Connect with us

Cultura

No interior alentejano «só resta a Igreja» – D. Francisco Senra Coelho

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, sente que é “um privilégio” ter o santuário da Rainha de Portugal mas lamenta a desertificação do interior do Alentejo onde “só resta a Igreja”.

“Nas visitas pastorais que faço às comunidades do interior alentejano, ouço o desabafo que tudo foi partindo, encerraram os correios, ficou só o multibando, já não têm a possibilidade de apoio médico, porque o centro de saúde não presta serviço, e dizem-me: só resta a Igreja, quem vem cá é o senhor prior, não vem cá mais ninguém”, refere, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O prelado teve de interromper a visita pastoral a Elvas, no passado dia 13 de março, devido à pandemia, mas recorda que esta realidade de desertificação do Alentejo “exige um olhar atento” e a presença da Igreja é “mais que nunca muito importante”.

“Alguns acrescentam que “além da Igreja temos o cemitério”, esta é uma realidade que exige um olhar atento porque não podemos esquecer o investimento nas pessoas, na maior riqueza de Portugal, o povo, as gentes, as pessoas… quando se abandona o interior, não há política correta, a desertificação paga-se caro”, considera. 

O arcebispo de Évora defende que o interior “merecia uma discriminação positiva, para que fosse apelativo investir no interior” e destaca que as visitas pastorais são sempre momentos altos da vida da arquidiocese. 

“Aí, a Senhora da Conceição é sempre quem vai à frente, assume a referência, modelo de evangelização, chega em cortejo automóvel, recebida em festa, percorre as ruas das aldeias, e fica na igreja paroquial na primeira semana de visita”, descreve.

D. Francisco Senra Coelho conta ainda que nas visitas pastorais em cada paróquia, com semana de preparação e semana de missão, o arcebispo vai sempre na companhia da imagem da Senhora da Conceição, “padroeira da arquidiocese”.

“Temos o privilégio de ter este santuário, da Rainha de Portugal, onde podemos fazer uma referência provada da sua fidelidade como mãe e inspirar a ser uma Igreja fiel à vocação de maternidade”, aponta.

O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original.

A ligação entre Portugal e a Imaculada Conceição ganhara destaque em 1385, quando as tropas comandadas por D. Nuno Alvares Pereira derrotaram o exército castelhano e os seus aliados, na batalha de Aljubarrota.

Em honra a esta vitória, o Santo Condestável fundou a igreja de Nossa Senhora do Castelo, em Vila Viçosa, e fez consagrar aquele templo a Nossa Senhora da Conceição.

A antiga igreja de Nossa Senhora do Castelo, espaço onde se ergue atualmente o santuário nacional, afirmou-se nos finais do século XIV como o primeiro sinal desta devoção, em toda a Península Ibérica.

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Advertisement

Últimas

Portugal2 minutos ago

Pedro Nuno Santos diz que PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta

O dirigente socialista Pedro Nuno Santos defendeu hoje que o PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta,...

Portugal29 minutos ago

Portugal pode aproveitar tensão Pequim/Camberra para exportar mais vinho para China

O presidente da Associação Comercial Internacional para os Mercados Lusófonos (ACIML) disse hoje à Lusa que Portugal pode aproveitar a...

Portugal1 hora ago

Sonae passa a deter 80% da Sonae Sierra após compra de ações da Grosvenor por 82 ME

A Sonae vai reforçar a sua posição na Sonae Sierra para 80%, após a compra das ações da Grosvenor por...

Groundforce Groundforce
Portugal2 horas ago

Estado tem “dever de salvaguardar” direitos dos trabalhadores da Groundforce

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Groundforce defendeu hoje que o Estado tem o “dever de salvaguardar” os direitos dos...

Portugal2 horas ago

Igualdade e queixas da pandemia reuniram centenas de pessoas em protesto no Porto

Várias centenas de pessoas responderam hoje ao apelo do Movimento Democrático das Mulheres (MDM) manifestando-se, no Porto, a favor da...

Portugal3 horas ago

JP elege Francisco Camacho como novo líder que promete mobilização para as autárquicas

O Congresso Nacional da Juventude Popular (JP), realizado online, elegeu hoje o candidato único Francisco Camacho como novo presidente, que...

Portugal3 horas ago

Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República vai ter mais de 60% de mulheres nas suas casas Civil e Militar no segundo mandato,...

Portugal3 horas ago

MAI impõe números mínimos de mulheres nas forças de segurança pela igualdade de género

 Ministério da Administração Interna vai incluir nas regras de recrutamento em 2021 indicadores mínimos de 15% de mulheres na incorporação...

Portugal9 horas ago

Covid-19: Visitas aos utentes dos lares em Moura vão ser retomadas segunda-feira

As visitas aos utentes dos lares de idosos do concelho de Moura (Beja) vão ser retomadas a partir de segunda-feira,...

Portugal9 horas ago

GNR vai estar nas estradas a fiscalizar veículos pesados na próxima semana

A GNR vai levar a cabo uma operação de fiscalização intensiva de veículos pesados em todo o país, ao longo...

Saúde1 dia ago

Índice de transmissibilidade de 0,71 no continente, Açores e Madeira acima de 1

O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está nos 0,71 em Portugal continental, representando uma tendência decrescente de...

Portugal1 dia ago

Covid-19: Farmacêuticos começam a ser vacinados na segunda-feira

Os farmacêuticos vão começar a ser vacinados contra a covid-19 a partir de segunda-feira, no âmbito das prioridades estabelecidas para...

+ popular

%d bloggers like this: