Connect with us

Gastronomia

Montemor-o-novo: Semana da Bolota

A V Semana da Bolota é uma celebração do Montado e da bolota com a partilha de sabores e de saberes.

Durante esta semana, disfrute da gastronomia, do “saber” que os worshops proporcionaram, do património, de uma paisagem magnífica para passear e usufruir da natureza com “os Dias Tranquilos” Poderá conhecer a diversidade dos produtos de bolota com a mostra/venda no Mercado Municipal, realizar caminhadas, fotografar o montado e deliciar-se com umas das iguarias da gastronomia alentejana o Pão de Bolota.

A gastronomia é uma das melhores formas de descobrir a cultura e o estilo de vida de uma região. Perder-se pelos diferentes recantos do concelho e cidade de Montemor-o-Novo, será uma oportunidade privilegiada de encontrar a inovação à mesa, onde os restaurantes e pastelarias com arte, criatividade, engenho e emoção se unem com o objetivo de proporcionar experiências únicas, com este produto de excelência, a BOLOTA. Após a degustação Montemor-o-Novo oferece ainda, um património natural e cultural a todos os que queiram descobrir e apreciar sem pressas.

Continue Reading

Gastronomia

Morreu Maria de Lourdes Modesto, personalidade da cozinha portuguesa

Maria de Lourdes Modesto, morreu esta terça-feira aos 92 anos.

Segundo o avançado pela SIC Notícias, em 1958, tornou-se a primeira apresentadora de receitas na televisão e uma das primeiras em todo o mundo.

No panorama da televisão pública portuguesa, apresentou ao longo de vários anos, um dos programas de culinária mais populares entre os portugueses.

Em televisão foi o rosto, durante mais de 10 anos, do programa “Culinária”, que estrou em 1958, onde Maria de Lourdes Modesto cozinhava em direto.

Maria de Lourdes Modesto tornou popular a cozinha portuguesa em televisão e é a autora do livro “Cozinha Tradicional Portuguesa”, editado pela primeira vez em 1982 e com mais de 400 mil exemplares vendidos.

Continue Reading

Portugal

Borba recebe fim-de-semana do caracol

Nos próximos dias 1,2 e 3 de junho Borba recebe o tradicional fim de semana do  caracol. Com mais de 20 estabelecimentos aderentes para provar o petisco dos  caracóis de Borba. Haverá animação nos estabelecimentos aderentes,  espetáculos musicais, diversões e uma prova cega dos cerca de 20 a 25  pratos de caracóis dos estabelecimentos aderentes.

A animação dia 1 estará a cargo do acordeonista Tiago Afonso, e o  espetáculo musical com Rui Alves e Banda 7 arte, dia 2 a animação  cargo da Banda filarmónica do centro cultural de Borba e o espetáculo  com o grupo Chave D`ouro e dia 3 espetáculo com Bellota Trompetera e a  prova cega de caracóis.

Continue Reading

Portugal

Montemor-O-Novo : Dia da Gastronomia Sustentável no Mercado Municipal

Na manhã de sábado, 18 de junho, entre as 8h00 e as 13h00, o Município de Montemor-o-Novo, numa iniciativa integrada na SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar, assinala o Dia da Gastronomia Sustentável no Mercado Municipal.

Durante a manhã desfrute e compre no Mercado Municipal e, pelas 10h30, participe na Oficina da Sazonalidade, com receitas sazonais da dieta mediterrânica, pela nutricionista da UCC de Montemor-o-Novo.

O Dia da Gastronomia Sustentável foi estabelecido pelo Assembleia Geral da ONU em 2016. A decisão reconhece a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo. A ONU afirma que a gastronomia pode desempenhar um papel nesta área devido às suas ligações com as três dimensões do desenvolvimento sustentável, economia ambiente e sociedade. Esta organização refere que o tema também pode ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, promovendo desenvolvimento agrícola, alimentação segura, nutrição, produção sustentável e conservação da biodiversidade.

Neste Dia da Gastronomia Sustentável deixamos um convite para que ESCOLHA CONSUMIR PRODUTOS DA ÉPOCA!

Para além disso apelamos a que:

– Apoie os seus agricultores, indo aos mercados locais e comprando de pequenos produtores ou agricultores domésticos.

– Experimente alimentos locais nas suas viagens, permitindo uma melhor visão da cultura de um lugar e apoiando as economias locais.

– Mantenha as tradições culinárias vivas, experimentando receitas que usam ingredientes tradicionais da sua região.

– Evite o desperdício de alimentos, usando todos os ingredientes e reaproveitando as sobras.

Continue Reading

Portugal

Câmara Municipal de Portalegre organiza, a Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião

A Câmara Municipal de Portalegre irá organizar, de 15 a 30 de julho de 2022, a Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião, com o objetivo de divulgar um dos produtos mais caraterísticos e apreciados da nossa região, que poderá ser degustado em 17 estabelecimentos do concelho de Portalegre, entre eles restaurantes, unidades hoteleiras e gelatarias.

Simultaneamente, a Quinzena irá englobar um programa diversificado, destacando-se, no dia 18 de junho, a Caminhada de 7 km ao Monte das Cerejeiras, que inclui apanha da cereja.

O ponto de encontro da Caminhada será às 8h30, na Rotunda do Porto da Azinheira (cruzamento para o Porto da Espada), seguindo depois para a Cascata do Monte Sete (subida opcional), com o lanche no Café da Cascata, terminando a Caminhada no Monte das Cerejeiras, com a tradicional apanha da cereja, onde os participantes poderão vivenciar esta experiência.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Posto de Turismo de Portalegre, através do telefone 245307445, até às 13h00 do dia 15 de junho.

Também no dia 18 de junho, decorrerá o Mercadinho da Cereja de São Julião, no Rossio de Portalegre, das 17h00 às 20h00, onde os visitantes poderão adquirir este delicioso produto ex-libris da nossa região.

Finalmente, no dia 24 de julho, decorrerá um ateliê de pintura ao vivo, pelo Prof. Bentes Bravo, subordinado ao tema “A Cereja de S. Julião”, na Galeria de S. Sebastião, às 15h00.

As inscrições serão feitas no Posto de Turismo de Portalegre, até ao dia 18 de junho, com um máximo de 15 participantes, por ordem de inscrição.

Este evento será uma oportunidade para os visitantes e os habitantes da nossa região poderem desfrutar um dos produtos endógenos mais ricos de Portalegre, a nossa Cereja de São Julião, única e saborosa, que cresce e desabrocha na nossa majestosa Serra de São Mamede.

Os pomares de cerejeiras inseridos na Serra de São Mamede contribuem também para tornar mais belos os variados percursos pedestres, que fazem deste um parque único em Portugal.

Consulte o programa completo da Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião nas redes sociais e no site do Município de Portalegre, em:

http://www.cm-portalegre.pt/pt/

Uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, com o apoio da União de Freguesias de Reguengo e S. Julião e das Frutas Reia.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS