Connect with us

Portugal

ÉVORA: Bonecos de Santo Aleixo ‘apresentam-se’ na Biblioteca Pública

Os Bonecos de Santo Aleixo, marionetas tradicionais do Alentejo manipuladas por atores do Cendrev, apresentar o “Auto do Nascimento do Menino Jesus” na Biblioteca Pública de Évora, a partir desta terça-feira, revelou a companhia teatral.

Segundo o Centro Dramático de Évora (Cendrev), os espetáculos prolongam-se até domingo, sempre às 18:30.

Os Bonecos de Santo Aleixo são marionetas de varão, manipuladas por cima, à semelhança das grandes marionetas do sul de Itália e do norte da Europa, mas de tamanho diminuto, entre os 20 e os 40 centímetros.

“Conhecidos e apreciados em todo o país, os Bonecos de Santo Aleixo participam também em muitos certames internacionais e visitam várias salas de espetáculos ao longo de todo o ano”, resumiu a companhia.

Lusa

Continue Reading

Portugal

“PSD de Montenegro está a perfilar-se, para ser uma muleta do Partido Socialista”, diz André Ventura

“O PSD de Montenegro está a perfilar-se, como o PSD de Rio, para ser uma muleta do Partido Socialista”, afirmou líder do Chega à margem de um encontro com militantes, em Viana do Castelo.

André Ventura avança ainda que quarta-feira irá ser “um dia marcante para o PSD”, uma vez que, “o país vai ver como é que o PSD vota uma moção de censura”.

“Se vai continuar na mesma lógica de Rio de suportar o governo PS ou, se vai finalmente dizer que estamos aqui para ser contra o PS, para mostrar uma alternativa”, reforçou.

André Ventura disse que ao longo do dia de hoje lhe chegaram “sinais muito preocupantes” do congresso dos social-democratas, que decorre no Porto.

Relativamente ao congresso do PSD que decorre no parte, o líder do Chega afirmou ainda que grande parte dos oradores que ouviu continuam “na narrativa de que preferem estar perto do PS do que perto do Chega. Montenegro disse que se candidatava para gerar outra atitude no PSD e, o que nós vemos, é os protagonistas da era Montenegro a dizerem exatamente o que diziam os protagonistas de Rui Rio”.

“O PSD não percebeu o que aconteceu a 30 de janeiro e se continua exatamente no mesmo caminho, eu podia dizer que é bom para o Chega, mas é mau para país, para a oposição e para a direita”, atestou.

Continue Reading

Portugal

O postal ganhou vida,touros e Campinhos voltam a atravessar a Ponte Marechal Carmona

A tradição volta a Vila Franca, 70 anos depois

“”90 anos de emoção” foi o mote da celebração dos 90 anos do colete encarnado. Uma festa , que se orgulha de de ser uma das maiores e mais emblemáticas do Ribatejo, as esperas, largadas, corridas de touros, espetáculos musicais e a hospitalidade das tertúlias que atraem milhares de pessoas às ruas de Vila Franca.

Hoje, último dia do colete, a habitual espera de toiros, trouxe consigo uma novidade, para muitos, e uma lembrança para alguns.

Há ainda quem tenha memória dos tempos em que o gado vinha da Lezíria, hoje dia 3 de julho, dia de colete encarnado, o postal ganhou vida, 70 anos depois, touros e campinhos voltam a atravessar a Ponte Marechal Carmona, um momento único onde o passado e o presente se cruzam e da festa se futuro.

Continue Reading

Portugal

Morreu o padre Vaz Pinto, antigo Alto Comissário para as Migrações

Arquivos RTP

Esta sexta-feira, morreu o padre António Vaz Pinto, aos 80 anos no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, segundo o avançado pela Companhia de Jesus.

Desde 8 de junho, que António Vaz Pinto estava internado no Hospital de Santa Maria, onde veio a falecer, na sequência de uma infeção pulmonar, como mostra a reportagem da CNN Portugal.

Padre, jesuíta e Alto Comissário para as Migrações e Minorias Étnicas, no período entre 2002 e 2005.

Segundo a Província Portuguesa da Companhia de Jesus, António Vaz Pinto, é recordado como um homem com “uma vida cheia e intensa”, tendo sido ” responsável pela criação e implementação de várias obras da Companhia de grande impacto apostólico”.

“O padre António Vaz Pinto tinha celebrado há dias os seus 80 anos e, aparentemente, encontrava-se bem, tendo festejado o seu aniversário na companhia de muitos familiares e amigos e num ambiente festivo. Contudo, o seu estado de saúde já era grave e três dias depois acabou por ser encaminhado de Évora, onde residia, para um hospital em Lisboa, tendo o seu estado agravado muito rapidamente”, pode ler-se na nota publicada pelos jesuítas no Ponto SJ, portal da companhia de Jesus.

Continue Reading

Portugal

“Adormecemos com três aeroportos, acordámos com zero”, diz Manuela Ferreira Leite

© Jorge Amaral/Global Imagens

Nas últimas 48 horas o despacho publicado no Diário da República, relativos ao futuro das infraestruturas aeroportuárias lisboetas, o qual foi revogado na passada quinta-feira, confirmou-o o primeiro-ministro, como mostra a reportagem da CNN Portugal.

Manuela Ferreira Leita, no seu habitual espaço de comentário na CNN Portugal, considerou esta quinta-feira relativamente ao despacho e à não demissão de Pedro Nuno Santos, que tratou de um dia “emotivo, porque adormecemos com três aeroportos e acordamos com 0, acordamos com um primeiro-ministro demitido e hoje vamos adormecer com um primeiro-ministro absolutamente vencido”.

Avança ainda que, Costa não tinha outra forma digna de lidar com o sucedido, que não fosse demitir o ministro, contudo foi algo que o chefe do Governo não fez, “não sabemos porquê, não sabemos quais são as histórias mal contadas (…) , provavelmente no meio desta má comunicação entre um ministro e um primeiro ministro, existem provavelmente problemas de natureza partidária”, problemas esses que infelizmente estão a ser transferidos para o Governo.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS