Connect with us

Portugal

Milhares de alunos regressam hoje às escolas, muitos com vacinação iniciada

 Depois de a evolução da pandemia de covid-19 ter forçado a uma semana extra de férias no Natal, milhares de alunos regressam hoje às escolas, muitos deles com a vacinação iniciada durante esta paragem letiva.

As alterações forçadas ao calendário escolar numa tentativa de conter o crescimento do número de infetados foram anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, a 25 de novembro, quando se soube que as escolas iriam parar na primeira semana de janeiro e que esses dias seriam compensados com a retirada de dois dias de férias na pausa de Carnaval e três dias na pausa da Páscoa.

Logo no arranque da paragem de Natal, no fim-de-semana de 18 e 19 de dezembro, 95.752 crianças entre os 5 e os 11 anos foram vacinadas com a primeira dose pediátrica da Pfizer contra a covid-19, naquele que foi o primeiro período de vacinação exclusiva para estas idades, agora abrangidas pelo processo de vacinação.

O segundo período exclusivo decorreu nos últimos quatro dias, entre 06 e 09 de janeiro, com as manhãs reservadas para a vacinação das crianças entre estas idades, sendo que logo no primeiro dia foram vacinadas perto de 50 mil crianças.

As tardes destes dias ficaram reservadas para professores e outros profissionais da comunidade escolar, a ser vacinados em regime de ‘Casa Aberta’, mediante agendamento e obtenção de senha digital, que no primeiro dia esgotaram.

Para além das 49.100 crianças vacinadas na manhã de dia 06 de janeiro, durante a tarde foram vacinadas cerca de 23 mil pessoas do grupo prioritário da comunidade escolar, além de cerca de 4.900 profissionais das creches e ATL.

Segundo dados oficiais, mais de 150 mil crianças estavam agendadas para vacinação contra a covid-19 nos últimos quatro dias.

Depois de dúvidas sobre se as escolas reabriam efetivamente a 10 de janeiro ou se os números recorde de infeções levariam a retardar ainda mais o regresso ao ensino presencial, o Governo confirmou no início da semana passada que as escolas iriam mesmo abrir portas hoje.

E reabrem com novas regras relativamente ao isolamento de turmas quando seja detetado um caso positivo.

Uma nova norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) reviu a obrigação de isolamento de turmas inteiras quando haja um caso positivo, medida que agradou aos diretores escolares.

Só são considerados contactos de alto risco as crianças que vivam na mesma casa que alguém com covid-19, pelo que ficam isoladas, já que não têm reforço da vacina.

Também uma criança com um contacto com um caso positivo na escola não fica em isolamento, pedindo-se aos pais que sejam reduzidos os contactos e convívios e que essas crianças, dependendo da idade, usem máscara.

As crianças que ficam na escola fazem um teste ao terceiro dia.

Sobre testes, ainda em dezembro o Ministério da Educação anunciou que professores e funcionários das escolas vão ser testados no arranque do 2.º período escolar, antecipado que o processo esteja concluído até ao final da segunda semana de aulas.

A decisão de testar estes profissionais no regresso às atividades presenciais surge na sequência de um parecer da Direção-Geral da Saúde, que recomenda “no início do 2.º período do ano letivo 2021/2022, (…) um ‘screening’ dirigido à comunidade escolar”.

Assim, em janeiro todos os docentes e não docentes serão testados, de forma faseada e independentemente do seu estado vacinal.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.071 pessoas e foram contabilizados 1.577.784 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

Lusa

Continue Reading

Portugal

O postal ganhou vida,touros e Campinhos voltam a atravessar a Ponte Marechal Carmona

A tradição volta a Vila Franca, 70 anos depois

“”90 anos de emoção” foi o mote da celebração dos 90 anos do colete encarnado. Uma festa , que se orgulha de de ser uma das maiores e mais emblemáticas do Ribatejo, as esperas, largadas, corridas de touros, espetáculos musicais e a hospitalidade das tertúlias que atraem milhares de pessoas às ruas de Vila Franca.

Hoje, último dia do colete, a habitual espera de toiros, trouxe consigo uma novidade, para muitos, e uma lembrança para alguns.

Há ainda quem tenha memória dos tempos em que o gado vinha da Lezíria, hoje dia 3 de julho, dia de colete encarnado, o postal ganhou vida, 70 anos depois, touros e campinhos voltam a atravessar a Ponte Marechal Carmona, um momento único onde o passado e o presente se cruzam e da festa se futuro.

Continue Reading

Portugal

Morreu o padre Vaz Pinto, antigo Alto Comissário para as Migrações

Arquivos RTP

Esta sexta-feira, morreu o padre António Vaz Pinto, aos 80 anos no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, segundo o avançado pela Companhia de Jesus.

Desde 8 de junho, que António Vaz Pinto estava internado no Hospital de Santa Maria, onde veio a falecer, na sequência de uma infeção pulmonar, como mostra a reportagem da CNN Portugal.

Padre, jesuíta e Alto Comissário para as Migrações e Minorias Étnicas, no período entre 2002 e 2005.

Segundo a Província Portuguesa da Companhia de Jesus, António Vaz Pinto, é recordado como um homem com “uma vida cheia e intensa”, tendo sido ” responsável pela criação e implementação de várias obras da Companhia de grande impacto apostólico”.

“O padre António Vaz Pinto tinha celebrado há dias os seus 80 anos e, aparentemente, encontrava-se bem, tendo festejado o seu aniversário na companhia de muitos familiares e amigos e num ambiente festivo. Contudo, o seu estado de saúde já era grave e três dias depois acabou por ser encaminhado de Évora, onde residia, para um hospital em Lisboa, tendo o seu estado agravado muito rapidamente”, pode ler-se na nota publicada pelos jesuítas no Ponto SJ, portal da companhia de Jesus.

Continue Reading

Portugal

“Adormecemos com três aeroportos, acordámos com zero”, diz Manuela Ferreira Leite

© Jorge Amaral/Global Imagens

Nas últimas 48 horas o despacho publicado no Diário da República, relativos ao futuro das infraestruturas aeroportuárias lisboetas, o qual foi revogado na passada quinta-feira, confirmou-o o primeiro-ministro, como mostra a reportagem da CNN Portugal.

Manuela Ferreira Leita, no seu habitual espaço de comentário na CNN Portugal, considerou esta quinta-feira relativamente ao despacho e à não demissão de Pedro Nuno Santos, que tratou de um dia “emotivo, porque adormecemos com três aeroportos e acordamos com 0, acordamos com um primeiro-ministro demitido e hoje vamos adormecer com um primeiro-ministro absolutamente vencido”.

Avança ainda que, Costa não tinha outra forma digna de lidar com o sucedido, que não fosse demitir o ministro, contudo foi algo que o chefe do Governo não fez, “não sabemos porquê, não sabemos quais são as histórias mal contadas (…) , provavelmente no meio desta má comunicação entre um ministro e um primeiro ministro, existem provavelmente problemas de natureza partidária”, problemas esses que infelizmente estão a ser transferidos para o Governo.

Continue Reading

Portugal

Angel Merkel sucessora de Jorge Sampaio na presidência de Prémio Gulbenkian

Sucedendo a Jorge Sampaio, a ex-chanceler alemã irá assumir o cargo de presidente do júri do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, desde que saiu do poder este é o prémio cargo de Merkel.

No outono a ex-chanceler irá assumir o cargo, um ano depois de ter deixado a política alemã, segundo o confirmado pelo porta voz de Merkel, como mostra a reportagem da CNN Portugal.

16 anos foi o período em que Ângela Merkel esteve no poder, a presidir o governo, cargo que abandonou em dezembro de 2021.

No valor de 1 milhão de euros, o Prémio Gulbenkian para a Humanidade é concedido anualmente, na primeira edição em 2020 ao prémio foi atribuído a Greta Thunberg e m 2021 ao Global Covenant of Mayors em 2021.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS