Alentejo

Lar de freguesia rural de Marvão com 24 infetados

Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural de Marvão, no distrito de Portalegre, já infetou pelo menos 24 pessoas, entre utentes e funcionários, revelou hoje à agência Lusa fonte da instituição.

A presidente da direção do Lar Nossa Senhora das Dores, Adelaide Martins, explicou que estão infetados “23 dos 25 utentes” e ainda “uma funcionária” das 14 que fazem parte dos quadros da instituição.

Segundo a responsável, os utentes foram vacinados “no dia 07 de janeiro” e “o surto foi detetado na sexta-feira”, ou seja, no dia 15, quando um utente foi “ao hospital [Portalegre] e testou positivo”.

Adelaide Martins, que está também a cumprir quarentena, acrescentou que as funcionárias da instituição que não estão infetadas vão ser novamente testadas esta sexta-feira.

De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), o distrito de Portalegre tem 102 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento, é referido que o distrito regista 1.097 casos ativos, 2.101 casos recuperados e 44 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Elvas (276 pessoas), seguindo-se os municípios de Nisa (136), Portalegre (126), Campo Maior (109) e Ponte de Sor (105).

Alter do Chão tem 93 casos ativos, Crato tem 64, Gavião tem 33, em Castelo de Vide há 32, em Marvão 26, em Fronteira 22, Sousel e Avis têm 21 casos cada, Monforte possui 20 e Arronches contabiliza 13.

A ULSNA, que sublinha que os dados correspondem ao apuramento das últimas 24 horas, por parte de laboratórios públicos, indicou ainda que foram feitos até hoje 45.097 testes de diagnóstico no distrito.

Lusa

+ popular

Exit mobile version