Connect with us

Saúde

Médicos que exercem no privado nos Açores vão ser vacinados na próxima semana

Os médicos com mais de 65 anos que exercem no privado nos Açores vão ser vacinados na próxima semana, na sequência de um acordo com a direção regional de Saúde, foi hoje anunciado.

A presidente do Conselho Médico dos Açores da Ordem dos Médicos, Margarida Moura, referiu à agência Lusa que esta “era uma grande preocupação e uma insistência, desde 05 de fevereiro”, junto do Governo dos Açores, uma vez que estes médicos “são prioritários porque estão no ativo a tratar doentes”.

A responsável referiu que manifestaram vontade de serem vacinados 34 médicos na ilha de São Miguel, cinco na Terceira, quatro no Pico e um em São Jorge, tendo recordado que os médicos, enfermeiros e auxiliares do Serviço Regional de Saúde já foram vacinados como prioritários.

Margarida Moura disse concordar com as prioridades adotadas no processo de vacinação em curso nos Açores, mas salvaguardou que os médicos “deveriam ter sido todos vacinados, públicos e privados, uma vez que prestam todos cuidam de doentes do Serviço Regional de Saúde”.

A presidente do Conselho Médico dos Açores da Ordem dos Médicos congratulou-se entretanto com o surgimento do primeiro hospital privado dos Açores porque “vai alargar as opções dos doentes e traz especialidades que não existem na região”.

O diretor da Saúde do executivo açoriano já admitiu que a região pode não cumprir o prazo previsto para a primeira fase de vacinação contra a covid-19, alegando que as vacinas estão a chegar a um ritmo lento.

“Se não houver alteração no ritmo da chegada das vacinas, dificilmente será conseguido esse prazo para a vacinação do primeiro grupo”, avançou Berto Cabral, em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, à margem de reuniões com sindicatos da saúde.

O plano regional de vacinação dos Açores contra a covid-19 previa que a primeira fase do processo decorresse entre dezembro de 2020 e abril de 2021, mas, segundo o diretor regional da Saúde, “subsiste a dúvida” sobre se a região vai ou não receber as vacinas necessárias “dentro do prazo”.

Os Açores receberam a 16 de fevereiro mais um lote de vacinas da Pfizer com 5.875 doses e estimam receber outras três caixas (com 5.875 doses cada) “na primeira semana de março”.

A Autoridade de Saúde dos Açores informou sexta-feira que, nas últimas 24 horas, não houve registo de novos casos positivos de covid-19 na região, tendo recuperado da doença três doentes.

“Quatro meses e 10 dias depois de 17 de outubro, a região volta a registar um dia sem casos positivos”, refere a entidade no seu comunicado emitido diariamente.

Sexta-feira também já não existiam doentes com covid-19 internados em qualquer um dos três hospitais da região, localizados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. Na quinta-feira, havia ainda um doente hospitalizado em Ponta Delgada (São Miguel).

Lusa

Continue Reading
Advertisement

Siga-nos no Facebook

Arquivo

+ popular

%d bloggers like this: