Siga-nos nas redes sociais

Sociedade

Mértola transforma-se para receber o 11º Festival Islâmico

Portugal

Feira de Castro regressa no terceiro fim-de-semana de outubros dias 14, 15 e 16

A tradição volta a cumprir-se no terceiro fim-de-semana de outubro!

Após dois anos de interregno devido à pandemia Covid-19, a Feira de Castro, a maior e mais emblemática feira tradicional do sul do país e ponto de encontro e de convívio entre familiares e amigos, comerciantes e fregueses, está de regresso nos dias 14, 15 e 16 de outubro.

Neste fim-de-semana e, paralelamente à animação da própria Feira, a Câmara Municipal de Castro Verde dinamiza um programa cultural que arranca logo sexta-feira, dia 14, pelas 18h00, com a Abertura da Feira de Produtos Locais, na Rua Fialho de Almeida, e animação de rua com o grupo Next Combo, às 18h00 e às 21h00, na Praça da República e ruas da Feira.
À noite, a Praça da República é palco para diferentes concertos. Após o espetáculo com o popular “José Malhoa” (22h00), sobe ao palco o músico “Mizzy Miles” (23h30), para um concerto que promete muita animação.
No sábado, 15 de outubro, o dia começa com animação de rua com o grupo PorBatuka, às 11h00 e às 15h00. Neste dia, destaque para o 3º Encontro de Castrenses na Diáspora que se realiza pelas 12h30, na EB2,3 Dr. António Francisco Colaço, e que tem como objetivo reunir num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho.
Pelas 18h30 será inaugurada no Fórum Municipal a exposição coletiva “Este silêncio que se ouve e se escreve”, do movimento IP2N4 Art, que reúne um conjunto de trabalhos em pintura e escultura de sete artistas alentejanos.
O sábado traz ainda à Praça da República o grupo “Sangre Ibérico” (22h00) e o projeto “Route N2” (23h30). A partir das 01h00, cabe ao DJ Pedro Simões (RFM / FridayBoyz) animar o público presente.

No domingo, 16 de outubro, Castro Verde recebe a partir das 14h00, junto à Igreja dos Remédios, o Programa de Televisão “Somos Portugal” da TVI.
Paralelamente e, ao longo dos três dias, há outras iniciativas a decorrer no âmbito do programa cultural da Feira de Castro, como o já habitual Desfile de Corais, que este ano conta com a participação de cinco grupos, o Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, Cante ao Despique e Baldão, que assinala a sua 30ª edição, Folclore Algarvio com o Rancho Folclórico do Algoz, e Feira de Aves, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde.

Continuar a ler

Portugal

Aluno de 18 anos esfaqueia colega de 14

Esta segunda-feira, um aluno de 18 anos, foi esfaqueado por um colega de 14, na Escola Básica e Secundária de Águas Santas, na Maia.

A agressão ocorreu no interior da escola, por volta das 11h35, segundo o avançado à Lusa por fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

Nas operações de socorro estiveram envolvidos seis operacionais, apoiados por três viaturas.

A PSP também este no local.

Continuar a ler

Portugal

Vendas Novas organiza semana dedicada à aeronáutica

Entre 1 a 5 de outubro, Vendas Novas recebe a Semana Aeronáutica, com eventos que se dividem entre a Biblioteca Municipal e o Aeródromo do Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), numa coorganização do Clube de Aeromodelismo e do Município de Vendas Novas.

No primeiro dia deste evento, a 1 de outubro, será projetado pelas 17h00, na Biblioteca Municipal, o Documentário “Atlântico Sul – As Viagens Aéreas dos Portugueses”, assinalando os 100 anos da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, momento este seguido de debate (coorganizado pela Lusitânia 100).

No dia seguinte, domingo, 2 de outubro, as atenções irão virar-se para o Aeródromo do RA5, das 9h00 às 18h00, com a realização do 19.º Encontro de Aeromodelismo, que contará com aterragem de paramotores, exposição estática e voo de aeromodelos, bem como realização de demonstrações.

No dia 5 de outubro, também no mesmo local, decorrerá a 3ª edição do Festival Aéreo “Fly In– A Primeira Viagem Aérea em Portugal”, que inclui a aterragem de aeronaves, exposição estática e voo de aeronaves, paraquedismo e batismos de voo (coorganização APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve).

Convidamos à participação neste evento para poder viver experiências diferentes das habituais, sendo que o Município dinamiza mesmo um sorteio de três batismos de voo para quem tenha espírito de aventura e seja destemido.    

A Semana Aeronáutica de Vendas Novas tem como patrocinadores a Herdade do Monte Branco, Seaside e conta com o apoio do Regimento de Artilharia N.º 5.

Programa disponível em https://www.cm-vendasnovas.pt/eventos/semana-aeronautica-de-vendas-novas/

Continuar a ler

Portugal

Homem de 71 anos detido em Odemira por plantação de canábis

Esta terça-feira, um homem de 71 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Odemira.

No âmbito de uma ação de policiamento, os militares da Guarda detetaram uma plantação de canábis. Na sequência de diversas diligências policiais o suspeito foi localizado e detido em flagrante.

No decorrer ação policial foi realizada uma busca domiciliária, que culminou com a apreensão do seguinte material:

  • 882 doses de liamba;
  • 146 doses de haxixe;
  • Cinco plantas de canábis;
  • 1 870 euros em numerário;
  • Uma balança de precisão;
  • Uma máquina de embalar em vácuo;
  • Diverso material destinado aos acondicionamento e comercialização do produto estupefaciente.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Odemira.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

ÚLTIMAS 48 HORAS