Connect with us

Desporto

Cristiano Ronaldo é o primeiro a jogar em cinco Europeus

O português Cristiano Ronaldo tornou-se hoje o primeiro futebolista da história a atuar em cinco fases finais do Europeu, ao começar como titular a estreia lusa no Euro2020, face à Hungria, em Budapeste.

Dos 17 jogadores com quatro presenças após o Euro2016, o ‘capitão’ da seleção das ‘quinas’, de 36 anos, era um dos quatro em atividade, mas o único que tinha sido escolhido para representar a sua seleção na 16.ª edição.

Ao ser escolhido para o primeiro ‘onze’ português, Ronaldo fez história em Budapeste ao apito inicial, ele que é também o futebolista com mais jogos em fases finais, cumprindo hoje o 22.º, e o ‘rei’ dos marcadores, com nove golos, para já ainda a par do francês Michel Platini.

O jogador da Juventus esteve em todos os Europeus desde 2004, tal como Zlatan Ibrahimovic, que decidiu regressar à seleção sueca este ano, mas falhou o Euro2020 devido a lesão.

Ibrahimovic, avançado do AC Milan de 39 anos, não vai, assim, poder chegar às cinco fases finais, marco que também não será alcançado pelo guarda-redes italiano Gianluigi Buffon, de 43 anos, e o avançado alemão Lukas Podolski, de 36, que há muito deixaram as respetivas seleções.

Ainda ‘miúdo’, com 19 anos, Cristiano Ronaldo foi chamado para o Euro2004 pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, que o utilizou como suplente utilizado nos dois primeiros encontros e o promoveu à titularidade, que não mais perdeu, ao terceiro jogo.

O técnico ‘canarinho’ voltou a chamá-lo para o Europeu de 2008, ao qual chegou depois de se sagrar campeão europeu de clubes pelo Manchester United e numa altura em que já era mais do que indiscutível no ‘onze’ luso.

Desta forma, e já jogador do Real Madrid, foi, obviamente, chamado para o Euro2012, por Paulo Bento, e para o Euro2016, por Fernando Santos, que voltou a chamar o agora jogador da ‘Juve’ para o Euro2020, adiado para 2021 devido á pandemia da covid-19.

A cumprir a quinta participação em fases finais do Europeu, Cristiano Ronaldo só falhou, desde 2004, um dos 23 encontros – incluindo o de hoje – de Portugal, o desaire com a Suíça (0-2), na terceira jornada da fase de grupos da edição de 2008.

No jogo de hoje, Pepe vai jogar, por seu lado, numa quarta fase final consecutiva, pois não falha nenhuma desde 2008, algo que o suplente João Moutinho também pode vir a conseguir, se, entretanto, foi lançado por Fernando Santos.

Lusa

Continue Reading

Desporto

Fernando Chalana morre aos 63 anos

© SL Benfica

Fernando Chalana, “o Pequeno Genial”, morreu esta madrugada, aos 63 anos, segundo avançado pelo Sport Lisboa e Benfica.

“Um dos grandes e eternos nomes da Mística do Sport Lisboa e Benfica, ingressou no Clube aos 15 anos e representou-o, primeiro como jogador, durante 13 épocas (1974-1984 e 1987-1990), e depois, durante largos anos, como elemento técnico ligado ao futebol”, avança o clube em comunicado.

Nasce no Barreiro, a 10 de fevereiro de 1959. Fernando Chalana vestiu pela primeira vez o equipamento dos encarnados no dia 7 de março de 1976, aos 17 anos. Abrindo assim caminho para os jogadores mais jovens, uma vez que, até a essa data, “nunca ninguém tão jovem havia atuado na 1.ª Divisão portuguesa”.

A bandeira do Sport Lisboa e Benfica está a meia-haste no Estádio da Luz e no Benfica Campus, neste momento de luto.

Continue Reading

Desporto

Rafael Reis vence o prólogo e é o primeiro líder da volta a Portugal

O português Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) lidera a 83ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, vencendo o prólogo de 5,4 quilómetros em Lisboa. Rafael Reis foi o mais rápido no exercício curto, com um tempo de 6.11 minutos, dando continuidade aos triunfos no prólogo de 2016, 2018 e 2021 da Volta a Portugal.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Triatlo Longo de Moura, da Estação Náutica a Moura

A Câmara Municipal de Moura, em parceria com a Federação Portuguesa de Triatlo, vai
realizar uma etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo, no próximo
domingo, dia 7 de agosto.
A prova inicia-se às 07:00 e os atletas irão realizar um percurso de natação na Barragem
de Alqueva, um de ciclismo na Estrada Nacional 255 (entre Moura e Alqueva) e um de
atletismo dentro do centro histórico de Moura.
As transições entre os percursos serão realizadas nos seguintes locais – natação/ciclismo:
Estação Náutica Moura/Alqueva; ciclismo/atletismo: Rua da República, Moura; Meta: Rua
da República.
Esta é mais uma prova que se insere no calendário da Estação Náutica de Moura-Alqueva,
que engloba diversos eventos desportivos como canoagem, vela, remo, pesca desportiva
e, agora, também o triatlo

Continue Reading

Desporto

Portalegrense Bruno Paixão vence a corrida atlântica Comporta – Tróia

A Corrida Atlântica com a distância de 15km, que liga a Praia da Comporta à Praia Bico das Lulas em Tróia, teve 342 atletas participantes.

Bruno Paixão voltou a conquistar o 1º lugar, com o tempo de 00h48m35s.

Recorde-se que na edição passada o Bruno Paixão alcançou o pódio com 00h47m47s, sendo este o tempo recorde da prova.

Manuel Muando do Clube Amiciclo de Grândola ficou em 2º lugar com 00h53m28s e Paulo Martins do G.D.R. São Francisco da Serra alcançou o 3º lugar do pódio com 00h54m29s.

No setor feminino foi a atleta Kcénia Bougrova que venceu, pelo segundo ano consecutivo, a Corrida Atlântica Comporta -Tróia, passou a meta aos 00h58m10s.

Inês Marques, a correr pela Escola Atlético Coimbra / J. Paiva, ficou em 2º lugar (00h58m46) do pódio feminino. A fechar este trio, Ana Margarida Lourenço chegou à meta com o tempo de 01h02m51s.

No conjunto das duas competições recebemos 28 atletas de 13 países: China, França, Canadá, E.U.A., Suíça, Vietnam, Holanda, Espanha, Angola, Grécia, Luxemburgo e Brasil.

O evento desportivo Ultra Maratona Atlântica Melides Tróia realiza-se anualmente e é uma organização do Município de Grândola. Este ano teve como patrocínios o Pestana Tróia Eco-Resort Residences, a Costa Terra, o Sublime Comporta e contou com o apoio do Crédito Agrícola Costa Azul, a Turismo do Alentejo – Entidade Regional de Turismo, a Atlantic Ferries, o Monte da Carochinha, o Brejinho da Costa, a Delta Cafés e como oficial media parceiro, a Pro Runners Magazine.

As praias do concelho encheram-se com milhares de apoiantes, amigos e família que prestaram apoio e incentivo aos quase 500 atletas participantes.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS