Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

GNR recupera máquina de tabaco e automóvel furtados

gnr

A GNR recuperou, em Alcácer do Sal (Setúbal), uma máquina de tabaco furtada no concelho vizinho de Montemor-o-Novo (Évora) e um automóvel também furtado e alegadamente utilizado no crime, divulgou hoje a força de segurança.

Em comunicado, o Comando Territorial de Setúbal da GNR indicou que os militares recuperaram a máquina de tabaco e o automóvel, na terça-feira, após se deslocarem ao local onde se encontravam abandonados, na sequência de uma denúncia.

Segundo a Guarda, a máquina de tabaco e o automóvel alegadamente “utilizado no furto” tinham sido furtados, respetivamente, em Montemor-o-Novo e em Évora.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Grândola da GNR e do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) de Setúbal, tendo os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial de Grândola.

Lusa

Portugal

XXV Feira do Livro de Alcácer do Sal começa amanhã na Avenida dos Aviadores

2021 11 27 Atividades de Natal Sabado 40 scaled

A Avenida dos Aviadores, na cidade, vai ser palco da 25.ª edição da Feira do Livro de Alcácer do Sal, que se concretiza entre os dias 1 e 18 de dezembro.

Além da venda de livros a preços simpáticos, que são uma ótima ideia para presentes natalícios, para a autoeducação e/ou entretenimento, haverá as habituais sessões de contos dos mais novos aos mais crescidos, assim como encontros com autores que vêm partilhar as suas obras com o público e conviver com os seus leitores.

A Feira do Livro pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e ao fim de semana e feriados, das 10h às 18h.

PROGRAMA

1 de dezembro (quinta-feira)

16h00 – “25 anos de histórias…” – Animação de leitura pelas técnicas da Biblioteca Municipal

3 de dezembro (sábado)

16h00 – Apresentação do livro “(E)ternamente Eusébio – Biografia Oficial” pelo autor João Malheiro

4 de dezembro (domingo)

16h00 – Apresentação do livro “A lenda do belo soldado” pela autora Margarida Rebelo Pinto

5 a 7 de dezembro (segunda a quarta-feira)

14h30 – “Contos para miúdos e graúdos” – Animação de leitura pelas técnicas da Biblioteca Municipal (para alunos do 1.º ciclo do ensino básico e utentes dos lares e centros de dia do concelho e público em geral)

8 de dezembro (quinta-feira)

16h00 – Apresentação do livro “O Silêncio das Esperas” pelo autor Henrique José Saraiva Lima

10 de dezembro (sábado)

16h00 – Apresentação do livro “O meu cão + 19 poemas (sem idade)” pela autora Conceição Marmeleira

11 de dezembro (domingo)

16h00 – Apresentação do livro “Comporta aberta” pela autora Cidalisa Guerra

12 a 16 de dezembro (segunda a sexta-feira)

14h30 – “Contos para miúdos e graúdos” – Animação de leitura pelas técnicas da Biblioteca Municipal (para alunos do 1.º ciclo do ensino básico e utentes dos lares e centros de dia do concelho e público em geral)

17 de dezembro (sábado)

16h00 – Apresentação do livro “Piu e Gil” pela autora Sofia Correia

18 de dezembro (domingo)

16h00 – Apresentação dos livros “Uma Lição de Paz” e “A Última Solidão” pela autora Carmen Garcia, do blogue “A mãe imperfeita”

Continuar a ler

Portugal

É Natal em Castro Verde

image003 1

Em Castro Verde, as celebrações de Natal arrancam esta quinta-feira, 1 de dezembro, com a iluminação de Natal e a instalação do presépio na Rotunda das Ovelhas. À noite, os temas típicos da quadra vão soar no Cineteatro Municipal num Concerto protagonizado pela Orquestra Clássica de Almodôvar, que acontece a partir das 21h30.

Entre os dias 16 e 20 de dezembro, a magia do Natal pode ser descoberta através do artesanato e produtos locais de Castro Verde, no Mercado de Natal que vai decorrer na Rua Morais Sarmento. Com início às 15h00, do dia 16, o Mercado de Natal funcionará todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00.

Por estes dias haverá também animação musical pelas ruas e comércio local de Castro Verde e um programa de animação infantil, onde se inclui a Casa do Pai Natal, Tarde de Cinema Infantil, Carrossel, Pipocas e Algodão Doce e a peça de teatro “Desencontro” (teatro clownesco).

Para o dia 17 de dezembro, está agendado o já habitual Passeio de Pais Natal em Bicicleta, que acontece a partir das 15h00, com saída da Praça da República (inscrições em inqueritos.cm-castroverde.pt), e à noite, pelas 21h30, os UHF sobem ao palco do Cineteatro para um concerto acústico que contará com a participação do Coro do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde.

O Natal é também o mote para a campanha “Este Natal, Ofereça Castro Verde”, a decorrer até ao dia 6 de janeiro de 2023, e para o Concurso de Montras de Natal, aberto a todos os estabelecimentos comerciais de Castro Verde com montras para a via pública.

O programa “É Natal em Castro Verde” procura valorizar os diferentes espaços urbanos e o comércio local, envolvendo todos os que por cá residem ou que, por estes dias, visitam o Município no decurso das festividades natalícias.

Continuar a ler

Portugal

Instituto Cultural de Évora volta a ganhar Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado do Alentejo

316676572 510487687788281 777223354460869470 n

No passado dia 26 de novembro de 2022, foi anunciado que o Instituto Cultural de Évora voltou a ganhar o Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado do Alentejo! Este prémio é atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e a cerimónia oficial irá decorrer no dia 5 de dezembro.  

Este ano o acontecimento foi especial porque:

O Instituto Cultural de Évora foi distinguido como a “Melhor entidade pública promotora de voluntariado jovem” e é também a primeira vez que neste prémio que uma entidade ganha dois anos consecutivos, tornando o ICÉ no primeiro “Bicampeão” alguma vez registado na história deste prémio.  Também é a primeiríssima vez que um projeto que envolveu Cultura Pop Japonesa no Alentejo ganha um prémio atribuído pelo Estado.

É de referir que esta conquista foi alcançada não só pela equipa do ICÉ (Pedro Dos Santos, Ana Rosado, Cláudia Quintas, António Pinheiro, Nuno Trindade, Pedro Trindade, Carolina Lecoq, Joel Ligeiro, Abigail Varandas Ligeiro, Duarte Fernandes, Carla Martins e Sara Matos) que implementou o “DigiTexto” que foi projeto vencedor mas também por vários outros jovens artistas locais e também por autores que colaboraram no respetivo projeto, nomeadamente os artistas e cosplayers FeratriX3Wafu (Barbara), MARS (Mars), Liam L (William), mono.bug (Alex), Clowdsoda (Diana), Suneka ( Jéssica), nebullak (Vitória), Anir (Carina), mari+ana (Mariana), famalda (Mafalda), Miguel Oliveira, Rui Lagarto, Guilherme Caldeira e a TikToker Joana Bombaça, também conhecida como “Itsmenanahere”; quanto aos autores, destacam-se Rute Alves, Carlos Daniel Dojja e Soraia Carmo.

O projeto “DigiTexto” abrangeu atividades de Cultura Pop Japonesa, neste caso o “Évora Anime” que foi o primeiro Evento de Cultura Pop no Alentejo alguma vez realizado. O facto de que um projeto que abrangeu Cultura Pop Japonesa no Alentejo ter sido premiado pelo estado marca a importância e a evolução deste tipo de iniciativas no Alentejo, uma vez que sempre houve um “tabu” associado a este tipo de atividades a nível regional. No resto país já existem eventos deste tipo já imensamente conhecidos como o Iberanime e no caso do Alentejo, iniciou-se com força também este movimento liderado pela equipa do ICÉ em conjunto com todos os artistas e autores já mencionados.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Odemira já tem Ensino Superior 

Ensino Superior em Odemira scaled

O início do Ensino Superior em Odemira aconteceu no dia 25 de novembro, num momento que formalizou a receção aos alunos e docentes e marca o futuro do concelho, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, do Vice-presidente do Instituto Politécnico de Beja, Professor Doutor Nuno Loureiro, do Subdirector da Escola Superior de Educação do IPP Beja, Professor Doutor Pedro Bento, e do Director do Agrupamento de Escolas de Odemira, José Seno Luís.

Os alunos do 1º ano do Curso Técnico Superior Profissional de Desporto, Lazer e Bem-Estar iniciam as aulas regulares no dia 28 de novembro, na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves e com um corpo docente constituído por profissionais do território.

Feliz e orgulhoso deste momento, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, afirmou que “este é um passo muito sério para a vida destes alunos e para o concelho de Odemira. Fomos capazes de implementar o ensino superior e queremos agora consolidar o processo, para que possamos construir o nosso futuro.” O autarca explicou que “Era uma ambição do Município concretizar esta oferta formativa e o IPBeja lançou o desafio irrecusável de iniciarmos já neste ano letivo, apesar de não ter sido fácil”. Deixando uma palavra de profundo agradecimento à “atitude de proactiva do IPBeja para com Odemira, à dispobnilidade imediata da Escola Secundária, ao interesse dos alunos e aos docentes que aceitaram lecionar  este curso”, perspetivou que se pretende “criar em Odemira um espaço de excelência formativa na área do desporto e que em 2023/24 teremos mais turmas de outros cursos”.

O Vice-presidente do Instituto Politécnico de Beja, Professor Doutor Nuno Loureiro, afirmou ser “muito bom estar a marcar o futuro de Odemira com o ensino superior” e explicou que a instituição encontrou “nesta convicção dos Presidentes do IPBeja e da Câmara Municipal de Odemira uma oportunidade de sair do campus, onde está a nossa dinâmica, e alargar a sua presença no território, o que é muito desafiante.” O responsável explicou ainda que o processo de ensino entre Odemira e Beja será “um processo de permuta, de rigor e exigência para alunos a docentes” e que o curso será acompanhado em Odemira pela Professora Maria Margarida Pereira, Presidente do Conselho Científico do IPBeja.

O Município de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja estabeleceram um memorando de entendimento com vista ao desenvolvimento das condições necessárias ao funcionamento de cursos de ensino superior no concelho de Odemira, assinado a 22 de julho. No dia 4 de outubro foi  assinado protocolo de colaboração entre o IPBeja, o Município e o Agrupamento de Escolas para implementar o Curso Técnico Superior Profissional de Desporto, Lazer e Bem-Estar em Odemira. Passados quase dois meses, é concretizada a ambição de implementar o ensino superior no concelho. 

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS