Connect with us

Sociedade

Moura: Presidente da Câmara destaca o trabalho feito pelos Bombeiros

O Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, acompanhado pelo Vice-Presidente, José Banha, e pelo Presidente da União de Freguesias de Moura e Santo Amador, Francisco Canudo Sena, visitou esta segunda-feira, 16 de novembro, o quartel dos Bombeiros Voluntários de Moura.

A visita teve o propósito de destacar o trabalho de elevada qualidade que este corpo de bombeiros presta, não só à população do concelho mas também nas diversas missões que cumpre em vários pontos do país. Recorde-se que uma dessas missões ocorreu no passado dia 12 de novembro, quando três operacionais dos Bombeiros Voluntários de Moura, de forma inesperada, foram chamados a prestar socorro a um bebé de 13 meses que se encontrava com dificuldades respiratórias, junto à rotunda que dá acesso à A1, na EN115-5, em Santa Iria de Azoia, Loures.

O socorro, prontamente prestado pelos bombeiros Paulo Rosado, Jorge Rosado e Nuno Mendes, acabou por ser preponderante para o desfecho feliz desta ocorrência.

Como forma de reconhecimento, o Presidente Álvaro Azedo fez questão assinalar este momento através da entrega de um azulejo com o brasão do Município aos três operacionais envolvidos no salvamento do bebé de 13 meses.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moura cumpriu no passado dia 15 de outubro os seus 73 anos de existência e conta no seu quadro de bombeiros ativos com cerca de 85 operacionais.

Continue Reading

Portugal

Jéssica deixou de ser vigiada pelo Estado há um mês por considerarem não haver “sinais de perigo”

Jéssica, a menina de três anos morta em Setúbal vítima de maus-tratos, deixou de ser vigiada pelo Estado, o processo de acompanhamento da criança foi arquivado há um mês, posteriormente à visita das técnicas de apoio ao tribunal.

Segundo o avançado pela CNN Portugal, as técnicas consideraram não haver ” sinais de perigos”, o que, por sua vez, levou ao arquivar do processo,  

A criança tinha sinalizada à nascença e recebia acompanhamento desde que tinha um ano e cinco meses, consequência da situação de violência doméstica entre os progenitores.

Posteriormente à CPCJ, ter recorrido a um processo que visava a proteção da criança entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2020,mas sem sucesso, uma vez que não conseguiu que os país aceitassem ser acompanhados, o Ministério Público implementou um processo em maio de 2020.

Nesse período, um juiz alertou os técnicos sociais do Estado de forma a que estes vigiassem e acompanhassem a menina. Para além da vigilância da avó materna, deveriam ser garantidas as condições físicas e de higiene, em exemplo dos cuidados básicos, estando incluídos, as consultas médicas, vacinação, alimentação e vestuário.

De acordo com a nota da CPCJ, foi realizada uma avaliação da família e proposta uma medida de promoção e proteção da menor. Contudo, esta foi negada pelos pais, o que levou ao envio do processo ao Ministério Público em janeiro de 2020.

Após este período não voltaram a ser comunicadas quaisquer situações de perigo à CPCJ de Setúbal.

Continue Reading

Portugal

Covid-19 : Dose de reforço disponível em “casa aberta” para mais de 80 anos

A partir de hoje, as pessoas com 80 anos ou mais podem receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 na modalidade de “casa aberta”, segundo o anunciado pelo Direcção-Geral da Saúde.

“A modalidade casa aberta passou hoje a estar disponível para os cidadãos com 80 ou mais anos que cumpram os critérios de elegibilidade para receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19”, segundo o comunicado da DGS.

De acordo com o comunicado, até ao momento, cerca de 380 mil pessoas com mais de 80 anos já receberam a segunda dose de reforço, tal como os utentes elegíveis residentes em lares.

Continue Reading

Sociedade

O congresso dos EUA aprova o maior acordo para o controlo de armas em 30 anos

Um projeto lei bipartidário, foi hoje aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos, com a pretensão de dificultar o acesso a armas de fogo, a reforma mais importante aprovada nos últimos 30 anos na luta contra a violência armada fortemente enraizada no país americano.

Posteriormente ao Senado ter aprovado o projeto de lei esta quinta-feira, a Câmara dos Representantes aprovou esta sexta-feira um conjunto de medidas que visa a implementação de limitações ao acesso de armas .

Após o massacre ocorrido em Uvalde, no Texas, que tirou a vida a mais de 10 pessoas, a câmara baixa do Congresso norte-americano aprovou a medidas com 234 votos a favor, contra 193 contra.

Continue Reading

Portugal

Pias : “Quem faz um Jordão guarda a tradição”

Decorrem, de 23 a 29 de junho, o Jordão em Pias.

O Jordão é feito numa casa com cerca de vinte metros quadrados aproximadamente. A casa é forrada de folhas de faias e o chão forrado a tábua.

O altar é revestido a alecrim e erva-cidreira, obrigatoriamente com murta e uma lata verde, é mole à frente e tem um lago de S. João Baptista onde as crianças e os adultos improvisam um batismo, molhando a testa.

A montagem do Jordão obedecia a uma fé, sendo uma forma de pagamento de promessas. Há mais de cem anos que em Pias se cumpre esta tradição.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS