

Educação
Docentes pedem intervenção da Autoridade do Trabalho ao teletrabalho
A Federação Nacional dos Professores pediu a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) para fiscalizar a situação dos professores e educadores que estão a suportar todas as despesas relativas ao teletrabalho.
A decisão da federação surge depois de realizado um inquérito, ao qual responderam mais de quatro mil docentes e que revelaram que a generalidade dos docentes em teletrabalho estava a pagar do seu bolso os custos relativos a despesas do seu trabalho.
A Fenprof anunciou hoje que se dirigiu “à Inspetora-Geral da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) requerendo a sua intervenção na fiscalização desta situação”.
No ofício dirigido à ACT, a federação lembra que o Código de Trabalho estabelece normas do regime de teletrabalho, tais como “a obrigação de a entidade empregadora disponibilizar, instalar e manter os equipamentos necessários ao exercício do trabalho por meios telemáticos (teletrabalho) e assumir as despesas inerentes ao mesmo”, sublinha a Fenprof.
Desde o dia 08 de fevereiro, os alunos voltaram a ter aulas à distância devido ao agravamento da pandemia e a generalidade dos docentes passou a ensinar a partir de casa.
Segundo o inquérito da Fenprof, 95% das pessoas que responderam revelaram que as entidades empregadoras não estavam a respeitar o Código de Trabalho: “Os computadores são dos docentes, tal como os telemóveis (instrumento fundamental para a atividade assíncrona) e as despesas com Internet de banda larga (necessária para suportar as plataformas em que se desenvolve a atividade síncrona), bem como com operadoras de telecomunicações são, igualmente, asseguradas pelos professores e educadores”, alertou.
Os sindicatos dos profissionais de educação têm vindo a solicitar que os custos dos docentes passem a ser suportados pela tutela, mas até ao momento a situação mantem-se inalterada.
Lusa
- Portugal15 horas ago
Falso post no Facebook provoca onda de protestos
- Desporto2 dias ago
Benfica favorito para chegar à 38.ª final da Taça de Portugal, Estoril tenta segunda
- Alentejo2 dias ago
PSP de Portalegre suspende venda de roupa e autua vendedora e compradores
- Portugal17 horas ago
Câmara de Elvas entrega cabazes alimentares a 900 famílias
- Sociedade2 dias ago
Graça Freitas admite cenário de nova escalada da pandemia em Portugal
- Sociedade2 dias ago
Seis distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva
- Economia2 dias ago
Chuvas de inverno deixam Algarve com água para dois anos
- Alentejo2 dias ago
Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia adjudica este mês obras de ampliação
- Sociedade2 dias ago
Presidente da República evoca a memória das 59 vítimas mortais
- Sociedade1 dia ago
Portugueses no estrangeiro já podem receber o cartão de cidadão em casa
- Educação2 dias ago
Ensino à distância 2.0 está melhor, mas longe de substituir presencial
- Cultura2 dias ago
Filme “A metamorfose dos pássaros” de Catarina Vasconcelos premiado no Brasil