Connect with us

Alentejo Central

Mourão : Detido por violência doméstica

No dia 3 de agosto, o Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve um homem de 53 anos por violência doméstica, no concelho de Mourão.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o agressor infligiu maus-tratos psicológicos, agressões físicas e ameaças à vítima, sua companheira de 33 anos.

Após diligências policiais, foi dado cumprimento a dois mandados de busca domiciliária, que culminaram com a apreensão de quatro armas de fogo, sem registo ou documentação e diversas munições, as quais foram apreendidas como medida cautelar.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Reguengos de Monsaraz, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de aproximação a uma distância inferior a 300 metros da vítima e de contactos por qualquer forma ou meio com a mesma, bem como à obrigação de apresentação bissemanal no posto policial da área de residência.

Continue Reading

Portugal

Alandroal : Três detidos em flagrante por furto de metais não preciosos

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Alandroal, no dia 13 de agosto, deteve três homens de 26, 31 e 49 anos por furto de metais não preciosos, no concelho de Alandroal.

Numa ação de patrulhamento e vigilância na obra da ferrovia, os militares da Guarda detetaram uma viatura a efetuar a carga materiais de construção, tendo os suspeitos sido abordados e detidos em flagrante.

No decorrer desta ação policial, foi possível apreender o seguinte material:

·  Cerca de 1 600 quilos de ferro moldado;

·  Um veículo;

·   Diversos objetos utilizados na prática do furto.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Redondo.

Continue Reading

Agricultura

A agricultura do século XXI é o tema da ExpoReg em Reguengos de Monsaraz

A 28.ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 12 a 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Neste certame vão estar 70 empresas, empresários e instituições a promoverem os seus produtos e serviços, a realizarem contactos e a concretizarem negócios.

Esta edição da ExpoReg vai ser dedicada à agricultura do século XXI. Para além das empresas de bens e serviços de apoio à agricultura e de maquinaria agrícola, haverá também expositores nas áreas do comércio de automóveis, climatização, artesanato, queijos, mel, gin, cerveja artesanal, doçaria, imobiliário, mecânica, vestuário, veterinária e produtores de vinho.

O certame terá ainda em permanência a exposição “A Agricultura do Século XXI” e a 25ª Exposição de Pecuária com dezenas de caprinos, ovinos e bovinos de vários produtores do Alentejo. Diariamente, das 18h às 22h, haverá passeios a cavalo no picadeiro.

A Cerimónia de Abertura da ExpoReg realiza-se na sexta-feira, dia 12 de agosto, pelas 18h, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, seguindo-se a visita aos expositores e uma prova de vinhos e de produtos do concelho. Às 22h sobe ao palco Rafa e Beltran com o Grupo de Sevilhanas Corazon Flamenco e a partir da meia-noite o Dj Vassalo vai animar a pista de dança.

No dia 13 de agosto, pelas 10h, tem início a conferência “A Agricultura do Século XXI” no Auditório Guadiana. A conferência vai ser moderada por Felipe Perdiz, da Elite Vinhos, e abre com a comunicação “Agricultura de Precisão”, por José Rafael da Silva, do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora.

Às 10h45, Gonçalo Morais Tristão, Presidente do COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio vai falar sobre “Regas de Precisão” e pelas 11h10, Eiras Dias, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária vai abordar o tema “As Castas do Século XXI”.  A fechar, pelas 11h45, será apresentada a comunicação “Mecanização Agrícola/Melhorias da pulverização de produtos fitofarmacêuticos e diminuição da deriva” com Helena Marcão, da Samuel Salgado, Pepe Núñez, da Pulverizadores Fede e Daniel Lopes, da Jopauto.

A partir das 18h decorre no picadeiro o primeiro dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. O palco da ExpoReg recebe às 22h o grupo Baila Maria e a partir da meia-noite o Dj Moonlight e o Deejay JonnyM. Também à meia-noite tem início a largada de toiros no Campo das Largadas.

No domingo, dia 14 de agosto, às 18h tem início o segundo dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. Mário Moita vai atuar a partir das 22h no palco da ExpoReg para comemorar 40 anos de carreira e a pista de dança abre à meia-noite com as misturas da Dj Miss Shy e do Dj Mike del Mata. Igualmente à meia-noite haverá largada de toiros no Campo das Largadas.

Na segunda-feira, último dia da ExpoReg, pelas 22h realiza-se uma Corrida de Touros à Portuguesa na Praça de Touros José Mestre Batista. Nesta corrida de alternativa a António Núncio vão estar também os cavaleiros João Telles, Tiago Carreiras, Miguel Moura, António Prates e Tristão Telles. Os forcados de Évora e de São Manços vão pegar toiros da Ganadaria Branco Núncio.

O palco da ExpoReg terá a partir das 22h uma noite de fados com António Pinto Basto, Luís Caeiro, Alexandra e José Gonçalez. A fechar, pela meia-noite, atua a banda Os Red.

A ExpoReg tem entrada gratuita e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público na sexta-feira entre as 18h e a meia-noite e nos restantes dias das 10h à meia-noite. A tradicional Feira de Santa Maria decorre no domingo e na segunda-feira.

Continue Reading

Alentejo Central

Dia da Juventude : Município de Viana do Alentejo oferece idas gratuitas às piscinas e brindes aos jovens

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se comemora dia 12 de agosto, o Município de Viana do Alentejo preparou um conjunto de ofertas para os jovens.
Durante o fim de semana, de 12 a 14 de agosto, todos os utentes com idades até aos 29 anos (inclusive) terão entrada gratuita nas Piscinas Municipais.
Para além disso, todos os que aderirem ao Cartão Jovem Municipal, no dia da comemoração (sexta-feira), terão direito a um brinde. A adesão pode ser feita na Biblioteca Municipal, em Viana do Alentejo e nos polos da mesma, em Aguiar e em Alcáçovas.
De relembrar que o Cartão Jovem Municipal resulta de uma parceria entre o Município de Viana e a MOVIJOVEM – Mobilidade Juvenil, C.I.P.R.L. e disponibiliza um alargado conjunto de vantagens e descontos aos jovens entre os 12 e os 29 anos. Para além dos descontos concedidos pela autarquia, os jovens beneficiam de descontos a nível nacional e europeu.
Mais informações em: www.cm-vianadoalentejo.pt/municipe/areas-de-acao/juventude/cartao-jovem-municipal ou www.cartaojovem.pt .

Continue Reading

Alentejo Central

Viana do Alentejo : Detido por tráfico de estupefacientes

No dia 3 de agosto, o Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Viana do Alentejo, deteve um homem de 24 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Viana do Alentejo.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda abordaram uma viatura em que os seus ocupantes demonstraram um comportamento suspeito, pelo que foi realizada uma revista pessoal de segurança e uma busca ao veículo, que culminou na apreensão de 27 doses de canábis resina e na detenção do condutor.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Évora.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS