Educação
MONTEMOR-O-NOVO: ALUNOS DAS ESCOLAS BÁSICAS CRIAM CURTA METRAGEM

De 4 de outubro a 2 de novembro, teve lugar em Montemor-o-Novo, o Mês do Teatro. Inserido na programação deste evento e para assinalar o Dia Mundial da Animação, estreou a 26 de outubro, no Cineteatro Curvo Semedo, a Curta Metragem “Impressões Fragmentadas”, realizada pelas Escolas Básicas do concelho, no âmbito do CEPSE – Comunidade Empenhada na Promoção do Sucesso Escolar, sob orientação do Coletivo Fotograma 24.
Hortênsia Menino, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, entregou diplomas de participação aos alunos e afirma que aguardava “com grande expetativa para assistir ao resultado final deste trabalho”, “que mereceu o emprenho de pais, professores e alunos”.
A Presidente da Câmara Municipal lembrou ainda que “este filme resulta de um trabalho desenvolvido com crianças, em torno da deslocação em massa de seres humanos à procura da paz”.
Trata-se da história de uma personagem que, perante um conflito se fragmenta, iniciando a busca das suas partes. “Muitas barreiras irá encontrar ao longo desta procura, na esperança de conseguir alcançar o seu todo. Embora a travessia se torne um processo solitário, o destino pode revelar-se solidário”.
Para além da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a organização deste Mês do Teatro é partilhada com a Algures, Alma d´Arame, Estórias em Movimento, Grupo dos Amigos de Montemor e Projeto Ruínas e Theatron.

Educação
Próximo ano letivo sem medidas anticovid nas escolas

As medidas anticovid em vigor nas escolas não irão integrar o próximo ano letivo. Segundo o avançado ao jornal Público pelo Ministério.
“No contexto atual, a abordagem aos casos de suspeita ou confirmação de infeção por SARS-CoV-2 é implementado através das medidas e ações constantes na Norma 004/2020, cuja última atualização data de 06/07/2022. Deste modo, não existem medidas específicas para as escolas, e de acordo com as orientações da DGS, compete a cada um o cumprimento de medidas não farmacológicas de prevenção da infeção, na perspetiva de saúde pública”, pode ler-se em resposta escrita do Ministério ao diário.
De acordo com o mesmo jornal, Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), considera que os diretores das escolas deveriam receber uma comunicação da tutela ou da DGS, alfo que ainda não foi feito.
O diretor avança ainda, ter esperanças de que o próximo ano letivo marque “o regresso à normalidade das escolas antes da pandemia”. “É isso que esperamos, um ano letivo sem quaisquer medidas nas escolas”.
Educação
Mais de 80% dos docentes queixam-se de trabalho burocrático inútil

Mais de 80% dos professores afirmam que as tarefas burocráticas que realizam nas escolas são na sua grande maioria inúteis, uma vez que se perde tempo que poderia ser dedicado aos alunos, de acordo com um inquérito feito pela Federação Nacional de Educação (FNE).
“Verificámos que mais de 80% dos respondentes dizem que as tarefas administrativas a que são obrigados nas escolas são geralmente inúteis ou, na maior parte das vezes, são inúteis”, divulgou esta sexta-feira, o secretário-geral da FNE, tendo como base as respostas de 2.668 docentes a uma consulta nacional realizado no início do mês de julho.
Portugal
Candidatura ao Ensino Superior começa esta segunda-feira

Esta segunda-feira começa a candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, que decorre até 8 de agosto.
Um total de 54.361 vagas, representando assim um aumento de 2,6% face ao ano anterior. Este ano 53.640 destinadas ao concurso nacional e 721 vagas destinadas aos concursos locais, feitos diretamente nas instituições de ensino superior para ingresso em cursos de música, teatro, cinema e dança.
O curso de Educação Básica também estão a contribuir para este aumento de vagas, que no próximo ano vão pode acolher mais “caloiros”, um total de 855 vagas, mais 56 em comparação ao ano anterior e um aumento de 7%.
Portugal
Acesso ao ensino superior com 53.640 vagas

Na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, inicia-se a candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público.
Segundo o anunciado pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior o concurso de 2022 disponibilizará 53.640 vagas para o concurso nacional e 721 vagas para os concursos locais, um total de 54.3621 vagas, registando-se assim um aumento de 2,6% relativamente ao número de vagas disponíveis no início do ano anterior, com 52.963.
-
Portugal1 dia ago
Militar desaparecida em Tomar há mais de uma semana
-
Portugal8 horas ago
Jovem de 19 anos morre em acidente de mota que tinha comprado no dia anterior
-
Agricultura2 dias ago
Macário Correia : “Há uma etnia especial que ataca as alfarrobas com ajuda do estado”
-
Portugal1 dia ago
Recém-encartado atropela mulher. A vítima não resistiu
-
Portugal2 dias ago
Homem invade casa para importunar ex-companheira e é morto com um tubo de metal
-
Portugal2 dias ago
Mais um golfinho morto em Viana do Castelo
-
Portugal7 horas ago
Avô deixa mensagem a netos que não vê há mais de cinco anos
-
Internacional18 horas ago
Bar dá “lição” a cliente devido a comentários xenófobos
-
Baixo Alentejo18 horas ago
Incêndio atinge fábrica de transformação de bagaço em Ferreira do Alentejo
-
Portugal7 horas ago
Morreu o General Almeida Bruno, que a PIDE tentou matar antes de abril de 74
-
Portugal14 horas ago
Encontrada mala com ossadas no interior em Almancil
-
Portugal18 horas ago
Homem espancado à porta de discoteca em Faro acusa seguranças