Connect with us

Cultura

França e Portugal promovem mais de 200 projetos culturais em 2022

A Temporada Cruzada entre França e Portugal vai levar a terras gaulesas Joana Vasconcelos, exposições no Louvre, Tours e Marselha, assim como associações entre festivais franceses e portugueses, foi hoje anunciado.

A agenda desta temporada cruzada que se vai realizar entre fevereiro e outubro de 2022 começou hoje a ser divulgada, sendo já pública a sessão de abertura em Paris, a 12 de fevereiro, com a pianista Maria João Pires e a Orquestra da Fundação Gulbenkian, na Filarmónica de Paris, seguido por um outro concerto logo no dia 13 de fevereiro consagrado às vozes lusófonas.

No dia 14 de fevereiro, França e Portugal fazem “uma declaração de amor” mútua, segundo comunicado de imprensa em francês enviado às redações, com um passeio português na capital francesa entre o edifício da Câmara Municipal de Paris e o Museu do Louvre.

Esta temporada estende-se depois a diversas latitudes em França, com Joana Vasconcelos a ter “carta branca” na capela do Castelo de Vincennes, a exposição “Idade de Ouro do Renascimento Português”, no Louvre, a exposição “All I Want: Mulheres portuguesas do século XX ao século XXI”, em Tours, e uma retrospetiva de Maria Helena Vieira da Silva em Marselha.

Esta troca cultural vai ter dois momentos altos de reflexão, com o Fórum dos Oceanos, um evento organizado entre o Museu de História Nacional de Paris e a Fundação do Mar, reunindo investigadores franceses, portugueses e europeus, e ainda o Fórum da Igualdade de Género, que se vai realizar em Angers.

Em Lisboa, Portugal e França vão celebrar em conjunto o 50.º aniversário das “Novas cartas portuguesas”.

O Theatre de la Ville, dirigido pelo lusodescendente Emmanuel Demarcy-Mota, que é também presidente desta temporada, vai acolher vários espetáculos franco-portugueses.

No Carreau du Temple, em Paris, haverá um festival gastronómico dedicado a Portugal e o Jeu de Paume, museu de referência de cinema e fotografia, dará “carta branca” ao cineasta Pedro Costa.

Em Marselha, o Festival de Cinema Internacional vai associar-se à produtora portuguesa O Som e a Fúria, enquanto o Festival Internacional de Rochelle vai associar-se ao Festival Iminente.

Em Clermond-Ferrand, o festival Europavox vai consagrar a sua edição de 2022 a Portugal, assim como Festival We Love Green. Também o Festival Músicas do Mundo, em Sines, se vai associar à temporada.

Outra associação a destacar na programação é a do Lyon BD com o Amadora BD, selando assim uma cooperação ao nível da banda desenhada entre os dois países.

O programa vai ainda incluir encontros e debates em temáticas como clima, energias renováveis, economia azul, transportes, mobilidade, cidades inteligentes, indústrias culturais e criativas e saúde.

O anúncio da programação completa deste evento cultural será feito a 18 de janeiro numa conferência de imprensa em Paris.

Continue Reading

Portugal

Portugal cumpre hoje luto nacional por morte de Paula Rego

Em homenagem à pintora Paula Rego, hoje assinala-se um dia de luto nacional, no mesmo dia em que se realiza o funeral da artista em Londres.

De acordo com o representante da obra da pintora em Portugal, o galerista Rui Brito, a cerimónia de hoje será muito restrita, onde irão estar presente apenas a família e os amigos maias próximos.

Quando foi divulgada a data do funeral, o governo tomou a decisão de que o dia de luto nacional seria cumprido no mesmo dia.

“Nos termos do decreto aprovado em Conselho de Ministros no dia 08 de junho, o Governo anuncia que o dia de luto nacional pelo falecimento de Paula Rego será assinalado a 30 de junho, data em que se realizam as exéquias da artista, conforme indicação dada pela família da artista”, pode ler-se em comunicado publicado pela Presidência do Conselho de Ministros em 21 de junho.

No mesmo documento consta que “Paula Rego foi uma artista maior da cultura portuguesa, com uma obra reconhecida incontornável no panorama artístico nacional e internacional, deixando um legado único que perdurará para sempre na história das artes plásticas”.

Continue Reading

Cultura

🔴DIRETO: Entrada de Toiros de Benavente

Tradição ainda é o que era na Festa da Amizade em Benavente

A entrada do toiro é o momento alto das festas de Benavente, esta que é uma das maiores festas do Ribatejo.

Após dois anos de interregno, a Festa da Amizade e da Sardinha Assada voltou a Benavente, é possível quantificar os kg de sardinha (5.000 kg) e os litros de vinho (5.000), mas não a enorme moldura humana, que se juntou em Benavente para apreciar o melhor da festa e saborear com gosto a tradição.

Continue Reading

Sociedade

Morreu a atriz brasileira Marilu Bueno

Marilu Bueno morreu esta quarta-feira, com 82 anos no Rio de Janeiro. Segundo a imprensa brasileira, a atriz estava internada há três semanas num hospital público do Rio de Janeiro, após ter sido sujeita a uma cirurgia no abdómem, sendo transferia posteriormente para os cuidados intensivos.

A atriz brasileira estrou-se no ecrã na década de 60, onde protagonizou vários papéis, integrando séries e telenovelas, em Portugal é principalmente conhecida pelo seu desempenho como “Dona Carochinha na célebre série infantil que marcou gerações “Sítio do Pica-pau Amarelo.

Continue Reading

Portugal

Numa noite estival, Alter do Chão recebe o “Triunfo da Primavera”: momentos cimeiros da Canção Europeia, com Carla Caramujo e Lígia Madeira

O Cineteatro de Alter do Chão acolhe a 2 de Julho, 21h30, o recital da soprano Carla Caramujo e da pianista Lígia Madeira: “O Triunfo da Primavera: Canções de Debussy, Poulenc, Fragoso, Lacerda, Schubert e Wolf”.

As atividades do Festival Terras sem Sombra no fim-de-semana de 2 e 3 de Julho incluem, no sábado (15h30), a visita à Vila e à freguesia de Seda, referências históricas do Alto Alentejo. No domingo, 3 de Julho (09h30), o Mel – “Economia, Sociedade e Biodiversidade”, será tema para uma acção em torno de um produto que é marca de sustentabilidade ambiental.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS