Connect with us

Portugal

Fernando Pessoa faria hoje 134 anos

Fernando António Nogueira Pessoa, António em homenagem ao Santo, uma vez que foi no dia de Santo António que nasceu no largo de São Carlos em Lisboa, aquele que viria a ser o maior poeta do seu tempo.

“Santo António” (primeira estrofe)

Nasci exatamente no teu dia —

Treze de Junho, quente de alegria,

Citadino, bucólico e humano,

Onde até esses cravos de papel

Que têm uma bandeira em pé quebrado

Sabem rir…

Santo dia profano

Cuja luz sabe a mel

Sobre o chão de bom vinho derramado!

Fernando Pessoa, começou a escrever aos 7 anos, foi nesse período que surgiu o seu primeiro poema, na língua materna. Mais tarde, começou também a escrever em francês. Um dos mecanismos de divulgação de alguns dos seus escritos e pensamentos constavam no seu jornal o “Palrador”.

Um dos traços mais característicos do poeta é a heteronímia, que terá surgido de um desejo ou de uma necessidade organizar as personalidades, tonalidades e estilos que se manifestavam no seu pensamento, os famosos heterónimos, entre eles, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.

“Não sei quantas almas tenho” ,um verso do poeta que espelha bem esta heteronímia.

Um heterónimo, é algo em muito diferente de um pseudónimo, uma vez que, eles em uma vida, uma história, personalidade, estilo literário, data de nascimento e morte.

Pessoa viveu apenas 47 anos, as suas últimas palavras foram escritas em inglês, numa folha a lápis na véspera da sua morte “I know not what tomorrow will bring” (não sei o que o amanhã trará).

Morreu no dia 30 de novembro d e1935, na mesma Lisboa onde nasceu .

Continue Reading

Portugal

Pias : “Quem faz um Jordão guarda a tradição”

Decorrem, de 23 a 29 de junho, os Jordões em Pias.

O Jordão é feito numa casa com cerca de vinte metros quadrados aproximadamente. A casa é forrada de folhas de faias e o chão forrado a tábua. O altar é revestido a alecrim e erva-cidreira, obrigatoriamente com murta e uma lata verde. altar, é mole a frente e um lago de Sº João Baptista onde as crianças e os adultos improvisam as mãos para salpica as suas cabeças, molhar a testa. Na mesa do lado, candeeiro de cobre, iluminado com azeite um mealheiro e as velas, o estás o estás pelos visitantes.

A montagem do Jordão obedecia a uma fé, sendo uma forma de pagamento de promessas. Há mais de anos que em Pias se cumpre esta tradição.

Continue Reading

Sociedade

30ª edição da feira da PIMEL teve início fulguroso 

Teve ontem (23 de junho de 2022) início a 30.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, certame que não podia ter começado da melhor forma com muita animação nas atividades desenvolvidas, nas tasquinhas e, no final da noite, com a presença de David Carreira no Palco Principal da feira. 

O “pontapé de saída” da PIMEL foi dado ao fim da tarde no Pavilhão Gracieta Baião, com a presença do inevitável Toy, que surpreendeu os presentes com a apresentação do Hino de Alcácer, da autoria do próprio. À mesma hora, no picadeiro, dava-se um conjunto de batismos a cavalo com a Escola de Equitação “Entre Amigos – Atividades Equestres”, da Herdade de Montalvo. Depois, no recinto, deu-se a abertura do Espaço Infantil. Seguidamente, começaram as atuações: primeiro, uma aula de zumba com o projeto Sempre em Forma (CCBSJOQ) no palco secundário da feira e, depois, no mesmo local, a atuação do Grupo Coral do Torrão e do Grupo Coral Alma Alentejana, ambos da Sociedade 1º Janeiro Torranense. Voltando ao picadeiro, realizou-se uma demonstração de domesticação, massagem e relaxamento de cavalos com Horse Whisperer José Godinho & Horse Repsol. O dia fechou com o aguardado concerto de David Carreira, que encheu o palco principal do certame, e com o Tributo a Bon Jovi, no palco secundário. Para os mais persistentes, esteve guardada a atuação da renomada DJ Rita Mendes, que animou as hostes pela noite fora no palco principal. 

A PIMEL 2022 decorre durante os dias 23, 24, 25 e 26 de junho no novo Parque Urbano de Alcácer do Sal. O foco deste certame incide nas atividades desempenhadas por entidades, associações, empresas e artesãos, relacionadas com os produtos endógenos, como o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite e o vinho, assim como a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local, havendo também lugar a exposições de gado e máquinas agrícolas, animação, Espaço Criança, tasquinhas, comboio turístico, wine bar, atividades equestres e à PIMEL Kid’s Cup. 

“Parabéns, PIMEL – 30 edições” é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, com cofinanciamento pelo Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo, e tem por foco a comemoração das 30 edições do certame. O evento conta com a transmissão radiofónica por parte da TDS. 

Continue Reading

Portugal

 Évora : Jovem de 22 anos detido por tráfico de droga

O Comando Territorial de Évora, através do Destacamento de Trânsito de Évora, no dia 23 de junho, deteve um homem de 22 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Évora.

No âmbito de uma ação de patrulhamento rodoviário, os militares da Guarda abordaram o condutor de um motociclo, sendo que o mesmo tentou encetar uma fuga. No decorrer da ação policial o sujeito foi detido, tendo sido apreendidas 69 doses de MDMA, bem como 100 euros em numerário.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Évora.

Continue Reading

Portugal

Idoso morre e outros dois homens ficam feridos em colisão perto de Beja

Um idoso de 85 anos morreu e outros dois homens ficaram feridos, um deles gravemente, devido a uma colisão entre dois automóveis, o acidente ocorreu hoje perto de Beja, segundo o avançado à Lusa por fontes da GNR e Proteção Civil.

O alerta para o sinistro foi dado às 11:29, ocorreu entre Beja e a povoação de Penedo Gordo, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.

De acordo com a mesma fonte, o incêndio envolveu dois veículos, do qual resultou uma vítima mortal, de 85 anos e dois feridos, um deles grave.

Os feridos foram transportados para as urgências do hospital de Beja pelos bombeiros, adiantou fonte do CDOS de Beja.

No que diz respeito ao corpo da vítima mortal, este foi transportado para os serviços de medicina legal da unidade hospitalar.

Para o local foram mobilizados 25 operacionais, pertencentes à cooperação de bombeiros de Beja e ao Instituto Nacional de Emergência Médica, apoiados por 12 veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS