Connect with us

Alto Alentejo

Município de Portalegre organiza iniciativa “Pratica + – Férias Desportivas de Natal”, de 20 a 30 de dezembro

Dirigida a crianças e jovens entre os 10 e os 15 anos, o Município de Portalegre irá organizar a iniciativa “Pratica +” – Férias Desportivas de Natal”, que se irá realizar entre os dias 20 a 22 e de 27 a 30 de dezembro, entre as 9h00/12h30 e as 14h/17h.
Pretende-se com esta iniciativa estimular e incrementar o gosto pela prática desportiva nas crianças e jovens, fomentar hábitos de vida mais saudáveis e contribuir para ocupar os tempos livres no momento de interrupção letiva, salvaguardando sempre a segurança e o respeito pelas orientações sanitárias em vigor.
As crianças e jovens poderão praticar atividades de Atletismo, Andebol, Futebol, Movimento Expressivo, Dança, Jogos Tradicionais, Tiro com Arma de Ar Comprimido e está prevista ainda uma visita cultural aos espaços museológicos da cidade.
Este projeto decorrerá nas instalações da Escola Mouzinho da Silveira.

Inscrições até dia 15 de dezembro e mais informações:

Município de Portalegre – Serviço de Educação | 245 307 400 | servico.educacao@cm-portalegre.pt

Continue Reading

Portugal

A VIII Feira Agroflorestal de Ponte de Sor Está de Regresso! 

·       Após 2 anos de interregno, a 8ª edição da Feira Agroflorestal de Ponte de Sor está de volta nos dias 8, 9 e 10 Julho 2022 com organização da AFLOSOR.

·       Dia 8, pelas 15h00, no Teatro Cinema de Ponte de Sor realizar-se-á o Colóquio – A Agricultura no Alentejo e a Interioridade – Asfixia ou Imensidão? que antecederá à Inauguração do certame.

·       3 pilares estruturantes e impulsionadores do certame – ruralidade, aproximação à comunidade, comunicação eficaz.

A AFLOSOR – Associação de Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sor, após 2 anos de interrupção, está de regresso com a organização da 8ª edição da Feira Agroflorestal, nos próximos dias 8, 9 e 10 de Julho na Zona Ribeirinha de Ponte de Sor em paralelo com as Festas da Cidade.

Antecedendo à abertura oficial do certame, e integrado no mesmo, irá realizar-se no dia 8 Julho, o Colóquio | A Agricultura no Alentejo e a Interioridade – Asfixia ou Imensidão? onde serão debatidas por um painel de oradores de enorme acuidade, as complexas questões inerentes à interioridade, com particular foco no Alentejo, nas pessoas e em especial nos que desenvolvem nesta região as suas atividades agrícola e agroflorestal.

A participação no Colóquio requer inscrição, tendo a organização dispensado um link para o efeito: https://coloquioaagriculturanoalentejoeainterioridade.eventbrite.pt

Para esta edição da Feira Agroflorestal, a organização apostou em 3 pilares estruturantes e impulsionadores do certame – ruralidade, aproximação à comunidade e comunicação eficaz. Parte do resultado está à vista perante o completo e louvável grupo de Patrocínios, Apoios, Apoios Institucionais, Parceiros, Parceiros de F&B, Parceiros Tecnológicos e claro, os Media Partners que incansavelmente tem suportado estas iniciativas; a outra parte do resultado, e não menos importante, virá com a concretização com excelência de ambos os eventos, para os quais a AFLOSOR dirige desde já o seu convite a todos os que queiram contribuir para recriar o nosso mundo rural.

O programa da feira contará com a atuação de alguns artistas e grupos musicais, tais como:

·        08/07 – Francisco Rebello de Andrade & SCRAP

·        09/07 – Alentejo Vadio com Victor Noruegas

·        10/07 – Figo Maduro

Continue Reading

Portugal

Politécnico de Portalegre preparado para atribuir grau de doutor

Mais um passo para Universidades Politécnicas serem uma realidade

Politécnico de Portalegre preparado para atribuir grau de doutor

Foi aprovada no Parlamento a possibilidade de os Politécnicos outorgarem o grau de doutor e de ser alterada a designação dos mesmos para Universidades Politécnicas. Tal deve-se à aprovação da iniciativa legislativa de cidadãos “Valorização do Ensino Politécnico nacional e internacionalmente” e de dois projetos de lei apresentados pelo BE e PCP.

Para o presidente do Politécnico de Portalegre, Prof. Luís Loures, a mudança pontual do enquadramento legal vigente tem como grande objetivo “a valorização do sistema nacional de Ensino Superior, como um todo”.

“Com orgulho e sentido de responsabilidade”, é desta forma que o dirigente vê esta aprovação, a qual representa “o reconhecimento, por unanimidade, da Assembleia da República, do trabalho que tem sido desenvolvido pelos Politécnicos, nos últimos 40 anos, não só como motores fundamentais do desenvolvimento regional, mas também como motores de coesão territorial e de desenvolvimento do país (nacional e internacionalmente)”.

O dirigente entende que deverá ser dada continuidade ao sistema binário, fazendo jus à missão das instituições de ensino superior. Com maior capacidade para melhorar as qualificações dos cidadãos, o compromisso será ministrar “doutoramentos que se pretendem mais aplicados, de interface, efetuados em associação com a indústria, muito baseados no que é a missão dos Politécnicos (o saber-fazer; a melhoria técnica e científica da capacidade instalada)”.

Antevendo a alteração do enquadramento legal, o presidente do Politécnico de Portalegre anuncia que a instituição a que preside tem vindo a trabalhar, quer no estabelecimento de protocolos para doutoramentos internacionais, nomeadamente com Brasil e Cabo Verde, quer na elaboração de propostas de doutoramento em parceria com a Universidade de Évora já aprovadas, no âmbito do PRR.

No que respeita à alteração da designação para Universidades Politécnicas, o Prof. Luís Loures considera ser um passo fundamental para o reforço do sistema de ensino superior nacional, contribuindo para fortalecer a sua projeção nacional e internacionalmente.

Continue Reading

Portugal

Arronches : XI edição da Feira das Atividades Económicas

A Feira de Atividades Económicas de Arronches está de regresso a Arronches, entre os dias 7 e 10 de julho, são esperados milhares de visitantes, estes podem encontrar na FAE o melhor do concelho e da região, estando o espaço dividido por cinco secções:

  • a área gastronómica que, além do restaurante próprio da Feira, tem espaços ocupados por empresários de restauração ou associações do concelho que têm também pratos típicos alentejanos para servir;
  • a zona agropecuária, dedicada à mostra da produção agrícola dos empresários da região, que conta também com concursos, demonstrações e leilões;
  • uma zona de exposição automóvel, com veículos de concessionários da região;
  • uma grande área dedicada às associações, instituições, comerciantes e empresários do concelho com stands para exposição dos seus produtos e serviços, na qual está existe também um espaço infantil;
  • uma zona de animação musical que contempla um palco principal, onde atuam conceituados artistas do panorama musical português e ainda um espaço de discoteca que se prolonga pela noite dentro.
Continue Reading

Portugal

Numa noite estival, Alter do Chão recebe o “Triunfo da Primavera”: momentos cimeiros da Canção Europeia, com Carla Caramujo e Lígia Madeira

O Cineteatro de Alter do Chão acolhe a 2 de Julho, 21h30, o recital da soprano Carla Caramujo e da pianista Lígia Madeira: “O Triunfo da Primavera: Canções de Debussy, Poulenc, Fragoso, Lacerda, Schubert e Wolf”.

As atividades do Festival Terras sem Sombra no fim-de-semana de 2 e 3 de Julho incluem, no sábado (15h30), a visita à Vila e à freguesia de Seda, referências históricas do Alto Alentejo. No domingo, 3 de Julho (09h30), o Mel – “Economia, Sociedade e Biodiversidade”, será tema para uma acção em torno de um produto que é marca de sustentabilidade ambiental.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS