Connect with us

Alto Alentejo

Oficina de Alimentação Viva “Semear o trigo – celebrar José Saramago”

No passado dia 16 de novembro de 2021, o Município de Montemor-o-Novo associou-se ao início das celebrações do Centenário de José Saramago, prémio Nobel da Literatura, com a iniciativa Semear o Trigo – Celebrar José Saramago, que decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

A iniciativa teve início com a leitura de excertos da obra Levantado do Chão, os quais revelaram a importância do trigo na vida da generalidade da população do Alentejo durante grande parte do séc. XX. Às leituras da obra de Saramago associou-se a apresentação de indumentária e de objetos relacionados com a cultura do trigo. 

Segurando as mesmas pequenas sementes, a segunda parte desta iniciativa consistiu na Oficina de Alimentação Viva, com a chef Mafalda da Nova Jorge. Os presentes puderam aprender a germinar vários tipos de sementes, como o trigo, e a preparar uma bebida fermentada e um pão ancestral através de sementes germinadas.

A iniciativa terminou com uma degustação dos alimentos confecionados, servindo também a ocasião para alertar para os cuidados necessários com a saúde e para os benefícios de uma alimentação saudável. Entre palavras saramaguianas, safões, alforges, talegos e outros objetos que recuperaram o ambiente do séc.XX, os participantes colocaram na terra sementes que levaram para cuidar em casa.  

Continue Reading

ÚLTIMAS 24 HORAS