Connect with us

Portugal

Jerónimo de Sousa defende “combate sem tréguas” às “forças reacionárias e fascizantes”

 O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, apelou a um “combate sem tréguas” às “forças reacionárias e fascizantes” que na Europa, Américas e Portugal têm surgido fruto das “políticas que fomentam as desigualdades e a exploração”.

“Nos tempos que vivemos, temos assistido a inquietantes movimentações de forças reacionárias e fascizantes na Europa, nas Américas, em outras paragens, mas também por cá, às quais se impõe dar um combate sem tréguas. Um combate sério e com os instrumentos eficazes”, afirmou o líder comunista na sessão pública comemorativa dos 60 anos da fuga de Caxias, que hoje decorreu na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Numa sessão em que se evocou “a fuga de uma prisão do fascismo, num tempo e num contexto diferente” do de hoje, Jerónimo de Sousa alertou que, ainda assim, o tempo atual “não está isento de perigos”.

E avisou: “Não basta agigantar o perigo da direita e de tais forças reacionárias e fascizantes, quantas vezes por meros objetivos táticos para perpetuar as políticas que, afinal, as alimentam. Não vale a pena gritar que vem aí o lobo, quando pouco ou nada se faz para agir sobre as causas que estão na origem do seu aparecimento – as políticas que fomentam as desigualdades e a exploração”.

Para o secretário-geral do PCP, “na origem desse perigo que existe estão as políticas do neoliberalismo dominante” e as “políticas de rapina e ingerência e de guerra contra os povos que fomentam o racismo e xenofobia”.

“Uma política que tem conduzido a um violento aumento da exploração do trabalho, destruição de direitos sociais, brutais ataques à soberania dos povos e a uma gigantesca e crescente concentração e polarização da riqueza. Uma política que, servindo os senhores do dinheiro e do mundo, despreza o homem, os seus direitos e degrada a democracia e que, naturalmente, tem também tradução no nosso País na política de direita dos muitos governos dos últimos anos”, sustentou.

E se, “nestes tempos de epidemia – onde as desigualdades e a exploração se aprofundam e ficaram expostas as muitas fragilidades do país” – se afirmou que “nada podia ser como dantes, que não se poderia esperar que as soluções de ontem fossem as de amanhã”, Jerónimo de Sousa acusa: “Disseram-no, mas depressa o querem fazer esquecer. Ficam-se pelas palavras, quando são precisas políticas e soluções concretas”.

“Em vez da mudança, é a mesma cartilha que ditava o que servia os interesses dominantes que continua e se perspetiva fazer imperar”, atira.

Para o secretário-geral do PCP, o futuro constrói-se com o Partido Comunista Português, “que nunca virou a cara à luta e que continua presente na sociedade portuguesa como força de mudança, […] abrindo os caminhos da transformação social e do progresso, da vitória sobre a injustiça e as desigualdades e a concretizar as aspirações dos trabalhadores e do povo a uma vida melhor”.

“Alguns, na esperança de buscar um lugar na história que não tiveram, tentam pôr na sombra o papel deste Partido Comunista Português na Resistência. Jamais esqueceremos e deixaremos de valorizar e respeitar o papel e contributo de outros antifascistas e resistentes de outras correntes de opinião ou sem partido, mas também é o momento oportuno para afirmar que jamais deixaremos usurpar o património de luta de um partido que foi uma força central na resistência ao fascismo”, afirmou.

Lusa

Continue Reading

Alto Alentejo

Câmara de Portalegre assinala Dia Internacional da Juventude com entradas nas piscinas e museus

A 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude.

Para assinalar esta data a Câmara Municipal de Portalegre proporciona entradas livres nas piscinas municipais e espaços museológicos, para jovens até aos 29 anos de idade.

O tema definido pelas Nações Unidas para 2022 é «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades». Mais uma vez, a comemoração desta data pretende evidenciar o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resultado de recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.

Empenhada em auscultar os jovens, entender as suas necessidades, expectativas e tendências, apelando a uma maior participação cívica e tornando-os parceiros da política municipal, a Câmara Municipal de Portalegre está a reativar o Conselho Municipal de Juventude, que tem reunião marcada já para o dia 1 de setembro.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Município de Reguengos de Monsaraz disponibiliza transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz está a disponibilizar transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz nos sábados e domingos do mês de agosto. Com esta medida, a autarquia pretende possibilitar aos munícipes que não tenham meios de transporte poderem usufruir da praia de Monsaraz.

O circuito do autocarro inicia-se às 9h30 na estação rodoviária da cidade, terá uma paragem às 9h35 em São Pedro do Corval na Estrada Municipal 514 e chegada à praia pelas 10h. O percurso inverso tem início às 17h no estacionamento da praia fluvial de Monsaraz, paragem em São Pedro do Corval pelas 17h25 e chegada a Reguengos de Monsaraz às 17h30.

A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a Bandeira Azul. Em 2019 foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.

Assim, a praia de Monsaraz tem este ano hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2022, a Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Os veraneantes podem ainda usufruir de dois bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Câmara Municipal de Castro Verde organiza torneio Biosfera

A Câmara Municipal de Castro Verde organiza nos próximos dias 30 de agosto e 1 de setembro, o 2º Torneio Biosfera – Futebol de 11, que será disputado pelas equipas do concelho: Futebol Clube Castrense, Futebol Clube São Marcos, Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense e Grupo Desportivo e Cultural da Sete.

A competição decorre no Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde, e pretende reunir as quatro equipas de futebol de 11 do concelho, que este ano vão disputar os Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Beja.

Depois de sorteio realizado no dia 8 de agosto, ficou definido que no dia 30 as equipas do FC São Marcos e do GDC da Sete se defrontam pelas 20h00 no Campo Sintético do Estádio Municipal, seguindo-se a partida entre o FC Castrense e da SRD Entradense, a partir das 21h30, no mesmo local.

Já no dia 1, o jogo para apurar o 3º e 4º classificados acontece pelas 20h00 no Campo Sintético. A final do Torneio Biosfera está marcada para as 21h30 no Campo Relvado do Estádio Municipal.

Durante este torneio quadrangular serão ainda distinguidos o Melhor Marcador, Guarda-Redes Menos Batido e a Equipa Fair-Play.

Continue Reading

Portugal

 Festival da Juventude de Marvão regressa a 13 de agosto

O Município e a Maruam – Associação de Jovens promovem, com a colaboração com a União da Juventude Arenense, no dia 13 de agosto (sábado), mais uma edição do Festival da Juventude de Marvão. Planeado a pensar nos mais jovens, este evento tem um programa atrativo, diversificado e com atividades gratuitas.

Durante a manhã (9h30/12h30), na Barragem da Apartadura, e mediante inscrição prévia, vai ser possível efetuar passeios de buggy, moto 4, kayak e paddle.

Como já é hábito, a partir das 13h00, o Município de Marvão oferece a bifana da juventude a todos os jovens presentes no Moinho da Cova (Centro de Lazer da Portagem).

É também neste aprazível espaço, à beira do rio Sever, onde vão ser disponibilizados insufláveis de água, que os DJ’s Miguel Reis, Matcho e Joana Perez prometem animar uma tarde de verão bem diferente do habitual. Música, convívio e muita diversão, num sunset que arranca às 16h00 e promete deixar boas memórias.

À semelhança de anos anteriores, a autarquia vai também conceder, a 12 de agosto, entradas gratuitas na piscina do Centro de Lazer da Portagem, para os jovens naturais ou residentes no concelho de Marvão, até aos 29 anos de idade (inclusive), no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, numa resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, no ano de 1998.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS