Connect with us

Cultura

Museu do Chiado reforça presença virtual com conversas, filmes e cursos de desenho

O Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, criou um novo programa ‘online’ para manter contacto com o público em confinamento, através de conversas, glossário de arte, filmes e entrevistas a artistas, além de cursos gratuitos de desenho.

Depois de ter realizado um “Diário das Pequenas Coisas”, durante o primeiro confinamento, quando todos os espaços culturais encerraram, em março de 2020, o museu reforçou novamente a presença ‘online’ com um novo programa sob o título “Dilemas Quotidianos”, baseado na exposição “Dilema de ser e parecer. O retrato na pintura, fotografia e escultura (1850-1916)”, inaugurada no museu, em novembro.

O objetivo da diretora do MNAC, Emília Ferreira, é “tentar ter atividades para todas as idades e para todos os públicos”, nesta nova fase de encerramento para conter a pandemia covid-19.

O programa conta com informação em torno das obras patentes, a rubrica “Histórias do Bairro”, em que se destacam memórias do Chiado, onde o museu está localizado, um glossário de arte, leituras de obras e ainda a rubrica “O que esta obra me conta”.

Ao fim de semana, decorre uma programação especial, para crianças e adultos, com dois cursos de desenho.

O curso para crianças começou no sábado, e está a ser orientado por Nelson Ferreira, especialista em técnicas de antigos mestres europeus, nomeadamente pintura a óleo flamenga, técnicas barrocas a óleo, assim como desenho e pintura académica do século XIX.

Estudou pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e continuou estudos na Prince’s Foundation, em Londres.

Foi por duas vezes o artista convidado pela National Portrait Gallery, nomeadamente para ensinar técnicas de desenho do Renascimento, durante a exposição de desenhos dos artistas Hans Holbein, o Jovem, e de Leonardo da Vinci, na instituição.

Em Portugal, deu cursos de técnica de pintura flamenga primitiva no Museu Nacional de Arte Antiga, na Universidade Autónoma de Lisboa e na Galeria Monumental, entre outras instituições, e é formador de artistas da Walt Disney, ensinando desenho e pintura às equipas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

A partir de 31 de janeiro, começará um novo curso de desenho, orientado por António Faria, artista e designer formado no Instituto de Arte, Design e Empresa (IADE), onde foi professor entre 1992 e 1998, e em artes plásticas no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.

Obteve o segundo Prémio na Bienal Arte Olímpia em Tóquio (2015) e o Prémio de Excelência na mesma Bienal (2019).

Em 2019, apresentou a instalação “Observatório”, no Museu de Serralves, no Porto, e, em 2020, realizou a exposição “O Desenho. Força que nasce do silêncio”, no Museu do Côa, em Foz Coa, assim como a exposição “O Elogio da Melancolia”, no Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Ambos os cursos decorrem às 11:00, em direto através da plataforma zoom, e serão gratuitos para o público, com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp, mantendo-se durante as várias semanas do confinamento.

As crianças que participarem no curso de desenho de Nelson Ferreira, e que queiram visitar o museu, quando reabrir, podem levar o seu trabalho, e terão entrada gratuita para si e para a família, durante um período de dois meses após o final do confinamento.

No dia 29 de janeiro, às 16:00, também através da plataforma digital zoom, começará um ciclo de conversas em torno do retrato, ainda a pretexto da exposição “Dilema de Ser e Parecer”, que continuará todas as sextas-feiras, à mesma hora, até dia 16 de abril, igualmente de acesso gratuito, segundo a diretora do museu.

Ao longo do confinamento, a página do Facebook do Museu Nacional de Arte Contemporânea irá ainda partilhar filmes, entrevistas e depoimentos de artistas.

Lusa

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Advertisement

Últimas

Saúde2 horas ago

Surto na Casa do Artista com 11 infetados dos quais um está internado

O número de infetados no surto de covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, é de 11 pessoas, uma das...

Saúde2 horas ago

Vacinação seria “passo decisivo” para o regresso às escolas

Os diretores escolares defenderam hoje que a vacinação contra a covid-19 de trabalhadores docentes e não docentes seria um “passo...

Saúde3 horas ago

Açores com 10 novos casos em São Miguel e seis recuperações

Os Açores detetaram nas últimas 24 horas 10 novos casos positivos de covid-19, todos na ilha Miguel, a maior e...

Sociedade3 horas ago

Vários polícias apedrejados na noite de terça-feira em bairro de Oeiras

Vários polícias foram apedrejados na noite de terça-feira no bairro dos Navegadores, na freguesia de Porto Salvo, em Oeiras, no...

Saúde5 horas ago

Portugal com 41 mortes e 979 casos de infeção nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje 41 mortes relacionadas com a covid-19 e 979 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo...

Portugal5 horas ago

Recolocação de postes no Alto Tâmega não carece de EIA

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, afirmou hoje no parlamento que a recolocação de alguns postes de...

Economia8 horas ago

O risco de pobreza afeta17,2% dos portugueses, mas disparava sem apoios sociais

Mais de 12% da população portuguesa estava em 2019 numa situação de pobreza persistente e 17,2% em risco de pobreza,...

Sociedade9 horas ago

Lisboa, Setúbal e Leiria sob aviso amarelo na quinta-feira devido à chuva

Os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por...

Saúde10 horas ago

Ministra da Saúde admite professores e não docentes como prioritários para vacinação

A ministra da Saúde admitiu hoje que os professores e o pessoal não docente possam ser incluídos como prioritários para...

Sociedade11 horas ago

Participações de crimes de violência doméstica baixam 6% para 27.609 em 2020

O número de ocorrências por crimes de violência doméstica participadas à Guarda Nacional Republicana (GNR) e à Polícia de Segurança...

Desporto12 horas ago

Europeus atletismo: Inevitável esperar medalhas, com Pichardo e Dongmo

Três dos atletas portugueses que vão competir de quinta-feira a domingo nos Europeus de atletismo estão no ‘top-3’ do ano...

Sociedade12 horas ago

Comerciantes satisfeitos com Câmara de Lisboa mas querem mais ajuda do Governo

 Associações representativas do comércio, restauração e hotelaria manifestaram-se hoje satisfeitas com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa aos empresários...

+ popular

%d bloggers like this: