Connect with us

Alto Alentejo

Elvas : Milhares esperados em mais uma edição da maior romaria do Alentejo

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem este ano de 16 a 25 de setembro, no Parque da Piedade, e conta com algumas novidades em relação às edições anteriores.
Na Expo São Mateus, este ano conjuga-se inovação e vanguarda com a tradição. Assim, há semelhança de anos anteriores, vão estar dois palcos de animação, o Palco São Mateus e o Palco da Feira, que pretende dar resposta às diversas faixas etárias.
Se no Palco da Feira vai poder apreciar nomes da música local, como as Roncas d’Elvas e o Grupo de Cantares de São Vicente (16), o Grupo A. R. Musical (17), Soraya Branco e António Vieira (18), Duo Hélio e Eurico (19), Moura Encantada (21), Baile com Jorge e Célia (22), Xumbo Torto (23) e Brigada 14 de Janeiro (24).
No Palco São Mateus vai poder dançar a noite e madrugada com Filhos da Madrugada, Quim Barreiros, DJ Diazz, no dia 20; Grupo Voz Amiga, Anjos e DJ Cyer G, no dia 21; Os Raiz; Bárbara Tinoco e DJ Grouse no dia 22, B3L2, Plutonio e Oskar Dj, no dia 23, e no último dia de animação musical, dia 24; Rumo ao Sul, The Gift e Francisco Cunha.
Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar com três áreas: a Zona Empresarial e de Exposição (Praça da Feira), uma Zona de Gastronomia (Restaurantes e Street Food) e Zona Lúdica e Cultural (Espetáculos e espaços de diversão noturna).
Todos os espetáculos são de entrada gratuita.
A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, sendo a principal a Procissão dos Pendões, presidida, no dia 20, pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, e uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.
Este ano, depois de dois anos de interregno esperam-se milhares de visitantes ao longo dos 10 dias de certame.

Continue Reading

Portugal

Idosa recusa-se a levantar dinheiro da reforma e é agredida pelo neto

Na passada quarta-feira, um homem de 43 anos, foi deito pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) por ter agredido a avó, de 92 anos, em Marvila.

A idosa foi agredida “em várias partes do corpo”, por se ter recusado a levantar o dinheiro da reforma, que recebia no dia 10 de cada mês”.

“O suspeito, partilha residência com a vítima e, sabendo que a idosa recebe a reforma no dia 10 de cada mês, coagiu a mesma a ir ao Multibanco para levantar o dinheiro”, segundo o avançado no comunicado da PSP.

De momento o detido está desempregado e adotou “um estilo de vida intimamente relacionado com o álcool e drogas”. 

Os militares da PSP “procederam a diligências que levaram à detenção do agressor através de Mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito por Autoridade de Polícia Criminal”.

A vítima foi retirada da sua residência e encontra-se num lugar seguro. O agressor foi presente a 1.º interrogatório judicial e está proibido de entrar em contacto com a vítima, sendo também forçado a abandonar a residência que partilhava com a avó.

Continue Reading

Alto Alentejo

Câmara de Portalegre assinala Dia Internacional da Juventude com entradas nas piscinas e museus

A 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude.

Para assinalar esta data a Câmara Municipal de Portalegre proporciona entradas livres nas piscinas municipais e espaços museológicos, para jovens até aos 29 anos de idade.

O tema definido pelas Nações Unidas para 2022 é «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades». Mais uma vez, a comemoração desta data pretende evidenciar o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resultado de recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.

Empenhada em auscultar os jovens, entender as suas necessidades, expectativas e tendências, apelando a uma maior participação cívica e tornando-os parceiros da política municipal, a Câmara Municipal de Portalegre está a reativar o Conselho Municipal de Juventude, que tem reunião marcada já para o dia 1 de setembro.

Continue Reading

Alto Alentejo

Homem desaparece na barragem de Montargil

Um homem, de 48 anos, desapareceu hoje na barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, segundo o avançado à agência Lusa pela proteção Civil e GNR.

O alerta para o desaparecimento do homem , que se encontrava dentro de água, foi dado às autoridades às 14:01, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.

De acordo com a mesma fonte as buscas já mobilizaram mais de 20 operacionais, apoiados por nove veículos e uma embarcação de socorro.

Continue Reading

Alto Alentejo

Mais de 20 operacionais e um meio aéreo combatem fogo em Alagoa

Mais de 20 operacionais e um meio aéreo combatem incêndio em que deflagrou esta tarde numa zona florestal, na freguesia de Alagoa, no concelho de Portalegre, segundo a informação que consta no site da Proteção Civil.

O alerta foi dado às 15h33 por populares.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS