Connect with us

Portugal

Festa da Meia Maratona chega a Évora

Festa da Meia Maratona chega a Évora ,com a presença de Paulo Guerra, Tetra Campeão da Europa de Corta Mato. Mais de um milhar de atletas e amantes da atividade física aceitou o repto da Câmara Municipal de Évora e este domingo, dia 28 de novembro, irão participar nas três iniciativas previstas no âmbito da Évora 21.27 – Meia Maratona, que assinala, por um lado, a classificação da cidade como Património Mundial e, por outro, a candidatura a Capital Europeia da Cultura.
Em termos desportivos, a Meia Maratona da histórica cidade conta com a presença de três centenas de atletas, destacando-se a presença do antigo Campeão da Europa de Corta Mato, Paulo Guerra, natural de Barrancos, o que valorizará ainda mais a prova.
Paulo Guerra começou desde muito cedo a evidenciar-se como atleta no Barrancos Futebol Clube, tendo mais tarde representado o Zona Azul, o Grupo Desportivo Diana e o Arraiolense, onde em 1989 foi Campeão Nacional de Juniores em Corta Mato.

Paulo Guerra viria a consagrar-se como o “rei da lama”, confirmando-se como um atleta particularmente vocacionado para esta especialidade, conquistando cinco Campeonatos Nacionais e quatro Campeonatos da Europa, para além de uma Medalha de Prata nesta última competição, onde ajudou Portugal a ganhar por equipas 2 Medalhas de Ouro, 3 de Prata e outras 3 de Bronze.
Para além do barranquenho, o “pelotão” de meio fundistas da prova eborense será composto por alguns dos mais importantes atletas provenientes dos principais clubes do sul do país, tanto em femininos como masculinos, aos quais se juntam os demais denominados “atletas populares”, numa competição que para muitos será a estreia numa distância que na semana passada teve o recorde mundial batido em solo português.
Contudo, é na prova de dez mil metros que se regista uma maior afluência com cerca de meio milhar de inscritos, naquela que é denominada carinhosamente no seio dos praticantes como a “prova da calçada”, numa clara referência aos primeiros e aos últimos metros das duas competições, que se desenrolam nalgumas das mais emblemáticas artérias de Évora.
O domingo desportivo em Évora contemplará ainda uma pequena caminhada de cinco quilómetros, de dificuldade baixa, num claro convite às famílias para virem desfrutar de uma cidade patrimonialmente rica e que gosta de bem receber quem a visita.

Continue Reading

ÚLTIMAS 24 HORAS