Connect with us

Portugal

F-16 lusos ganham prémios NATO por “melhores operações” e “pintura” de aeronave

A esquadra 301 de aviões de caça F-16 da Força Aérea portuguesa, os “Jaguares”, conquistou hoje dois prémios no maior exercício aéreo do ano da NATO, o “Encontro de Tigres”, em Beja.

Os militares habitualmente estacionados na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, Leiria, foram distinguidos pelas “melhores operações” e pela “melhor pintura tigre”, num evento que termina hoje, ao fim de duas semanas, com 40 aeronaves e participantes de outros seis países.

O galardão mais importante, o “Tigre de Prata”, alcançado há dois anos pelos “Jaguares”, em França, foi atribuído aos italianos do “21.º Gruppo”, com os seus helicópteros HH212, conquistando assim a possibilidade de organizar a próxima edição do “Tiger Meet”.

A mesma esquadra transalpina foi a melhor na classe específica de helicópteros.

Envolvidos no evento de Beja, desde 02 de maio, estiveram também meios dos Estados Unidos, França, Grécia, Polónia e da Suíça, num total de cerca de mil militares.

Além de seis F-16, a Força Aérea empregou ainda um avião P-3C CUP+ (patrulhamento, busca e salvamento, mas também combate marítimo), um helicóptero de EH 101 Merlin (patrulhamento, busca e salvamento e transporte) e dois helicópteros AW119MKII ‘Koala’ (instrução, patrulhamento, busca e salvamento e transporte).

Lusa

Continue Reading

+ popular

%d bloggers like this: