

Economia
Empresários turísticos da região da Guarda esperam que setor normalize em 2021
Os empresários turísticos da região da Guarda esperam que o ano de 2021 traga normalidade ao setor que em 2020 sofreu as consequências da pandemia causada pela covid-19 e apenas registou um “pequeno fôlego” no período do verão.
Três empresários de turismo associado às Aldeias Históricas de Marialva (Mêda), Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Sortelha (Sabugal) disseram à agência Lusa que 2020 foi “mau” para a atividade e que depositam em 2021, apesar de ter começado com um novo confinamento, a esperança de um regresso à normalidade.
“2020 foi um ano estranhíssimo, porque foi um ano que veio romper com tudo aquilo a que estávamos habituados e a cadência que vínhamos tendo, quer de crescimento, quer de ampliação de mercados, quer de tudo aquilo que se ia passando do ponto de vista das experiências”, disse à Lusa Paulo Romão, proprietário do empreendimento de turismo Casas do Côro, na Aldeia Histórica de Marialva, que disponibiliza 31 quartos.
Segundo o empresário, a unidade de alojamento esteve fechada cerca de três meses, na passagem do primeiro para o segundo trimestre, mas, no verão, acabou por “equilibrar um bocadinho” o ano.
“Acabámos por ter um belíssimo verão, mas que se esgotou logo no final de setembro”, porque o empreendimento tem um nível de internacionalização “muito grande” e não teve clientes estrangeiros.
Paulo Romão diz que o momento é de esperar que a pandemia seja ultrapassada com a vacinação para procurar reequilibrar “um bocadinho aquilo que se perdeu em 2020”.
“Nós somos de natureza otimista preponderante, não esperávamos que o início de ano nos trouxesse este novo ‘nevoeiro’, mas estamos ainda otimistas que, no final da primavera, possamos retomar um bocadinho aquilo que é uma ideia de podermos pensar que já está a passar”.
Próximo da Aldeia Histórica de Linhares da Beira (Celorico da Beira), na localidade de Mogadouro, o empresário João Paulo Patrício acolhe turistas na Casa do Mogadouro, um projeto que surgiu em 1998 e que tem capacidade para alojar 20 pessoas.
O empresário reconhece que 2020 “foi um ano atípico” para o setor, embora no verão tenha trabalhado “bem”, porque a casa “permite distância social” e foi alugada a famílias e a grupos de amigos, do país e do estrangeiro.
João Paulo Patrício já tem “algumas reservas para o verão” e acredita que possam aumentar, mas vaticina que a situação é “complicada” para o Carnaval e uma incógnita para a Páscoa.
A Casa do Mogadouro promove o ecoturismo e o turismo sustentável e faz a ligação com a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, com as Aldeias de Montanha de Rapa, Salgueirais e Prados, e queijarias tradicionais dos concelhos de Celorico da Beira e Fornos de Algodres.
Na Aldeia Histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, a empresa de animação turística JMAL – Atividades Turísticas, criada em 2016, disponibiliza 13 burros para visitas e viagens pela região e também participa em recriações históricas e feiras medievais.
O proprietário, Jorge Miguel, disse que 2020 é para esquecer, porque “foi muito mau, para não dizer terrível”.
O empresário estima uma quebra de 90% na atividade e deseja que a pandemia – que fica associada ao nascimento de dois animais a quem atribuiu os nomes Covid e Zaragatoa – “passe o mais rápido possível”, para retomar a normalidade.
O presidente da Associação das Aldeias Históricas de Portugal e do município do Sabugal, António Robalo, também disse à Lusa que o ano de 2020 “foi extremamente complicado” para todo o país e no verão verificou-se “uma abertura” para o turismo.
Lusa
- Alentejo2 dias ago
Antigo vereador concorre pelo Nós, Cidadãos! à Câmara de Estremoz
- Desporto2 dias ago
Ricardinho substituído por Pauleta na seleção portuguesa de futsal
- Alentejo1 dia ago
PS de Redondo com demissões contra processo de escolha de candidato
- Sociedade8 horas ago
Lisboa, Setúbal e Leiria sob aviso amarelo na quinta-feira devido à chuva
- Economia2 dias ago
Preço das casas para arrendar desce 0,6% em fevereiro
- Sociedade2 dias ago
Alto Minho critica “estranha democracia” que impede protesto conjunto com Galiza
- Economia1 dia ago
TAP propõe adiantar 2,05 ME à Groundforce mediante penhora da participação da Pasogal
- Portugal1 dia ago
Governo aprova 30 projetos de segurança em barragens com 1,2 ME de apoio
- Sociedade1 dia ago
OIM recebeu 107 pediidos de ajuda de imigrantes para regressarem aos seus países
- Alentejo2 dias ago
Assinados acordos com 25 municípios para habitação de 15 mil famílias
- Portugal2 dias ago
Pessoas com trissomia 21 entram para os grupos prioritários de vacinação
- Saúde2 dias ago
Quase 28 mil profissionais de saúde infetados e 19 morreram