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Educação

Mais de 80% dos docentes queixam-se de trabalho burocrático inútil

Mais de 80% dos professores afirmam que as tarefas burocráticas que realizam nas escolas são na sua grande maioria inúteis, uma vez que se perde tempo que poderia ser dedicado aos alunos, de acordo com um inquérito feito pela Federação Nacional de Educação (FNE).

“Verificámos que mais de 80% dos respondentes dizem que as tarefas administrativas a que são obrigados nas escolas são geralmente inúteis ou, na maior parte das vezes, são inúteis”, divulgou esta sexta-feira, o secretário-geral da FNE, tendo como base as respostas de 2.668 docentes a uma consulta nacional realizado no início do mês de julho.

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Educação

Próximo ano letivo sem medidas anticovid nas escolas

As medidas anticovid em vigor nas escolas não irão integrar o próximo ano letivo. Segundo o avançado ao  jornal Público pelo Ministério.

“No contexto atual, a abordagem aos casos de suspeita ou confirmação de infeção por SARS-CoV-2 é implementado através das medidas e ações constantes na Norma 004/2020, cuja última atualização data de 06/07/2022. Deste modo, não existem medidas específicas para as escolas, e de acordo com as orientações da DGS, compete a cada um o cumprimento de medidas não farmacológicas de prevenção da infeção, na perspetiva de saúde pública”, pode ler-se em resposta escrita do Ministério ao diário.

De acordo com o mesmo jornal, Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), considera que os diretores das escolas deveriam receber uma comunicação da tutela ou da DGS, alfo que ainda não foi feito.

O diretor avança ainda, ter esperanças de que o próximo ano letivo marque “o regresso à normalidade das escolas antes da pandemia”. “É isso que esperamos, um ano letivo sem quaisquer medidas nas escolas”.

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Portugal

Candidatura ao Ensino Superior começa esta segunda-feira

Esta segunda-feira começa a candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, que decorre até 8 de agosto.

Um total de 54.361 vagas, representando assim um aumento de 2,6% face ao ano anterior. Este ano 53.640 destinadas ao concurso nacional e 721 vagas destinadas aos concursos locais, feitos diretamente nas instituições de ensino superior para ingresso em cursos de música, teatro, cinema e dança.

O curso de Educação Básica também estão a contribuir para este aumento de vagas, que no próximo ano vão pode acolher mais “caloiros”, um total de 855 vagas, mais 56 em comparação ao ano anterior e um aumento de 7%.

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Portugal

Acesso ao ensino superior com 53.640 vagas

Na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, inicia-se a candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público.

Segundo o anunciado pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior o concurso de 2022 disponibilizará 53.640 vagas para o concurso nacional e 721 vagas para os concursos locais, um total de 54.3621 vagas, registando-se assim um aumento de 2,6% relativamente ao número de vagas disponíveis no início do ano anterior, com 52.963.





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Portugal

Quase 60% de negativas a matemática no 3º ciclo

De acordo com os dados oficiais do Ministério da Educação, quase 60% dos alunos reprovaram na prova final de Matemática do 3º ciclo, o que aponta para um resultado médio de 45% na disciplina, menos dos que os 55% registados em 2019.

Os resultados negativos a matemática situam-se nos 57 %, o que corresponde a 53.490 provas negativas num universo de 92.646 realizadas.

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