Siga-nos nas redes sociais

Sociedade

EDP DOA VIATURAS AOS BOMBEIROS DE VILA VIÇOSA, ALVITO E MOURÃO

EDP

No âmbito do programa “Doar para Proteger”, inserido no Plano de Investimento Social, a EDP Distribuição promoveu nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, uma cerimónia de entrega de três viaturas a Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, em Évora.

No âmbito deste programa, que visa apoiar instituições que desenvolvem iniciativas na proteção da floresta, limpeza de vegetação e reflorestação, foram doadas viaturas que pertenciam à frota da EDP Distribuição, duas Toyota Hilux 4×4 e uma Mitsubishi L200, às seguintes Entidades:

  • Bombeiros Voluntários de Alvito;
  • Bombeiros Voluntários de Mourão;
  • Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa.

Com esta cerimónia, a EDP Distribuição já cedeu 21 viaturas em 2019, de um total de 25 que a Empresa vai entregar de Norte a Sul do país ao longo deste ano.

“Quem anda no terreno como nós é que compreende as dificuldades dos bombeiros e isso leva-nos a pensar neles quando ponderamos este tipo de apoios. A EDP Distribuição desempenha um papel decisivo na proximidade com as populações, os municípios e as corporações de bombeiros e, por isso, achámos que, na renovação da nossa frota, poderíamos destacar um conjunto de viaturas que ainda se encontram em bom estado para, nos próximos anos, ajudar as estruturas de bombeiros e proteção civil”, destacou João Torres, Presidente da EDP Distribuição.

A cerimónia, que teve lugar nas instalações da EDP Distribuição, em Évora, contou com a presença de representantes das corporações de bombeiros e dos municípios de Alvito, Mourão e Vila Viçosa, bem como dos comandantes da Proteção Civil dos distritos de Beja e Évora.

A EDP Distribuição, no âmbito da defesa e proteção do património florestal, realiza a gestão de 68.000 km de linhas aéreas (das quais mais de 28.000 km em espaços florestais), tendo investido um total de 72 milhões de euros nos últimos 11 anos sendo que, deste montante, 11 milhões de euros se referem a 2019.

As ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas de gestão de combustível junto às linhas elétricas envolvem cerca de 500 pessoas, entre colaboradores internos e externos, e a aplicação de melhores práticas de monitorização e de gestão da vegetação (desde inspeções termográficas das linhas com recurso a voos de helicóptero e drones, até ao desenvolvimento de uma funcionalidade na APP que permite a qualquer cidadão reportar situações de proximidade da vegetação).

Portugal

XXV Feira do Livro de Alcácer do Sal começa amanhã na Avenida dos Aviadores

2021 11 27 Atividades de Natal Sabado 40 scaled

A Avenida dos Aviadores, na cidade, vai ser palco da 25.ª edição da Feira do Livro de Alcácer do Sal, que se concretiza entre os dias 1 e 18 de dezembro.

Além da venda de livros a preços simpáticos, que são uma ótima ideia para presentes natalícios, para a autoeducação e/ou entretenimento, haverá as habituais sessões de contos dos mais novos aos mais crescidos, assim como encontros com autores que vêm partilhar as suas obras com o público e conviver com os seus leitores.

A Feira do Livro pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e ao fim de semana e feriados, das 10h às 18h.

PROGRAMA

1 de dezembro (quinta-feira)

16h00 – “25 anos de histórias…” – Animação de leitura pelas técnicas da Biblioteca Municipal

3 de dezembro (sábado)

16h00 – Apresentação do livro “(E)ternamente Eusébio – Biografia Oficial” pelo autor João Malheiro

4 de dezembro (domingo)

16h00 – Apresentação do livro “A lenda do belo soldado” pela autora Margarida Rebelo Pinto

5 a 7 de dezembro (segunda a quarta-feira)

14h30 – “Contos para miúdos e graúdos” – Animação de leitura pelas técnicas da Biblioteca Municipal (para alunos do 1.º ciclo do ensino básico e utentes dos lares e centros de dia do concelho e público em geral)

8 de dezembro (quinta-feira)

16h00 – Apresentação do livro “O Silêncio das Esperas” pelo autor Henrique José Saraiva Lima

10 de dezembro (sábado)

16h00 – Apresentação do livro “O meu cão + 19 poemas (sem idade)” pela autora Conceição Marmeleira

11 de dezembro (domingo)

16h00 – Apresentação do livro “Comporta aberta” pela autora Cidalisa Guerra

12 a 16 de dezembro (segunda a sexta-feira)

14h30 – “Contos para miúdos e graúdos” – Animação de leitura pelas técnicas da Biblioteca Municipal (para alunos do 1.º ciclo do ensino básico e utentes dos lares e centros de dia do concelho e público em geral)

17 de dezembro (sábado)

16h00 – Apresentação do livro “Piu e Gil” pela autora Sofia Correia

18 de dezembro (domingo)

16h00 – Apresentação dos livros “Uma Lição de Paz” e “A Última Solidão” pela autora Carmen Garcia, do blogue “A mãe imperfeita”

Continuar a ler

Portugal

É Natal em Castro Verde

image003 1

Em Castro Verde, as celebrações de Natal arrancam esta quinta-feira, 1 de dezembro, com a iluminação de Natal e a instalação do presépio na Rotunda das Ovelhas. À noite, os temas típicos da quadra vão soar no Cineteatro Municipal num Concerto protagonizado pela Orquestra Clássica de Almodôvar, que acontece a partir das 21h30.

Entre os dias 16 e 20 de dezembro, a magia do Natal pode ser descoberta através do artesanato e produtos locais de Castro Verde, no Mercado de Natal que vai decorrer na Rua Morais Sarmento. Com início às 15h00, do dia 16, o Mercado de Natal funcionará todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00.

Por estes dias haverá também animação musical pelas ruas e comércio local de Castro Verde e um programa de animação infantil, onde se inclui a Casa do Pai Natal, Tarde de Cinema Infantil, Carrossel, Pipocas e Algodão Doce e a peça de teatro “Desencontro” (teatro clownesco).

Para o dia 17 de dezembro, está agendado o já habitual Passeio de Pais Natal em Bicicleta, que acontece a partir das 15h00, com saída da Praça da República (inscrições em inqueritos.cm-castroverde.pt), e à noite, pelas 21h30, os UHF sobem ao palco do Cineteatro para um concerto acústico que contará com a participação do Coro do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde.

O Natal é também o mote para a campanha “Este Natal, Ofereça Castro Verde”, a decorrer até ao dia 6 de janeiro de 2023, e para o Concurso de Montras de Natal, aberto a todos os estabelecimentos comerciais de Castro Verde com montras para a via pública.

O programa “É Natal em Castro Verde” procura valorizar os diferentes espaços urbanos e o comércio local, envolvendo todos os que por cá residem ou que, por estes dias, visitam o Município no decurso das festividades natalícias.

Continuar a ler

Portugal

Municípios: luzes e feiras de Natal passaram a ser “espectáculos artísticos” para evitarem concursos públicos

Tomar

Há câmaras municipais que classificam as feiras ou luzes de Natal como espetáculos artísticos de forma a poderem evitar um concurso público, adjudicando por ajuste direto serviços que ultrapassam o limite de 20 mil euros.

A notícia avançada pelo jornal ‘Público’ tendo em conta vários exemplos, explica que as regras da contratação pública permitem superar os limites previstos para os ajustes diretos quando se tratam de “espetáculos artísticos”.

O Município de Tomar adjudicou à empresa Sigmaconstellation um “espetáculo artístico” que custou 175 mil euros mais IVA “a que se somarão 150 mil euros mais IVA no ano passado, quando o evento teve de ser cancelado por causa da pandemia”.

O jornal ‘Público’ explicou ainda que o município pediu à empresa as “peças a utilizar fossem criadas exclusivamente para Tomar por artistas, não podendo ser utilizadas noutros eventos sendo, portanto, peças de autor/artista”.

Em causa estão “a Casa do Pai Natal, a Árvore Atelier dos Corações, o Trenó de Natal, o Conjunto Marco do Correio Cogumelo, o Pórtico Redondo, três Bengalas Doces com 3,5 metros, 2,5 metros e 1,5 metros e finalmente três Árvores de Natal com neve com 2 metros de altura”, de acordo com a descrição do próprio município.

Continuar a ler

Sociedade

Construção Oficial do Estádio 974: Time-Lapse 4K, Copa do Mundo FIFA 2022

catar

 Localizado em Doha, capital do Catar, cidade da região leste do país com mais de 1,7 milhão de habitantes. O estádio foi inaugurado em 30 de novembro de 2021 e tem capacidade para receber 40 mil espectadores .

Criado a partir de 974 contêineres reciclados, o Estádio 974 é o primeiro estádio temporário da Copa do Mundo da FIFA.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS