Connect with us

Saúde

Habitantes de Gaia convocados para vacinação em Gondomar

Habitantes de quatro freguesias de Vila Nova de Gaia foram convocados para vacinação contra a covid-19 na Lomba, Gondomar, uma situação que gerou contestação nas redes sociais e que a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) admite mudar.

“Vacinação 25/02/2021 as 09:03 no Pavilhão Gimnodesportivo Lomba” é o excerto de uma das mensagens que seguiu para habitantes de Sandim, Olival, Lever e Crestuma elegíveis na fase de vacinação dedicada a pessoas com 80 e mais anos, bem com mais de 50 anos, mas com comorbilidades associadas e doenças crónicas que está a decorrer por todo o país.

Estas quatro freguesias ficam no limite de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, margem sul do rio Douro, encostadas a concelhos do distrito de Aveiro.

A Lomba é uma das poucas freguesias do concelho de Gondomar, distrito do Porto, que se localiza na margem esquerda do rio Douro, ou seja também a sul.

“A vacinação na União de Freguesias, Sandim, Olival, Lever e Crestuma começa com a maior sem vergonha que se pode admitir, estão a convidar os idosos para irem para a Lomba de Gondomar imaginem Lomba de Gondomar sem meios de transporte (…). Existem muitos locais onde na união de freguesias, poderiam por um centro de vacinação, vergonha vergonha, não serve só levar o dinheiro ao fim de mês”, é uma das mensagens que se leem nas redes sociais, desta feita a acompanhar uma publicação do jornal “O Gaiense” sobre vacinação.

Contactado pela agência Lusa o autor Gonçalo Guedes, de 81 anos, e antigo autarca da Assembleia da Freguesia de Crestuma como independente indicou ter conhecimento de vários casos, estando a tentar, descreveu, “mobilizar um movimento de contestação que impeça a situação de avançar”.

“Eu no meu caso tenho problemas cardíacos, mas há muitas pessoas que não podem deslocar-se por terem pouca mobilidade e depois ainda lhes pedem para ir para a Lomba, onde não há transportes e as acessibilidades são muito difíceis”, descreveu.

Esta crítica foi hoje também acompanhada por um dos vereadores do PSD da câmara de Vila Nova de Gaia, Cancela Moura, que numa reunião camarária que decorreu por videoconferência devido às contingências da pandemia do novo coronavírus perguntou ao executivo socialista se tinha conhecimento da situação.

“Sei que não é possível ter um centro de vacinação por centro de saúde e ao lado de cada casa, mas pedir às pessoas para ir à Lomba em vez do centro de vacinação de Gaia é incompreensível. Para a Lomba seguem pela [estrada nacional] 222 e para Gaia em 15 minutos estão no pavilhão das Pedras [centro de vacinação criado no concelho] pela [autoestrada] A41 ou A32”, referiu Cancela Moura.

Em resposta, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, remeteu a gestão da vacinação para a ARS-N, mostrando disponibilidade para “ajudar com alternativas no concelho”.

Já no final de uma reunião que durou cerca de duas e meia, o vice-presidente da autarquia de Gaia, Patrocínio Azevedo, esclareceu, após contacto com a ARS-N, que este é um “caso excecional” e que será montada uma estrutura alternativa nos Carvalhos, em Gaia.

A agência Lusa contactou a ARS-N que apontou para um esclarecimento da direção executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de Espinho/Gaia.

“A intenção de se convocarem as pessoas de freguesias limítrofes à freguesia da Lomba foi decidido por uma questão de proximidade, visto que estava a decorrer vacinação nesse local, tendo em conta dificuldades nos transportes, manifestadas pelos utentes, para se deslocarem ao centro de vacinação situado em Espinho”, lê-se no esclarecimento.

No mesmo texto este agrupamento de centros de saúde diz “estar a trabalhar no sentido de, tão breve quanto possível, abrir outro centro de vacinação, desta feita nos Carvalhos, local para onde os utentes destas freguesias serão convocados”.

Lusa

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Advertisement

Últimas

Política48 segundos ago

Rio admite possibilidade de um desconfinamento a ritmos diferentes, por regiões

O presidente do PSD, Rui Rio, admitiu hoje um desconfinamento a ritmos diferentes, por regiões, quando a evolução epidemiológica não...

Saúde6 horas ago

Açores com três novos doentes e mais cinco recuperados

Os Açores diagnosticaram nas últimas 24 horas três novos casos de covid-19, sendo dois em São Miguel e um no...

Saúde6 horas ago

Desceu percentagem do total de mortes atribuída à doença na última quinzena

A percentagem de mortes em Portugal atribuídas à covid-19 desceu entre 08 e 21 de fevereiro para cerca de metade...

Interrompida circulação de comboios na Linha de Cascais devido à queda de árvore Interrompida circulação de comboios na Linha de Cascais devido à queda de árvore
Economia7 horas ago

Concluídas obras de 29ME na via ferroviária da Linha do Leste

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a conclusão das obras de renovação da via ferroviária da Linha do Leste,...

Saúde8 horas ago

Portugal com 28 mortes e 949 casos de infeção nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje 28 mortes relacionadas com a covid-19 e 949 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo...

Portugal15 horas ago

Pandemia ajudou a “catapultar” o país com urgência para o digital

A pandemia da covid-19 veio “catapultar” cidadãos e entidades públicas para o digital, permitindo acelerar a transição digital da sociedade...

Educação15 horas ago

Competências digitais devem ser introduzidas logo no 1.º ciclo

As competências digitais deveriam ser introduzidas logo ao nível do 1.º ciclo de ensino, defende a investigadora da Universidade do...

Portugal15 horas ago

Falso post no Facebook provoca onda de protestos

Um falso post publicado no Facebook por um cidadão ao que parece autuando por não usar máscara em recinto público,...

Educação16 horas ago

Governo disponibiliza sete milhões para escolas comprarem material de proteção

O Ministério da Educação anunciou hoje que disponibilizou cerca de sete milhões de euros para as escolas comprarem máscaras e outros...

Sociedade16 horas ago

Liga surpreendida por estratégia do Governo não contemplar bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou-se hoje surpreendida por o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) não contemplar verbas...

Política16 horas ago

Governo aprova investimento de 30 ME em medidas para valorizar paisagem florestal

O Conselho de Ministros aprovou hoje um conjunto de medidas no âmbito da política de valorização da paisagem florestal que...

Portugal17 horas ago

Câmara de Elvas entrega cabazes alimentares a 900 famílias

A Câmara Municipal de Elvas vai fazer a entrega de cabazes de alimentos a cerca de 900 famílias do concelho,...

+ popular

%d bloggers like this: