmou o coordenador.

Com o desenvolvimento do projeto, as expetativas correspondem à implementação de várias árvores pela vila alentejano, em espaços como a muralha medieval e outros monumentos históricos.

Continue Reading

ÚLTIMAS 24 HORAS

Canal Alentejo

GRÁTIS
BAIXAR