Connect with us

Portugal

Elvas escolhida para divulgar a cultura da Catalunha

A cidade de Elvas foi escolhida para receber, em agosto de 2022, o 34º Festival APLEC Internacional.

A escolha foi anunciada na IV Gala Anual da ADIFOLK 2021, que se realizou no dia 28 de novembro, em Lloret de Mar (Catalunha), e na qual a vereadora da Cultura e Turismo, Paula Calado, em representação do Municipio de Elvas, recebeu de Ivan Besora, presidente da ADIFOLK, a bandeira ADIFOLK.

O 34º Festival APLEC Internacional vai decorrer em Elvas, entre os dias 26, 27 e 28 de agosto de 2022, e é uma mostra da Cultura Popular e Tradicional da Catalunha, que se realiza desde 1988, e que já passou por inúmeras cidades da Europa e dos Estados Unidos, entre as quais se contam Amsterdão, Paris, Washington, Copenhaga, Manchester, Florença, Lisboa ou Zurique, entre muitas outras. Trata-se de uma grande festa catalã que contempla uma variedade de áreas da cultura popular: sardanas de dança tradicional, demónios, gigantes, torres humanas, feras, cabeças-grandes, dançarinos e músicos.

A vereadora referiu ser uma honra acolher este evento, no qual se dá a conhecer a cultura da Catalunha. “A cultura é memória e identidade. Uma sociedade sem memória está condenada ao fracasso e um povo sem cultura simplesmente não existe”.

Paula Calado mostrou-se orgulhosa por “terem escolhido a nossa histórica cidade de Elvas para sede do 34º APLEC Internacional”. Um evento que trará à cidade, por estes dias, milhares de pessoas.

Previamente à gala, a vereadora reuniu com o presidente e vice-presidente da ADIFOLK, na presença do Delegado do Governo Catalão em Portugal, com o objetivo de definirem as linhas orientadoras do trabalho a desenvolver entre o Município de Elvas e a ADIFOLK. Foi também recebida no Ayuntamiento de Lloret de Mar, pelo alcaide de Lloret De Mar, cidade que acolheu a IV Gala Anual da ADIFOLK.

Lusa

Continue Reading

ÚLTIMAS 24 HORAS