Connect with us

Saúde

Município de Lisboa inicia programa de literacia para a saúde mental

Um programa de ensino à distância que visa aumentar a literacia em saúde mental vai iniciar-se na quinta-feira para os colaboradores da Câmara Municipal de Lisboa, no sentido de identificar e encontrar soluções em contexto pandémico.

Em comunicado divulgado hoje, a Associação ManifestaMente explicou que as sessões ‘online’ de “Capacitação de Dinamizadores Locais” vão decorrer durante dois dias e os participantes vão “debruçar-se sobre conceitos avançados de saúde mental e analisar de forma teórico-prática várias estratégias para intervir na comunidade”.

De acordo com a associação, o programa inclui também uma sessão em grupo para reflexão sobre as dificuldades encontradas no terreno, discussão das estratégias de resolução e acompanhamentos das atividades.

A iniciativa insere-se no programa “Kit Básico de Saúde Mental para as Autarquias”, desenvolvido pela Maniestamente, em outubro do ano passado, com o patrocínio do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM), no âmbito dos projetos de apoio financeiro da Direção-Geral da Saúde.

“O lançamento do Kit Básico de Saúde Mental em outubro de 2020 foi um sucesso que superou todas as nossas expectativas. Mais de 7.600 pessoas inscreveram-se e já mais de 1.400 completaram este curso ‘online’ e gratuito. O programa com as autarquias já estava planeado e é no fundo um aprofundamento mais detalhado dos princípios deste Kit Básico”, disse a presidente da ManifestaMente, Ana Mina, citada em comunicado.

Segundo a dirigente, o programa deve “facilitar o trabalho das autarquias em várias zonas do país para que possam melhorar a saúde mental da sua comunidade, mesmo que não tenham formação em saúde”.

Para Ana Mina, as autarquias têm a vantagem de conhecerem as suas comunidades locais melhor do que ninguém.

“Estes colaboradores – futuros ‘Dinamizadores Locais’ – serão acompanhados em proximidade pela ManifestaMente durante três a seis meses, que está disponível para os apoiar na implementação prática das iniciativas escolhidas para a sua comunidade e ajudar a resolver problemas e obstáculos que possam encontrar, assim como na divulgação das iniciativas que forem desenvolvidas”, pode ler-se no comunicado.

Por sua vez, o vereador da Educação e dos Direitos Sociais, Manuel Grilo (BE), partido que tem um acordo de governação da cidade com o PS), indicou que o programa está enquadrado no Programa Municipal de Saúde Mental, colocando a saúde mental na agenda do município liderado por Fernando Medina (PS).

“Num momento tão delicado para a saúde pública, mas também para a saúde mental, queremos ouvir as pessoas. Queremos ouvi-las para agir melhor, tanto enquanto instituição pública que atua no terreno, como na articulação do trabalho com os diversos parceiros da área”, afirmou.

O Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais – patente em nove autarquias do Alentejo – é o resultado de muitos meses de trabalho para garantir que os municípios têm acesso aos recursos mais úteis para que possam efetivamente trazer melhorias à saúde mental das suas comunidades.

“Os Dinamizadores Locais que estão já a trabalhar no Alentejo são um grupo dinâmico que abraçou o Programa de Capacitação com entusiasmo. Têm estado dedicados a conhecer ainda melhor as suas comunidades, as suas necessidades em termos de saúde mental, e a estabelecer parcerias com alguns recursos locais já existentes”, avançou a coordenadora do programa Beatriz Lourenço.

O programa ‘online’ inclui um manual que explica as várias problemáticas de saúde mental que os Dinamizadores Locais podem vir a encontrar no terreno. Os materiais de apoio, segundo a associação, foram desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e outros especialistas em saúde e comunicação.

De acordo com o estudo Barómetro da Escola Nacional de Saúde Pública, 82% dos participantes reportaram efeitos negativos na saúde mental durante confinamento em março e abril de 2020.

“São as mulheres, as pessoas em teletrabalho e os trabalhadores que suspenderam a atividade profissional os grupos que suscitam maior preocupação”, sustenta.

Contudo, o médico psiquiatra e diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde ressalvou que a vida das pessoas mudou “drasticamente com a covid-19, fazendo sobressair ainda mais a necessidade de cuidar da saúde mental”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Advertisement

Últimas

Economia2 horas ago

O risco de pobreza afeta17,2% dos portugueses, mas disparava sem apoios sociais

Mais de 12% da população portuguesa estava em 2019 numa situação de pobreza persistente e 17,2% em risco de pobreza,...

Sociedade3 horas ago

Lisboa, Setúbal e Leiria sob aviso amarelo na quinta-feira devido à chuva

Os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por...

Saúde4 horas ago

Ministra da Saúde admite professores e não docentes como prioritários para vacinação

A ministra da Saúde admitiu hoje que os professores e o pessoal não docente possam ser incluídos como prioritários para...

Sociedade5 horas ago

Participações de crimes de violência doméstica baixam 6% para 27.609 em 2020

O número de ocorrências por crimes de violência doméstica participadas à Guarda Nacional Republicana (GNR) e à Polícia de Segurança...

Desporto6 horas ago

Europeus atletismo: Inevitável esperar medalhas, com Pichardo e Dongmo

Três dos atletas portugueses que vão competir de quinta-feira a domingo nos Europeus de atletismo estão no ‘top-3’ do ano...

Sociedade6 horas ago

Comerciantes satisfeitos com Câmara de Lisboa mas querem mais ajuda do Governo

 Associações representativas do comércio, restauração e hotelaria manifestaram-se hoje satisfeitas com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa aos empresários...

Saúde6 horas ago

Mais de 265 mil pessoas com vacinação completa em Portugal

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana,...

Sociedade6 horas ago

Militares já trataram mais de mil doentes SNS e fizeram mais de 188 mil inquéritos

As Forças Armadas já trataram “mais de mil doentes” do Serviço Nacional de Saúde desde o início da epidemia de...

Cultura13 horas ago

Festival Primavera Sound do Porto adiado para 2022

A 9.ª edição do festival Primavera Sound, no Porto, inicialmente prevista para junho de 2020, voltou a ser adiada mais...

Portugal20 horas ago

Governo avança com Avaliação Ambiental Estratégica de três soluções

O Governo vai avançar com a realização de um processo de Avaliação Ambiental Estratégica a três soluções para reforço da...

Portugal20 horas ago

Portugal não pode esquecer o que aconteceu no trágico mês de janeiro

O primeiro-ministro fez hoje um veemente apelo à manutenção da disciplina individual para a contenção da covid-19, dizendo que Portugal...

Saúde21 horas ago

Vacinação dos cerca de 15 mil bombeiros concluída

Os cerca de 15 mil bombeiros voluntários, sapadores e municipais indicados como prioritários para a primeira fase de vacinação contra...

+ popular

%d bloggers like this: