Connect with us

Internacional

Médicos apontam que 10% dos infectados com a Covid apresentam lesões na pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) reuniu dados em uma nota técnica que avaliou estudos realizados em todo mundo. Foram mais de 2 mil artigos científicos revisados, que relacionam questões dermatológicas à Covid-19.

Estima-se que entre 5% e 10% dos pacientes positivados com a doença apresentam manifestações na pele, seja antes dos sintomas recorrentes, durante ou na fase seguinte, chamada de pós-Covid.

“As manifestações cutâneas podem ser mais um fator para agilizar o diagnóstico da Covid-19, especialmente se os sintomas de pele forem anteriores ao quadro geral”, explica a médica dermatologista Camila Seque, do Departamento de Medicina Interna da SBD e autora do levantamento.

O estudo indica que lesões de de pele como primeiros sintomas da doença podem ocorrer em 8 a 17% dos pacientes. Um dos principais sintomas da infecção na cútis é a urticária, caracterizada por coceira de áreas da pele como tronco e braços.

As principais manifestações na pele associadas ao Covid-19

  • Lesões de mucosas / alteração do paladar: A frequência de apresentação varia entre 5 e 88% em diferentes publicações.
  • Urticária / coceira intensa: Os quadros associados a Covid não tem predileção por faixa etária e ocorrem em pacientes de baixa gravidade, com baixa mortalidade.
  • Erupções urticariformes (“dedos de Covid”): São lesões que aparecem nos dedos das mãos e dos pés. Lembram frieiras, mas são assimétricas e duram, em média, 12 dias.
  • Necrose por obstrução vascular: Causa marcas na pele parecidas com uma rede. Foi observada em 6% dos casos e apareceram em pacientes mais velhos.
  • Erupções vesico-bolhosas (bolhas na palma da mão e sola do pé): Ocorrem em pacientes com quadro leve a moderado de Covid e pode acometer a região da palma das mãos e solas do pés. Perduram de 7 a 14 dias.
  • O eflúvio telógeno (queda de cabelo): Observou-se a incidência de casos de queda de cabelo em quase 3 vezes mais em relação à incidência pré-pandemia.

Continue Reading

ÚLTIMAS 24 HORAS

Canal Alentejo

GRÁTIS
BAIXAR