Connect with us

Sociedade

Feira da Vinha e do Vinho de Amareleja cancelada

A Feira da Vinha e do Vinho de Amareleja não será realizada, este ano, devido à pandemia COVID-19.

O certame, que tradicionalmente é realizado no início do mês de dezembro, assume-se como um dos principais eventos de promoção do setor vitivinícola da região, que conta com a presença de vários produtores de vinho, bem como de outros produtos regionais.

Os momentos culturais são outra das componentes importantes deste evento, que promove também a cultura e a identidade local.

A decisão de não realizar a Feira da Vinha e do Vinho de Amareleja, em 2020, tem por objetivo a salvaguarda da saúde pública, num momento em que o país está focado em reduzir o número diário de novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, diz a Câmara Municipal de Moura.

Sendo a concentração de pessoas a principal fonte de contágio, foi esta a razão que motivou o cancelamento do certame que cumpriria este ano a sua 19.ª edição.

Continue Reading

Portugal

Jéssica deixou de ser vigiada pelo Estado há um mês por considerarem não haver “sinais de perigo”

Jéssica, a menina de três anos morta em Setúbal vítima de maus-tratos, deixou de ser vigiada pelo Estado, o processo de acompanhamento da criança foi arquivado há um mês, posteriormente à visita das técnicas de apoio ao tribunal.

Segundo o avançado pela CNN Portugal, as técnicas consideraram não haver ” sinais de perigos”, o que, por sua vez, levou ao arquivar do processo,  

A criança tinha sinalizada à nascença e recebia acompanhamento desde que tinha um ano e cinco meses, consequência da situação de violência doméstica entre os progenitores.

Posteriormente à CPCJ, ter recorrido a um processo que visava a proteção da criança entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2020,mas sem sucesso, uma vez que não conseguiu que os país aceitassem ser acompanhados, o Ministério Público implementou um processo em maio de 2020.

Nesse período, um juiz alertou os técnicos sociais do Estado de forma a que estes vigiassem e acompanhassem a menina. Para além da vigilância da avó materna, deveriam ser garantidas as condições físicas e de higiene, em exemplo dos cuidados básicos, estando incluídos, as consultas médicas, vacinação, alimentação e vestuário.

De acordo com a nota da CPCJ, foi realizada uma avaliação da família e proposta uma medida de promoção e proteção da menor. Contudo, esta foi negada pelos pais, o que levou ao envio do processo ao Ministério Público em janeiro de 2020.

Após este período não voltaram a ser comunicadas quaisquer situações de perigo à CPCJ de Setúbal.

Continue Reading

Portugal

Covid-19 : Dose de reforço disponível em “casa aberta” para mais de 80 anos

A partir de hoje, as pessoas com 80 anos ou mais podem receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 na modalidade de “casa aberta”, segundo o anunciado pelo Direcção-Geral da Saúde.

“A modalidade casa aberta passou hoje a estar disponível para os cidadãos com 80 ou mais anos que cumpram os critérios de elegibilidade para receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19”, segundo o comunicado da DGS.

De acordo com o comunicado, até ao momento, cerca de 380 mil pessoas com mais de 80 anos já receberam a segunda dose de reforço, tal como os utentes elegíveis residentes em lares.

Continue Reading

Sociedade

O congresso dos EUA aprova o maior acordo para o controlo de armas em 30 anos

Um projeto lei bipartidário, foi hoje aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos, com a pretensão de dificultar o acesso a armas de fogo, a reforma mais importante aprovada nos últimos 30 anos na luta contra a violência armada fortemente enraizada no país americano.

Posteriormente ao Senado ter aprovado o projeto de lei esta quinta-feira, a Câmara dos Representantes aprovou esta sexta-feira um conjunto de medidas que visa a implementação de limitações ao acesso de armas .

Após o massacre ocorrido em Uvalde, no Texas, que tirou a vida a mais de 10 pessoas, a câmara baixa do Congresso norte-americano aprovou a medidas com 234 votos a favor, contra 193 contra.

Continue Reading

Portugal

Pias : “Quem faz um Jordão guarda a tradição”

Decorrem, de 23 a 29 de junho, o Jordão em Pias.

O Jordão é feito numa casa com cerca de vinte metros quadrados aproximadamente. A casa é forrada de folhas de faias e o chão forrado a tábua.

O altar é revestido a alecrim e erva-cidreira, obrigatoriamente com murta e uma lata verde, é mole à frente e tem um lago de S. João Baptista onde as crianças e os adultos improvisam um batismo, molhando a testa.

A montagem do Jordão obedecia a uma fé, sendo uma forma de pagamento de promessas. Há mais de cem anos que em Pias se cumpre esta tradição.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS