Siga-nos nas redes sociais

Alto Alentejo

Exposição Canina registou forte afluência em Arronches

IMG 3898

Certame trouxe ao Jardim do Fosso uma multidão para ver desfilar os 325 exemplares que nele participaram. Num dos eventos que maior curiosidade suscita junto da população, o que se reflete na forte afluência ao Jardim do Fosso nos dias em que o mesmo decorre, Arronches voltou a receber nesse espaço a Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo, certame que vai na sua 29.ª edição e que se realizou, neste sábado, dia 10 de setembro, pela sétima vez consecutiva neste concelho.
Uma vez mais organizado em parceria pelo Município de Arronches, pela Associação de Criadores de Ovinos P3, pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Raça Ilede-France e pelo Clube Português de Canicultura, este evento contou com a participação de 325 exemplares de várias raças, acompanhados pelos respetivos criadores oriundos não só de Portugal, mas também de países como Espanha ou França.
Começando por ser avaliados por raça e por escalão, os mesmos foram nas grandes finais depois divididos por grupos, os quais foram julgados pelos juízes Antonio Di Lorenzo, Francisco Guerreiro, José Romão, Luís Pinto Teixeira e Vincent O’Brien, chegando então
aos melhores do concurso, com destaque para Melhor Exemplar das Raças Portuguesas e
Melhor Exemplar da Exposição.
No que toca às raças nacionais, o melhor exemplar foi o Cão da Serra de Aires, seguido pelo Podengo Português Pequeno de Pelo Liso, fechando o pódio o Cão de Fila de São Miguel. No Best In Show, o Samoiedo foi considerado melhor exemplar da exposição, levando a melhor sobre o Caniche Grande Preto e sobre o Whippet, respetivamente segundo e terceiro classificados.
Além dos supracitados juízes, a entrega de prémios aos criadores foi efetuada pelo executivo do Município de Arronches, representado pelo presidente João Crespo, do vice-presidente Paulo Furtado e da vereadora Maria João Fernandes, pelo secretário da Assembleia Municipal, Luís Ramalho, pelo presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Pedro Fernandes e pela presidente do Clube Português de Canicultura, Carla Molinari.

Portugal

Portalegre aposta no evento “Vinhos de Altitude, Serra de São Mamede

vinhos 23325

Este evento, que terá lugar nos dias 2 e 3 de dezembro, na Igreja de São Francisco, visa associar as características excecionais da Serra de São Mamede a um dos elementos patrimoniais mais antigos de Portalegre, numa elegia à recuperação de saberes, memórias e patrimónios materiais e imateriais, como forma de capitalizar o valor e a notoriedade dos nossos Vinhos de Altitude, e de todos os vinhos produzidos no concelho, assumindo o Enoturismo como produto estratégico.

As características naturais do território associadas ao dinamismo que está a ser criado na região em torno da Serra de São Mamede despertam o interesse crescente pelos vinhos de Portalegre e o enorme potencial do sector.

A Câmara Municipal de Portalegre pretende assim promover este património natural através de um dos produtos estratégicos mais distintivos do concelho, associando aos vinhos os produtos tradicionais.

Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, o programa destaca alguns atrativos do evento “Vinhos de Altitude, Serra de São Mamede | Portalegre” como diferentes momentos de animação, com apontamentos musicais e painéis de natureza técnica, com showcooking, degustações, harmonizações e um colóquio, com prova orientada, sobre vinhos e vinhas do terroir de Altitude.

Continuar a ler

Portugal

Pescador desaparecido em barragem de Elvas

barragem do caia

Um homem, de 62 anos, está desaparecido na barragem do Caia, no concelho de Elvas, distrito de Portalegre.

As autoridades foram alertadas para o desaparecimento do homem por volta das 18h50, altura em que transmitiram a informação aos bombeiros, que se encontram a realizar buscas no local em cooperação com a GNR.

O homem tinha ido pescar à barragem do Caia, na sexta-feira e não regressou, ao final do dia um familiar deu alerta no Posto Territorial de Arronches, segundo o avançado à Lusa por fonte por fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR.

A viatura do homem já foi identificada, de momento, as autoridades encontram-se no local onde tentam localizar a sua embarcação.

Segundo a informação que consta na página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no local estão oito operacionais, apoiados por três viaturas.

Continuar a ler

Portugal

Marvão : Presidente condenado por corrupção passiva

246802784 1310350136061688 2377946410122507394 n

Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão, foi condenado, esta segunda-feira, pelo Tribunal de Portalegre a três anos de prisão, com pena suspensa e perda de mandato, pelo crime de “corrupção passiva”.

Em causa está um projeto relacionado com a defesa da floresta contra incêndios, financiado por fundos comunitários, os factos remontam a 2017, durante o primeiro mandato.

É a primeira vez na história do concelho de Marvão que um presidente da Câmara é condenado.

Luís Vitorino, de 46 anos, engenheiro de profissão, integrava os quadros da Câmara Municipal de Marvão desde 2006.

Continuar a ler

Portugal

Campo Maior : Detido por furto e apreensão de mais de 1 200 quilos de azeitona

GNR 3

A GNR deteve um homem de 41 anos , esta terça-feira, por furto e apreendeu mais de 1 200 quilos de azeitona, no concelho de Campo Maior.

No seguimento de uma denúncia a dar conta de um alegado furto de azeitona num olival, os militares levaram a cabo diligências policiais que permitiram localizar e identificar o autor do furto e apreender os 1 292 quilos de azeitona furtada. No decorrer da ação foi ainda apreendida a viatura onde estavam os vários sacos com a azeitona furtada.

No seguimento da ação foi também detido um homem de 27 anos e apreendidas 162 doses de haxixe.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS